[Resenha] Tem Um Livro Aqui que Você Vai Gostar

25 de janeiro de 2021

 

Título: Tem Um Livro Aqui que você Vai Gostar
Autor: Antonio Fagundes
Editora: Sextante
Páginas: 240
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Antonio Fagundes é um dos artistas mais queridos do brasil. Este é o seu primeiro livro.
Leitor voraz, ele sempre falou com naturalidade sobre livros e a experiência de leitura. Não por acaso, muita gente vem pedir a ele sugestões de títulos e autores. A partir dessas experiências nasceu a ideia para este livro: uma reunião de histórias pessoais e recomendações de leituras, em diversos gêneros.
Fascinado por livros desde a infância, Antonio Fagundes conta, numa conversa informal, histórias deliciosas de sua vida de leitor. De quebra, indica mais de 150 títulos, para todos os gostos.
De ficção científica a histórias de amor, passando por história do Brasil, distopias e romances policiais, ele comenta suas impressões, seus autores preferidos, e suas leituras inesquecíveis.Pode ter certeza: tem um livro aqui que você vai gostar.
Resenha
“Tem um livro aqui que você vai gostar” é uma obra na qual Antonio Fagundes traz indicações de livros que podem agradar a todos os públicos. Não é uma biografia do autor, está longe disso, mas ele fala um pouco sobre a sua vida e sobre os papéis que interpretou ao longo de sua carreira.

A ideia para o livro surgiu em 2019, quando ele interpretou um editor de livros na novela Bonsucesso. Seu personagem, Alberto, era apaixonado por livros e para o ator foi gratificante poder viver nas telas algo que ele tem em sua vida pessoal também, o amor pela leitura. A resposta do público foi tão positiva que as vendas dos livros citados na novela aumentaram e a equipe do Gshow propôs um podcast em que o autor pudesse dar indicações de livro.
Antonio Fagundes gostou de poder falar sobre livros e despertar nas pessoas o mesmo interesse que ele tem pela leitura, então surgiu a ideia para escrever esta obra. Aqui ele fala sobre os livros que leu, então todos os livros mencionados são livros que – de fato – ele leu e recomenda. Mas o ator deixa uma coisa muito clara, não tem pretensão alguma de fazer uma lista de melhores livros ou algo do tipo, são apenas obras literárias que o agradaram e ele indica. 

Antonio Fagundes dedica um capítulo inteiro a ajudar quem está começando a ler ou quem quer desenvolver o hábito da leitura. São cinco tópicos logo no começo do livro que mostram como a pessoa pode começar a se apaixonar pela leitura também, como começar a ler sem ficar entediado e como fugir das distrações. São dicas muito úteis e que realmente funcionam, muitas delas eu também dou quando recebo mensagens de quem começou a se interessar pela leitura e quer saber como manter o hábito ou de alguém que viu minhas indicações e quer começar a ler também. 
Uma das coisas mais interessantes deste livro é que Antonio Fagundes não apenas joga o título do livro e o nome do autor, não mesmo, ele fala sobre cada um dos livros, como conta foi a sua experiência com a leitura, faz um resumo da obra e nos deixa curiosos para ler também. Além disso, temos a biografia dos autores citados e suas principais obras. Vemos muitos autores já consagrados da literatura tanto internacional quanto da literatura nacional, mas também vemos novas apostas e gostei bastante disso.
Minha impressão 
Em “Tem um livro aqui que você vai gostar” Antonio Fagundes tem um conversa amigável com o leitor, durante todo o livro eu me senti como se estivesse em uma roda de amigos onde ele dava indicações de livros e me vi interessada em vários títulos recomendados, inclusive eu fiz a minha listinha de livros para ler. Antonio Fagundes passa por diversos gêneros e menciona autores como: Stephen King, Joe Hill, Raphael Montes, Rick Riordan, Rachel de Queiroz, Ana Paula Maia, Martha Batalha, Margaret Atwood, Ray Bradbury, HP Lovecraft, entre outros.

A obra tem um projeto gráfico impecável, o trabalho da Editora Sextante ficou muito bonito. Temos belíssimas fotos antes de começar cada capítulo e folhas diferenciadas para a biografia dos autores. Ao final do livro ainda temos um espaço reservado para que o leitor faça anotações sobre aqueles livros que quer ler. 

Eu sempre gostei muito de livros de não-ficção, quando vi esse eu fiquei completamente curiosa com ele e não poderia deixar de ler, foi uma grata surpresa me envolver tanto com a leitura e encontrar livros tão interessantes. A importância de termos um ator como Antonio Fagundes falando sobre livros é imensa, ele nos conta um pouco sobre quando interpretou um editor de livros na novela Bonsucesso e os livros mencionados na novela alavancaram as vendas. No Brasil a leitura ainda é pouco estimulada, mas aos poucos vamos mudando esse quadro.

Antonio Fagundes também dá algumas dicas valiosas para quem quer começar a ler, como por exemplo: separar um tempo para a leitura, se afastar de distrações, procurar por assuntos que a pessoa tenha interesse e ler no seu próprio tempo, seguindo próprio ritmo de leitura. Na obra, encontramos livros de diversos gêneros e para todos os públicos, então certamente algum dos livros mencionados despertará o interesse do leitor. Não é uma lista de melhores livros, e ele deixa isso bem claro, mas uma lista com os livros que o ator leu, gostou e recomenda.

A minha vontade é de ficar falando e falando sobre o livro, eu gostei muito dele, mas paro por aqui e deixo a minha recomendação! Dê uma chance à leitura, garanto que você também irá gostar. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário