[Resenha] Pai em Dobro | Livro

14 de janeiro de 2021

 

Título: Pai em Dobro
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Páginas: 256
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Vicenza é uma menina doce e superespiritualizada que cresceu em uma vila ecológica longe de sinal de celular e de toda a poluição da cidade. Tudo parece ser uma maravilha, mas ela sabe que um pedaço dela está faltando.
O mistério que sua mãe mantém sobre seu pai é algo que Vicenza não consegue deixar para lá, e todo ano no dia do seu aniversário ela faz o mesmo pedido: saber quem ele é.
Depois de sempre ouvir “não” como resposta, ela está quase desistindo. Quase. Porque o universo não brinca em serviço e algumas pistas no dia em que completa 18 anos podem acabar levando a menina direto para o seu pai… Ou pais?
Com mais de 20 livros publicados e mais de 2 milhões de exemplares vendidos, Thalita Rebouças nos apresenta novamente um universo leve e divertido, em que vemos que o amor surge das maneiras mais inesperadas. Pode estar em um bloco de carnaval no Rio de Janeiro, numa cachoeira que encanta gerações ou até mesmo em um suco verde horroroso. Este ano Thalita Rebouças completa 20 anos do lançamento do seu primeiro livro.

Resenha
Vicenza é filha de Raion, uma mulher cheia de boas energias, que procura sempre fazer o bem. Elas moram no Universo Cósmico, uma pousada mística que recebe hóspedes para temporadas, ioga, retiro espiritual... é um lugar incrível. Vicenza aprendeu a viver uma vida desconectada, mas isso não quer dizer que ela seja desinformada, não mesmo. Ela é bem inteligente, gosta de ler, de músicas atuais, gosta de cozinhar e pintar. E por mais que ela seja feliz, sente que ainda falta algo para se sentir completa, conhecer o pai. Mas a mãe sempre diz que não é o momento certo.

Raion, anos atrás, foi para Santa Tereza – no Rio de Janeiro – passar uma temporada de carnaval e se apaixonou pela cidade maravilhosa, tão encantadora. O carnaval foi inesquecível e dele, sua maior lembrança é Vicenza. Na época, Raion aproveitou muito, curtiu bastante, pulou carnaval, conheceu a cidade e viveu um amor de verão. Ela não conta quase nada para a filha sobre aqueles dias no Rio de Janeiro, mas ela tem uma foto abraçada a um homem em frente a um hotel/pousada e é a única pista que a menina tem em relação ao pai.
Ao completar dezoito anos, Vicenza pediu para que a mãe revelasse quem é o seu pai, pedido esse que foi negado. Mas o destino estava do lado da jovem e lhe deu uma oportunidade. A mãe inventou de fazer uma viagem espiritual par a Índia e deixou Vicenza em Universo Cósmico apenas com a Mãe Lua, que é praticamente avó da menina. Assim que amanheceu, Vicenza pegou algumas poucas coisas e partiu em uma jornada para encontrar seu pai. Comprou uma passagem para o Rio de Janeiro e foi parar em Santa Tereza.

Bom, não foi difícil encontrar o lugar da foto e não foi difícil encontrar Paco, o homem abraçado à sua mãe. Ao encontrá-lo, ela descobriu que Paco é pintor (passando por um bloqueio criativo há cinco anos) e que dá aula. Ele foi um bocado rude e não a tratou tão bem quanto ela esperava, mas Vicenza viajou de tão longe e passou a vida inteira esperando por esse momento, ela não iria deixar passar. Reuniu toda a sua coragem e confessou que podia ser a filha dele. A reação de Paco não foi das melhores, ele não a hospedou em sua casa e a levou para uma pousada ali perto.
Mas Vicenza é uma pessoa tão boa de coração, tão feliz com a vida, tão amável, que seria impossível não se encantar com ela. Paco acabou se deixando conquistar e em pouco tempo descobriu que era fácil amar aquela menina como sua filha. Mas é justamente nesse momento que algo acontece. Vicenza encontrou uma foto de sua mãe beijando outro homem, ou seja, o carnaval que ela passou no Rio não teve relacionamento só com o Paco. Vicenza pode ser filha desse outro homem. Com uma rápida busca, ela descobriu que ele é Miguel, um executivo endinheirado.

Claro que Vicenza precisava ir encontrá-lo, sua busca é pelo seu pai e se for Miguel ela vai querer conhecê-lo. Ao contrário de Paco, Miguel ficou feliz com a notícia de ter uma possível filha de dezoito anos. Ele gosta muito de cozinhar e a levou para seu apartamento, cozinhou com ela, quis saber tudo sobre a sua vida. Foi lindo. Mas Vicenza também estava tão feliz com Paco. E agora, o que fazer? Qual dos dois é o pai dela? Bom, Vicenza não quer magoar nenhum dos dois, se contar para um sobre o outro alguém vai sair com o coração partido. Seu jeito provisório é continuar se encontrando com eles sem contar sobre a existência de um segundo pai. Será que isso vai dar certo?

Minha impressão

Ai, gente, que fofura de livro, sério! Estou apaixonada pela história que a Thalita Rebouças criou, como ela mesmo disse: é um livro mágico! E olhem que curioso, esse livro é a adaptação de um filme na Netflix, não é legal? Primeiro a Thalita foi convidada a fazer o filme, aí depois pegou o filme e transformou em livro e ficou simplesmente sensacional, eu amei. A autora tem uma escrita gostosa e envolvente, ela nos entrega personagens cativantes e divertidos e uma história daquelas que dão um quentinho no coração.

Vicenza acabou de completar dezoito anos e seu maior desejo é conhecer o pai, a mãe nunca falou sobre ele e diz que ainda não é o momento para ela saber quem ele é. Então, quando a mãe vai para a Índia para um retiro espiritual, Vicenza vai atrás dele. Ela tem uma foto da mãe abraçada a um homem e imagina que ele seja seu pai, ela sabe onde fica o lugar da foto e vai com a cara e com a coragem. E chega, encontra o homem da foto, diz que pode ser a filha dele e os dois começam a desenvolver um relacionamento pai/filha, mas a confusão começa quando ela descobre outra foto da mãe beijando outro homem e ele pode ser o seu pai também.

Tanto Paco quando Miguel não imaginavam que poderiam ter uma filha de dezoito anos, e Vicenza que passou a vida toda sem pai nenhum se vê com dois pais. E para não magoar nenhum dos dois ela segue se encontrando escondido com eles. Não sabe qual dos dois é o pai verdadeiro e vai aproveitando os dois enquanto isso, mas sabe que chegará o momento no qual deverá falar com eles.

Pai em Dobro é uma leitura muito gostosa e achei bem legal a trama se passar em meio ao carnaval do Rio de Janeiro. Fãs da Thalita Rebouças com certeza vão gostar de seu novo trabalho, e quem ainda não leu nada dela pode dar uma chance ao livro, garanto que vai gostar também. E  não é só o público jovem que vai gostar não, é um livro leve e divertido que agrada a todas as idades e é perfeito para ler quando bater aquela ressaca literária. 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário