Sintonia | Netflix [Resenha]

13 de agosto de 2019

Eu quero deixar uma coisa bem clara aqui, essa é a minha opinião, então, por favor, respeite-a. Gosto de funk? Nem um pouco. Gostei da série? Gostei!

Antes de começar a assistir eu não esperava que a série fosse conseguir me conquistar dessa maneira, eu não fazia ideia do que se tratava, mas por ter o funk eu já pensei que ia ser uma porcaria. Alguns pontos me incomodaram, mas no geral eu curti.
Resenha
Sintonia retrata a vida de três jovens que são amigos desde a infância, cada um tem seus próprios objetivos e eles vão batalhar para alcançar os seus sonhos. Rita, Nando e Doni nos apresentam a realidade de uma favela e embora tenham visões diferentes e busquem um futuro diferente, eles estão sempre juntos nos momentos difíceis.

Rita é uma menina empoderada, trabalhadora e vende seus produtos (não, ela não vende droga, mas trabalha com comércio ilegal) para se sustentar, a vida dela é uma correria constante e está sempre mudando, o destino lhe reservou muitas surpresas e – talvez – a maior delas seja ir por caminhos pelos quais a sua mãe já havia passado. Quando tudo parecia estar perdido ela encontrou apoio onde menos esperava.
Nando é um rapaz ainda jovem, mas que vive com a cabeça cheia de problemas. Casado e com uma neném para criar, um mundo de possibilidades se abre para ele e Nando vai encontrar na vida do crime tudo o que ele precisa, mas será que vai descobrir que o crime não compensa? Ele foi se chegando, foi crescendo e quando se deu conta já estava envolvido até o pescoço com a criminalidade e tendo que resolver os problemas de todo mundo. Mas nessa vida de bandido tem que ter responsabilidade, a família do crime tem que estar sempre em primeiro lugar, não pode agir sozinho, não pode se desligar, Nando fez a sua escolha, vai ter que lidar com as consequências.

Doni é um garoto de coração enorme, ainda tem muito que aprender sobre a vida e precisa amadurecer bastante. Ele é filho do dono da mercearia local e seus pais sempre fizeram de tudo por ele. Doni escreve letras que têm potencial para bombar e sonha em ser um MC famoso, uma de suas músicas vai parar nas mãos de uma MC conceituada e ele tem a oportunidade que tanto esperava, mas precisa entender que nada cai no seu colo de mão beijada, se quiser, tem que correr atrás. Um sonho não se realiza se você não fizer por merecer e ninguém começa de cima, é sempre um degrau e depois o outro.
A vida dos três nunca foi fácil, mas eles sempre se apoiaram. Os três cresceram juntos e agora estão vendo suas vidas tomarem rumos diferentes, cada um com seu dilema. Eles ainda têm um ao outro, mas até quando vão poder contar com a amizade? Será que vão seguir por caminhos tão diferentes que vai chegar ao ponto de precisarem decidir entre os amigos ou a própria vida? Ou por mais que o futuro deles seja diferente, cada um na sua caminhada, a amizade vai sempre prevalecer?
Minha impressão
Como falei lá em cima, eu não esperava que Sintonia fosse me conquistar dessa maneira e me surpreendi demais com o conteúdo que a série apresenta. Em um primeiro momento eu imaginei que seria só funk, sexo e drogas, não gosto desse estilo musical, mas não estou aqui para falar sobre isso, o funk é, sim, cultura e não existe uma cultura certa ou errada, superior ou inferior, o que existe é cultura diferente. O fato de eu não gostar do funk não me dá o direito de ofender ou criticar negativamente aqueles que gostam. Precisamos de mais relativismo cultural e menos etnocentrismo.  

Dito isto, vamos falar sobre a série. Sintonia tem um enredo muito bom, mas peca em alguns momentos. Há um exagero nos diálogos e as expressões se repetem o tempo inteiro, principalmente com Nando e o núcleo da bandidagem, eu entendo que quiseram mostrar a realidade, no entanto, a série pecou por excesso e ficou meio mecanizado. A série tem poucas cenas de sexo, mas as achei completamente desnecessárias, está certo que novela das oito (também não curto novelas) tem isso e muito mais, mas a série é boa, não precisa apelar para chamar atenção, poderiam ter – pelo menos – não colocado-as de maneira tão explícita. E os palavrões, mais uma vez, sei que é a realidade, mas me incomodaram. 

Por último, os atores principais deixam um pouco a desejar em alguns momentos, já em outros atuam muito bem, talvez precisem de mais experiência.

Eu estou curiosa com a próxima temporada, essa termina com muitos ganchos para serem explorados e quero descobrir o que vem pela frente. Os personagens ainda vão amadurecer muito e tem bastante coisa para acontecer.

Antes de criticar, antes de falar que Sintonia não presta, veja sobre o que se trata. Não quer assistir? Ok, direito seu, mas não fale mal sem ter visto, você pode se surpreender assim como eu me surpreendi. Vale a pena dar uma chance, a série não foca só no funk, tem seus problemas e seus pontos negativos, mas em uma visão geral é boa. 

Minha nota para a série

9 comentários:

  1. Oi Beatriz!
    Olha, que bom que gostou da série. No momento estou lendo algo que envolve o mundo do crime, e acho que é importante esse tipo de realidade ser retratada. Como você mesma falou, funk faz parte da cultura. Eu gosto dos antigos, mas concordo que é tudo questão de respeito com a opinião alheia.
    Gostei bastante da sua resenha, espero que a próxima temporada te agrade mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. OIi, parabéns por ser sincera e explicar que não está aqui para criticar o gênero musical., eu também não gosto mas quem sou eu para falar algo não é mesmo? Dito isso, eu vi essa série na netflix, mas ao contrario de você não me prendeu nem um pouco, logo no inicio eu já fui largando de mão e não me vejo dando outra oportunidade. Mas gostei de ver que para você foi agradável, no fim é o que importa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz, ontem eu vi o trailer desta série, não entendi muito do que se tratava, achei que era a biografia do Kevinho (hahahah). Parece ser uma história legal, uma realidade que eu desconheço por fazer parte de outro ambiente (não estou sendo preconceituosa com a favela), mas a gente as vezes nem imagina pelo que muitos jovens passam. Adorei conhecer um pouco da série através de teu olhar.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não darei chance a Sintonia. Vou deixar o hype passar e assistir depois que estiver mais controlado no social. Isso às vezes afeta a visão pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Também não é um estilo musical que me atrai, mas reconheço a importância dele.
    Ainda não consegui dar uma chance para essa série - várias pendentes hahahahahah - e espero conseguir fazer isso futuramente. Gostei da discussão, pois infelizmente é a realidade de muitos e precisa de destaque para esses problemas sociais =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Apesar dos pontos positivos que você citou, essa série não é uma que eu colocaria na minha lista. Não por causa do funk, que eu também não gosto, mas nem por isso faço discursos de ódio, mas, sim, porque já estou tão atolada de séries para assistir que essa não seria uma prioridade, sabe? Mas sei que é uma série que pessoas ao meu redor iriam adorar, e por isso indicarei ela ressaltando os pontos que você falou.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu também não gosto de funk, mas adorei a história. Achei que fosse mais uma série brasileira ruim e me surpreendeu.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  8. É uma série totalmente diferente do qual estou acostumada. Muita gente julga mesmo antes de conhecer, né? E confesso que ela não me chama atenção, mesmo você abordando muitos aspectos aqui. Mas, talvez, eu dê uma chance. Gostei da forma como você relatou e mostrou uma outra visão.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa série e confesso que nem sei se faz muito meu estilo, principalmente porque eu também não gosto de funk. Além disso, algumas coisas que você citou que te incomodaram, também me incomodariam muito. Porém, o que despertou minha curiosidade foi o fato de que, mesmo com essas ressalvas, você se surpreendeu e gostou da série. Então, quem sabe eu me surpreenda também né? Só assistindo para saber rsrsrs. Vou anotar a dica, então.
    Beijos!

    ResponderExcluir