[Resenha] O Menino do Bosque

28 de junho de 2021

 

Título: O Menino do Bosque
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Há trinta anos, um menino foi encontrado vivendo na mata como uma criança selvagem. Ao ser interrogado, ele não sabia nada sobre seu passado. Agora, já adulto, Wilde ainda não tem nenhuma lembrança confiável sobre suas origens.
Quando Naomi, uma garota que mora nos arredores da floresta, desaparece, ninguém parece levar a sério o seu sumiço, nem mesmo seu pai. Até que Hester Crimstein, uma famosa advogada criminalista com quem Wilde tem uma trágica conexão, fica sabendo que a jovem era vítima de bullying na escola.
Ela então pede a Wilde que use suas habilidades e seu instinto especial para ajudá-la a descobrir o paradeiro da menina.
Wilde é incapaz de ignorar uma adolescente em apuros. Só que, para encontrar Naomi, ele deve ingressar em um mundo no qual nunca se encaixou, um lugar onde os poderosos são acobertados mesmo quando guardam segredos que podem destruir a vida de milhões de pessoas.
E são esses segredos que Wilde precisa descobrir antes que seja tarde demais.

Resenha
Wilde era só uma criança quando foi encontrado na floresta vivendo sozinho, não se lembrava de nada de antes disso, não sabia quem era, não sabia como tinha ido parar lá. As autoridades tentaram descobrir algo sobre o passado do menino, tentar encontrar sua família, mas não conseguiram. As terapias também não conseguiram resgatar as lembranças anteriores ao período em que esteve na floresta. Ele cresceu e continua sem saber de onde veio. Já se passaram trinta anos.

A única coisa que Wilde se lembra daqueles dias é de um menino que lhe dava comida escondido e que eles conversavam, o menino era David, filho da implacável advogada Hester Crimsten. Quando Wilde foi resgatado da floresta, a advogada sempre manteve contato e seu filho se tornou o melhor amigo dele. Os dois eram inseparáveis... até que um acidente de carro levou a vida de David. Hester tem um grande carinho por Wilde e ele, por sua vez, também sente o mesmo por ela.
Matthew é neto de Hester e tem presenciado, na escola, uma situação que não consegue impedir, da vez que tentou ele acabou piorando as coisas. Tem uma garota, Naomi, que sofre bullying constantemente. Ela é um avo fácil e não revida, os professores também não fazem nada, ninguém ajuda a garota. Matthew sabe que deveria tentar parar isso, mas não quer ir contra os valentões, e ele está tentando se encaixar no grupo, quer ser aceito. Só que algo bem ruim aconteceu, ele pode ter uma parcela de culpa nisso por ter se omitido quando poderia ter se posicionado para ajudar Naomi.

A jovem desapareceu e ninguém parece se importar. Os professores não questionam sua falta na escola, o pai dela não está nem aí para o desaparecimento da filha, a mãe dela, bem, a mãe saiu de casa faz anos e abriu mão dos direitos legais sobre a filha, abandonando-a para sempre. A vida de Naomi não é fácil, na escola é um terror e quando chega em casa é tão ruim quanto. Ela é filha adotiva, a mãe nunca mais a procurou e o pai é negligente com a criação dela. Então Matthew faz a única coisa que acredita poder ajudar, pede socorro para a sua avó.
Hester logo estranha quando o neto aparece em seu programa, ele nunca fez isso, muito menos pediu ajuda em algo tão sério. A advogada sente que tem algo errado, sabe que o neto está escondendo alguma coisa, ele não contou tudo o que sabe sobre o desaparecimento da jovem, mas ao tentar se aproximar, ele se fecha. Hester pede ajuda a Wilde, que já havia trabalhado como investigador particular na empresa de segurança da irmã adotiva dele. Wilde, claro, concorda em ajudar e começa com as buscas.

Quanto mais investiga, mais Wilde percebe que essa história está muito mal contada. Furos começam a surgir e ele e Hester estão se aproximando da verdade. E é justamente quando acontece um segundo desaparecimento. Um dos amigos de Matthew desaparece algumas semanas depois, ele é o maior responsável pelo bullying contra Naomi. As coisas ficam verdadeiramente estranhas, um pedido de resgate nada comum é oferecido pelo garoto, mas ainda não se tem nenhuma notícia sobre Naomi. Os pais do menino escondem algo muito sério de anos atrás, será que estariam dispostos a revelar o segredo para salvar o filho? Será que é um sequestro falso só para conseguir a gravação que eles têm? Será que os dois adolescentes fugiram juntos? São muitas perguntas que Wilde e Hester precisam responder para descobrir o que aconteceu com os dois adolescentes desaparecidos.
Minha impressão
Olha eu aqui de novo para falar do Harlan Coben! Vocês sabem o quanto eu gosto dos livros dele, e ele não é meu autor preferido à toa. Nunca me decepcionei com um livro que ele escreveu e com O Menino do Bosque não foi diferente. Temos mais um grande livro do autor, mais um que recomendo de olhos fechados. Eu passei a leitura inteira querendo descobrir o que tinha acontecido com a Naomi e quando a primeira parte do mistério foi solucionada eu fiquei bem chocada com a simplicidade da questão e pensei que me frustraria com um livro dele pela primeira vez. Mas é claro que o “mestre das noites em claro” não ia nos entregar algo tão simples assim.

Naomi só quer ser aceita, quer que o bullying pare e para isso está disposta a fazer qualquer coisa. Seu desaparecimento tem ligação com isso, só que tem muito mais por trás. Tem toda uma história que ninguém sabe, vem sobre a sua adoção, sobre seu relacionamento com os pais adotivos também. E as coisas ficam ainda mais complicadas quando um segundo adolescente desaparece pouco tempo depois.

Uma coisa que eu gostei muito nesse livro foi poder conhecer mais sobre a Hester Cristem, ela é uma das personagens mais marcantes do Harlan Coben e nesse aqui temos detalhes da vida dela, do casamento, da família. O neto da advogada estuda com Naomi e o outro menino desaparecido, é o neto que vai até ela pedindo ajuda para encontrar Naomi.

Gostei de conhecer o Wilde, o menino que – trinta anos atrás – foi encontrado vivendo na floresta quando era criança e sem saber quem era ou sem ter lembranças da família. Não sei, mas fiquei com a impressão de que virão mais livros com esse personagem, acho que o autor deixou algumas coisas sobre o passado de Wilde para nos revelar em outros livros e eu adoraria que isso acontecesse.

Por fim, Harlan Coben traz aquele típico questionamento aos leitores: O que eu faria se estivesse no lugar dos personagens? Agiria contra a ética para desmascarar um criminoso ou faria as coisas dentro da lei mesmo sabendo que o sistema é falho?

É um ótimo livro! Quem ainda não leu nenhum livro policial pode começar por esse e quem já gosta, precisa ler! 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário