[Resenha] Sombra e Ossos

2 de junho de 2021

 

Título: Sombra e Ossos (Livro #1)
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 288
Ano: Edição de 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

Resenha
Alina Starkov trabalha como cartógrafa no exército e leva uma vida bem comum, sua infância foi bastante conturbada e ela procura esconder o passado a todo custo. Alina perdeu os pais e teve que morar em um abrigo, mas seu melhor amigo Maly sempre esteve ao seu lado, tornando os momentos difíceis mais fáceis de serem suportados. Maly também era um órfão e ambos cresceram passando por situações duras no orfanato tendo um ao outro como amparo. 

Alina é apaixonada por Maly há muitos anos e esconde seus sentimentos por ele, pensa que Maly jamais pensaria em olhar para ela com outros olhos com tantas mulheres lindas que ele pode escolher, ele é um importante rastreador no exército, o melhor de todos. Tanto Maly quanto Alina acham fascinante o universo Grisha, ser uma pessoa com poderes especiais e que trabalha ativamente para manter Ravka em segurança.  Os Grishas se dividem em alguns grupos e cada um deles é responsável por uma determinada área, cada grupo usa somente um tipo de cor de kefta (uma espécie de uniforme) e somente o Darkling pode usar o preto. Ele é o Grisha mais poderoso.
Há muitos anos, um Grisha inclinado para o mal criou a Dobra das Sombras (ou, como alguns chamam, Não Mar) e jurou que foi um erro. A Dobra é uma faixa que divida Ravka e é habitada por monstros terríveis, atravessar a Dobra é extremamente difícil, porém não é impossível,é necessário muito preparo do exército com apoio dos Grishas. Somente o poder da luz poderia ser capaz de eliminar a Dobra, no entanto, ainda não há um conjurador do sol para quem a luz possa eliminar a Dobra e reunificar Ravka... 

Houve uma missão para atravessar a Dobra e o navio foi atacado pelos monstros, algumas baixas aconteceram e Maly foi gravemente ferido, Alina, sem poder fazer outra coisa a não ser usar o próprio corpo, lançou-se sobre ele na tentativa de protegê-lo. Com seu ato, ela descobriu um poder que, até então, não havia sido despertado. Alina salvou a todos no navio sem ter a menor ideia do que estava fazendo. Ela apenas agiu por impulso e segundo o seu coração, tentou proteger o amor de sua vida e despertou o poder da luz. Ela era a resposta que todos precisavam. Uma conjuradora do sol. 
Alina não entende como isso é possível, todas as crianças são testadas quando pequenas para saber se são grishas, se forem, são levadas para treinamento e nunca mais retornam para as suas famílias nem têm contato com elas. Alina e Maly foram testados no orfanato quando tinham oito anos, mas nenhum dos dois demonstrou ter qualquer habilidade especial e foram descartados. Agora Alina será caçada e vão tentar matá-la, se ela poderá se tornar tão ou mais poderosa que o Darkling e muitas pessoas ruins vão querer pará-la antes que ela possa ter a chance de destruir a Dobra. 

O próprio Darkling se encarrega de fazer a proteção dela, coloca seus melhores homens fazendo a escolta e a leva para o abrigo dos Grishas. Alina começa a receber um intenso treinamento para aprender a conjurar a luz do sol e também a controlar o seu poder. Ela está sob pressão, todos estão depositando muita confiança nela, além de receber muitos olhares de inveja e ameaças de morte constantemente. E o mais difícil de tudo é estar longe de Maly, Alina nem mesmo sabe se ele conseguiu sobreviver ao ataque. 
Minha impressão 
Sombra e Ossos é o primeiro livro da trilogia Grishaverso, e nos traz uma história envolvente, com personagens marcantes e nos apresenta ao universo criado pela autora de maneira a deixar o leitor ansioso pelos próximos volumes. Eu fiquei encantada com a leitura e me pergunto por que não li antes, gostei bastante e estou curiosa para descobrir o que vai acontecer nos próximos livros. 

Alina e Maly cresceram juntos em um orfanato e ainda são muito amigos, ela é apaixonada por ele e tenta esconder seus sentimentos. Maly é o melhor rastreador do exército e ela é uma cartógrafa, mas a vida de ambos muda quando Alina descobre que é a única conjuradora do sol ao tentar salvar a vida de Maly em um ataque que sofreram na Dobra das Sombras.  O poder da luz é o único capaz de acabar com a dobra e reunificar Ravka, então muita gente ruim está atrás de Alina para matá-la, motivo pelo qual ela será protegida pelo Grisha mais poderoso de todos, o Darkling.

Confesso que desde o primeiro momento em que o Darkling apareceu eu desconfiei dele, não conseguia me convencer e cada vez que ele tentava se aproximar de Alina eu queria afastá-lo dela, em contrapartida, desconfiava – também – de que o ar misterioso do Darkling poderia ser apenas um artifício da autora para nos distrair. Obviamente, não vou contar nada sobre isso. Só posso dizer que adorei o rumo que a Leigh Bardugo deu à trama. 

Temos muita fantasia, ação, aventura e um romance clichê bem gostosinho. Por ser o primeiro volume ele é bem introdutório e nos explica como funciona o Grishaverso, mas não é uma leitura lenta, pelo contrário, as páginas se passavam e eu nem me dava conta, quando percebi, já havia terminado de ler. 

E não posso deixar de falar dessa capa linda que só fui entender o significado do cervo depois de ler, ele é realmente um dos pontos mais importantes do livro. O livro ainda tem um mapa logo no começo e eu adorei isso, gosto de ir consultando o mapa conforme os personagens vão citando os locais por onde passam ou planejam passar.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário