[Resenha] A Lista de Convidados

4 de junho de 2021

 

Título: A Lista de Convidados
Autor: Lucy Foley
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Autora do best-seller A última festa volta com suspense impossível de largar sobre uma festa de casamento da qual nem todos os convidados sairão vivos.
Em uma ilha afastada na costa da Irlanda, convidados se reúnem para celebrar uma união de dar inveja. O noivo, bonito e charmoso, é uma estrela de TV em ascensão. A noiva, elegante e ambiciosa, é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização remota e exclusiva, decoração luxuosa, uísque da melhor qualidade. Tudo rigorosamente planejado.
Mas a perfeição só existe mesmo nos planos. E o perigo mora nos detalhes. À medida que as garrafas de champanhe estouram e a festa avança, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade. E então uma tempestade desaba com fúria sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados.
Depois de uma abrupta queda de luz no meio da festa, a garçonete anuncia aos convidados que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento.

Resenha
Jules e Will são um casal aparentemente perfeito e vão dar a maior festa de casamento de todos os tempos, convidados restritos, uma ilha isolada. Tudo foi rigorosamente planejado para que nada fugisse ao controle. Mas imprevistos acontecem e essa festa se transformou em um verdadeiro pesadelo. Um assassinato aconteceu, todos estão isolados na ilha com o corpo e, bem, com o assassino.

Os ânimos já estavam muito aflorados entre os convidados e quando uma forte tempestade assola a ilha, tudo piora. Logo após o bolo de casamento ser cortado aconteceu um apagão que durou cerca de quinze minutos. Não seria muito, porém, nesse meio tempo, um dos personagens saiu de onde os convidados estavam, assassinou alguém e voltou para se misturar com todos como se nada tivesse acontecido. O ambiente da ilha deixa tudo ainda mais sinistro.
Jules (a noiva) é a dona da própria revista online, ela é ambiciosa e não mede esforços para conseguir aquilo que quer, mas sua pose de durona é uma fachada para esconder as suas fraquezas, principalmente em relação à família. Will (o noivo) tem um passado extremamente misterioso, ele estudou em um colégio interno e manteve contato com os amigos da época, eles continuam com alguns hábitos pesados daquela época, rituais que assustam os convidados e deixam a noiva muito chateada.

Charlie é o melhor amigo de Jules e é perceptível que ele sente algo por ela, o que deixa a mulher dele se sentindo mal e deslocada por não conhecer ninguém na festa além do marido e ele a larga sozinha várias vezes para atender aos caprichos de Jules. Hannah (mulher de Charlie) acaba fazendo uma estranha amizade com Olivia (irmã de Jules e também madrinha dela), as duas se sentem sozinhas e deslocadas, não querem ficar assistindo às barbáries que os amigos do Will estão fazendo e não conseguem se encaixar em nenhum outro lugar, então as duas se fazem companhia e acabam revelando alguns segredos.
Olivia passou por situações que a machucaram muito e está fragilizada, segundo a irmã (Jules, a noiva), Olivia sempre foi protegida pela família. As duas irmãs se amam, claro, mas existe uma espécie de desentendimento que está deixando a relação entre elas bem complicada nos momentos anteriores ao casamento. Olivia esconde um grande segredo e não suporta mais guardá-lo dentro de si, ele a está sufocando cada vez mais. Ela precisa fazer alguma coisa.

Johnno é padrinho de Will, eles eram os melhores amigos na época da escola e compartilham segredo, estão ligados eternamente. Johnno não parece aceitar bem o que aconteceu no passado, a sua vida desandou desde então, mas para Will foi diferente, ele superou e não poderia estar mais feliz. Só que Johnno descobriu uma coisa sobre Will que o deixou ressentido. Em meio a toda essa confusão está Aoife, a cerimonialista, ela não pode deixar que nenhum dos conflitos que identificou sigam em frente, não pode permitir que esse casamento seja estragado, é a sua chance de se destacar já que Will é um importante apresentador e Jules é dona de uma revista. O problema é que acontece um assassinato no meio da festa e o assassino só pode ser um dos presentes porque a ilha é completamente isolada.
Minha impressão
Amantes de um bom suspense, vocês precisam ler esse livro! E quem ainda não leu nada do gênero também. Lucy Foley mais uma vez me enganou direitinho, caí em suas armadilhas, me deixei levar pelas pistas falsas plantadas ao longo do livro e quebrei a cara com minhas suspeitas. Uma das coisas que me deixam fascinada nos livros dela é a capacidade que a autora possui em contar uma história sobre um assassinato sem que o leitor tenha ideia de quem morreu e menos ainda de quem seria o assassino.

Aqui temos uma festa de casamento que é realizada em uma ilha isolada, personagens que demonstram uma coisa e que são outra, intrigas, dramas familiares, assuntos do passado que estão mal resolvidos, inveja, uma forte tempestade para evitar qualquer contato das pessoas na ilha com o mundo exterior e, claro, um assassinato. Mas quem morreu? Esse é o primeiro mistério que tentamos desvendar, porém, quem matou é o maior de todos os mistérios. A autora conseguiu me enganar com quem morreu, eu tinha várias suspeitas, mas o assassino foi uma surpresa ainda maior. Eu fiquei chocada quando tudo foi revelado.

Além desse foco em assassino e assassinado, temos ainda alguns pontos de desentendimentos que vão nos levando para caminhos de dúvidas, todos são suspeitos e todos podem ser o personagem assassinado. Motivos para essa tragédia não faltam. Os capítulos são narrados em primeira pessoa por vários personagens em diferentes pontos da linha do tempo, mas quando temos o presente (na festa, quando vamos descobrindo pouco a pouco o que aconteceu) a narração é feita em terceira pessoa.

Apesar de seguir o mesmo estilo de A Última Festa, esse livro não é uma sequência nem um spin-off, é um livro completamente diferente. São dois livros que conseguem nos enganar e quem leu um pode ler o outro sem medo de achar óbvio demais, ambos são surpreendentes mesmo tendo muitos pontos semelhantes. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário