[Resenha] A Casa das 100 Janelas

21 de junho de 2021

 

Título: A Casa das 100 Janelas
Autor: Jefferson Sarmento
Editora: Publicação independente
Páginas: 528
Ano: 2019
*Cortesia da LC Agência de Comunicação
Sinopse: Havia uma casa...
... no alto da montanha mais alta da cidade.
Nós a chamávamos de...
A Casa das 100 Janelas...
... embora o número correto fosse um desses mistérios assustadores que entremeiam os sonhos mais desesperadores de uma criança.
Quando era garoto, Chico tinha os melhores amigos do mundo e se apaixonou pela menina do outro lado da rua. Eram quatro crianças felizes e mergulhadas em sua inocência, percorrendo as trilhas da serra, discutindo com a seriedade dos adultos os novos gibis e livros que compartilhavam, as séries de TV, filmes... e resgatavam o soldadinho de plástico, o Cabo Donald, que Pedro Rezende escondia para que caçassem como se seguissem as pistas de uma caça ao tesouro.
E então sua infância vibrante e feliz foi retalhada a fio de navalha porque seu pai foi acusado de assassinar Adélia Fortes. Um crime hediondo que chocou a cidade.
Trinta anos depois, Chico Rezende quis voltar a Bel Parque e prestar contas com seu passado. Enquanto revive os melhores anos de sua vida, dos mágicos e trágicos anos 1980, percebe também que tudo mudou – e que o passado nunca o esperou. Mas parece querê-lo de volta assim mesmo – espreitando da escuridão.
É a Casa. Alguma coisa aconteceu lá. Alguma coisa sempre aconteceu, mas nunca se revelou, escondida nos cantos velhos e escuros, fermentando na dor e no medo que impregnaram as paredes e o chão daquele lugar. Ela se alimenta disso.
Seu grande amigo Mário também desapareceu, como seu pai, mas deixou pistas espalhadas em lembranças empoeiradas, cruzando as histórias de outras pessoas que parecem atraídas para a cidade como anjos hipnotizados pelo abismo. E todas as linhas sugerem convergir para o Solar dos Fortes, a Casa das Cem Janelas.

Resenha
“No fim das contas, não importa se você acredita ou não nestas coisas. Elas vão alcançar você. E vão fazer com que você perceba que ignorá-las é inútil”.
Em Bel Parque existe uma casa extremamente misteriosa e sombria, há histórias sobre ela e ninguém sabe até que ponto sejam reais ou apenas lendas. A Casa das 100 Janelas é um lugar onde coisas estranhas acontecem, um lugar em que crianças são advertidas a se manterem afastadas... o que só faz a curiosidade aumentar. Quando Chico era pequeno, vivia inúmeras aventuras ao lado de seus melhores amigos e todos acreditavam que seriam os melhores amigos para sempre. Mas algo aconteceu na casa e os separou por muitos anos.

O pai de Chico trabalhava para os Fortes (donos da casa) e nunca gostou muito de ir lá,ia por obrigação e fazia questão de instruir o filho a ficar o mais longe possível. A história é triste, macabra. Quando a Casa foi construída, Ana Fortes queria uma casa que se destacasse e pediu ao marido que fossem feitas 365 janelas, uma para cada dia do ano. O barão, pro sua vez, enganou a esposa e construiu apenas 100 janelas verdadeiras, as demais eram só ilusão, pareciam serem reais por fora, mas por dentro eram paredes. Olhando de fora, ninguém sabia diferenciar as janelas verdadeiras das janelas falsas.
O Solar dos Fortes era um criadouro de escravos, eles reproduziam escravos em grandes quantidades, escolhiam quais homens e quais mulheres deveriam procriar. Havia na casa quartos para castigo, quem não cumprisse as regras ficava acorrentado e sendo torturado por quanto tempo os Fortes achassem necessário. Dizia-se que Ana era mais cruel que o marido, inclusive, descartava os bebês que nasciam defeituosos segundo suas avaliações. Mandava açoitar escravos por prazer e muito mais. Atrás da casa existe um cemitério em que os corpos dos escravos eram simplesmente jogados.

Foram muitos anos de dor e sofrimento na Casa, e isso reflete até os dias atuais. Um dia, muito tempo atrás, o pai de Chico foi chamado para consertar alguma coisa na Casa e nunca mais voltou de lá. Aconteceu um assassinato e ele foi acusado como tendo sido o responsável, a família de Chico foi dilacerada, o pai acusado de ser assassino e ainda desapareceu após o crime, Chico e a mãe tiveram que sair da cidade. Ele não quis saber de mais nada que o ligasse à cidade, deixou para trás até os seus melhores amigos e os excluiu de sua vida.
Mas agora Chico sente que precisa retornar, algo o chama e ele não sabe exatamente o que é. Só sabe que precisa voltar para Bel Parque. Quando mais novo, ele era apaixonado por Dani, a única menina do grupo, e ele sabia que seus amigos (Mario e Teo) também se apaixonaram por ela, mas nenhum dos meninos tinha coragem de contar seus sentimentos. Ao voltar para a cidade, Chico descobre que Danie se casou com Teo (a quem chamavam de Mamute), porém, antes disso, ela estava noiva de Mario e poucos dias antes do casamento ele simplesmente desapareceu. Isso já faz dez anos e ninguém nunca mais teve notícias dele.

Chico começou a ter pesadelos com a Casa e com pessoas que nunca conheceu, parecem tão reais que é como se fossem pistas. E o filho de Dani também, o garoto insiste que seus sonhos são uma trilha deixada pelo seu pai e que Chico deve segui-la. A escuridão da Casa está começando a vazar e cada vez mais pessoas estão sendo chamadas, elas não podem entrar ou serão consumidas. Mas Chico tem uma missão, seu passado se entrelaça com o da Casa e ele pode fazer algo para impedir toda a crueldade, ele não sabe nada disso ainda, mas aos poucos vai desvendando os segredos. Resta saber, se quando chegar o momento do confronto, Chico conseguirá cumprir o seu papel nessa história. E o que vai acontecer quando a Casa já tiver fechado todas as suas janelas? Quando não tiver nenhum membro da família Fortes para controlá-la? Chico precisa agir rápido!
Minha impressão
Que leitura incrível, minha gente! A Casa das 100 Janelas é uma obra nacional que nos conquista desde as primeiras páginas e cada vez mais nos instiga a desvendar seus mistérios. Foi um livro que chegou para mim em um momento bem difícil e que me ajudou a passar por ele. É um livro quase impossível de largar, que dá vontade de terminar logo para entender tudo ao mesmo tempo queremos ler bem devagar para não terminar.

Os mistérios envolvendo a Casa são sinistros e gostei muito da maneira como o autor conduziu a trama, deixando o leitor ávido por saber mais. Acompanhamos Chico Rezende que está retornando à sua cidade natal. Trinta anos atrás, ele e sua mãe precisaram ir embora quando o pai dele foi acusado de assassinato e depois desapareceu. Agora Chico voltou e está descobrindo que tudo mudou, menos a Casa, que continuou sombria e misteriosa, e ele está começando a perceber o quão perigosa ela pode ser.

Dizem que quando a casa foi construída era para ter 365 janelas, mas o barão enganou a esposa e construiu 100, as demais eram falsas. Ma, ao que parece, a casa teria mesmo uma janela para cada dia do ano e de tempos em tempos elas são fechadas, tornando-se falsas. Quantas janelas reais ela teria agora? Ninguém sabe. Há relatos de pessoas desaparecidas na casa, histórias assustadoras, e as coisas só vão piorando. Pessoas estão sendo chamadas em uma espécie de transe, outras, têm pesadelos e a ligação entre elas é a Casa que está começando a vazar a sua escuridão. E buscando se alimentar. Chico segue as pistas deixadas por seu amigo desaparecido, é uma trilha que pode levá-lo à verdade e que pode ajudar a desvendar o que está acontecendo. Chico tem uma missão, mesmo que não saiba disso ainda.

Eu me surpreendi muito com o final do livro, quando tudo parecia já estar nos eixos, o autor solta uma bomba no final e me pegou desprevenida! Eu adorei isso! É um livro de terror que eu recomendo muito tanto para quem já está acostumado com o gênero quanto para quem ainda quer começar e não sabe por onde, esse aqui é uma ótima indicação. Também disponível no Kindle Unlimited.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário