[Resenha] Não É Errado Ser Feliz

17 de janeiro de 2021

 

Título: Não É Errado Ser Feliz
Autor: Linda Holmes
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Em uma cidadezinha costeira do estado americano do Maine, Evvie Drake raramente sai de sua casa enorme e vazia, mesmo um ano após a morte do marido. Todos na cidade, inclusive Andy, seu melhor amigo, acreditam que ela fica trancada ali porque ainda está em processo de luto — e Evvie certamente não faz nada para mudar essa impressão. Já em Nova York, Dean, ex-arremessador profissional e amigo de infância de Andy, vive o pior pesadelo de um atleta em sua posição: não consegue mais arremessar e, o pior de tudo, não faz ideia do motivo. Enquanto a imprensa trata de cobrir seu fracasso com uma insistência voraz, o convite de Andy para que passe um tempo no Maine parece a oportunidade perfeita para recomeçar.

Quando Dean se muda para o apartamento anexo à casa de Evvie, os dois fazem um acordo: ele não fará perguntas sobre o ex-marido dela, e ela não vai perguntar sobre a carreira dele no beisebol. Mas na vida, como no esporte, tudo pode mudar, até o último segundo. E assim tem início uma inesperada amizade... com potencial de se tornar algo mais.
Resenha
Evvie Drake é uma mulher triste e solitária, ela vive sozinha em uma casa enorme que pertenceu a seu marido, que teve a audácia de morrer no exato dia no qual ela o deixaria para sempre. Evvie já havia feito a mala, passou meses se decidindo, se preparando para o dia em que finalmente reagiria e sairia de casa. Ela não contou para ninguém o que estava acontecendo em casa, com o seu casamento, sofreu tudo sozinha, calada. Até que não aguentou mais e decidiu partir.

Ela já tinha colocado a mala no carro quando seu telefone tocou, foi informada de que o marido sofreu um grave acidente e precisava ir ao hospital. Nem teve tempo de chegar, ele já tinha morrido. Evvie não sentiu a perda, mas também não ficou feliz com a morte de Tim. Então tudo o que tinha planejado foi por água abaixo, e ela acabou ficando na casa enorme, aturando as pessoas serem complacentes, lhe desejando os pêsames, chorando por alguém que ela mesma não sentia a menor falta. As pessoas achavam que ela estava triste pela morte do marido, mas não era nada disso.
Com a morte do marido, Evvie está vivendo uma crise financeira e precisa de dinheiro para colocar as contas em ordem. Ela trabalha fazendo algumas transcrições, ouve histórias, reuniões, entrevistas... e escreve para os seus clientes, mas o seu trabalho não está dando conta de tudo e ela precisa alugar o anexo na casa, que não tem entrada independente, para entrar é preciso ir pela casa ou usar a entrada lateral da cozinha.

Seu melhor amigo Andy conhece a pessoa ideal para alugar o anexo e que é de confiança, é o Dean, um ex-jogador de beisebol. Andy é amigo de infância de Dean e sabe que pode ajudar os dois, vai ajudar Evvie com a falta de dinheiro e Dean com a imprensa que não sai do seu pé. Dean precisou encerrar a sua carreira ainda muito cedo porque está com problemas para arremessar. Ele era o arremessador do Yankes, um dos melhores, mas de repente ela não conseguia mais arremessar e as pessoas começaram a cair em cima dela, matérias sensacionalistas eram publicadas a todo o momento, especulações o tempo todo. Por isso, Dean precisava dar um tempo de Nova York e ir para um lugar sossegado.
Dean aluga o anexo por alguns meses e os dois concordam que não farão nenhuma pergunta pessoal demais um sobre o outro, ou seja, ela não vai perguntar a Dean sobre seu problema para arremessar e ele não vai perguntar a Evvie sobre o marido falecido dela. O acordo funciona por um algum tempo e os dois desenvolvem uma forte amizade, uma amizade tão intensa que eles acabam esquecendo o acordo e passando dos limites aceitáveis em relação às perguntas. Mas ambos se sentem tão à vontade um com o outro que é meio natural conversar e revelar segredos. O problema é: até que ponto eles estão dispostos a contar a verdade... e a encará-la?

Evvie tem em seu passado um histórico que a machuca e que deixou marcas profundas, ela não admite que precisa de ajuda e ao tentar ajudar Dean com o seu problema sobre arremessar ela começa a olhar mais para dentro de si mesma. Os meses com Dean fazem bem para ela, por mais que ele seja um amigo novo ele conhece mais dela do que qualquer outra pessoa e ao ouvi-la ele já ajuda muito. Ela não tinha coragem de contar para mais ninguém e agora está conseguindo sair de dentro da barreira que havia levantado em volta de si. E pouco a pouco Evvie e Dean descobrem sentimentos tão fortes quanto a amizade e precisam ainda aprender a lidar com eles.
Minha impressão
Não É Errado Ser Feliz nos traz lindas mensagens sobre recomeços, superação e o poder da amizade. A autora nos entrega uma protagonista sofrida e solitária, mas que não percebe que precisa de ajuda. Uma das mensagens que o livro é que a gente deve aprender a reconhecer quando precisa de ajuda e procurar um profissional qualificado. Em um determinado momento do livro, uma terapeuta fala uma frase que me impactou, ela diz algo como: terapeuta não é amigo e amigo não é terapeuta. Então por mais que a tenhamos amigos dispostos a nos ouvir e a nos ajudar, em alguns casos é preciso procurar ajuda médica porque tentar resolver sozinho pode piorar a situação.

Evvi é uma mulher que viveu um casamento tóxico durante muitos anos e no dia em que decidiu deixar o marido ele morreu, as pessoas acreditam que ela está se isolando por causa do luto, mas a verdade está bem longe disso. Dean é um ex-jogador de beisebol que precisou se aposentar cedo porque não conseguia mais arremessar e está sofrendo pressão de todos os lados. Quando Dean aluga um apartamento anexo à casa de Evvie os dois desenvolvem uma forte e linda amizade.

Ambos têm problemas com os quais não sabem lidar, ambos não gostam de falar sobre isso com ninguém, mas ambos se sentem tão à vontade um com o outro que acabam contando muitas coisas. Com o passar do tempo, Evvie percebe que está conseguindo ultrapassar certos obstáculos e que Dean está contribuindo muito para isso. Eles também descobrem que os sentimentos que nutrem um pelo outro estão mudando.

Mesmo que o romance não seja o foco do livro, eu torci para que Evvie e Dean ficassem juntos e achei gostosa a maneira como a autora desenvolveu essa relação entre eles. Nada de pressa, cada coisa no seu tempo. Além do casal protagonista, também temos um personagem secundário que merece atenção, é o Andy, o amigo em comum entre Evvie e Dean. Eu adoraria ler um livro sobre ele que mostrasse seus próprios problemas. Andy é aquele amigo que quer resolver os problemas de todo mundo e está sempre tentando animar a todos.

Já falei demais, mas fico com a impressão de não ter conseguido expressar o quanto achei o livro lindo e o quanto me envolvi com ele. Deixo aqui a minha recomendação! 


Minha nota para o livro 


2 comentários:

  1. Olá,
    Só vejo comentários incríveis sobre esse livro, e estou muito curiosa para conhecê-lo! Gosto muito dessa temática e de mostrar que tudo bem você admitir que precisa de ajuda profissional. Fico feliz que tenha sido uma boa leitura!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Esse livro é incrível, recomendo demais! Acredito que você vá gostar da leitura.

      Beijos

      Excluir