[Resenha] Ano Um

29 de agosto de 2019

Título: Ano Um (trilogia Crônicas da Escolhida #1)
Autor: Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Tudo começa na noite de Ano-Novo. A doença se alastra rapidamente. Em questão de semanas, a rede elétrica para de funcionar, as leis e o sistema de governo entram em colapso e mais da metade da população mundial é dizimada.
Onde existia ordem, agora só há caos. E conforme o poder da ciência e da tecnologia diminuíam, a magia crescia e tomava o seu lugar. Uma parte dessa magia é boa, como a feitiçaria praticada por Lana Bingham no apartamento que divide com o amante, Max. Outra parte dela, no entanto, é inimaginavelmente maligna, e pode se esconder em qualquer canto, numa esquina, nos fétidos túneis sob o rio ou dentro daqueles que você mais ama e conhece…

Espalham-se rumores de que nem os imunes nem os dotados estão a salvo das autoridades que patrulham as ruas devastadas, então Lana e Max resolvem deixar Nova York. Outros viajantes também seguem esperançosos para o oeste: Chuck, um gênio da tecnologia que mantém o bom humor em um mundo off-line; Arlys, uma jornalista que insiste em buscar e registrar a verdade; Fredinha, uma jovem com um otimismo que parece fora do lugar nessa paisagem desoladora; Rachel e Jonah, médica e paramédico, determinados a proteger uma jovem mãe e seus três bebês recém-nascidos.
Em um mundo em que cada estranho no caminho pode representar a morte ou a salvação, nenhum deles sabe o que encontrarão. Porém, um novo horizonte os aguarda, a concretização de uma profecia ancestral que transformará a vida de todos os sobreviventes.
O fim chegou. O início é o que vem agora.
Resenha
“A Catástrofe espalhava seu veneno com extrema rapidez, enquanto as magias, tanto a luz quanto a escuridão, se levantavam para preencher o vazio deixado pela morte.”
As coisas estavam bem, era só mais um fim de ano qualquer, mas de repente era caos e destruição para todos os lados. Um vírus mortal se espalhava rapidamente pelo mundo e quem fosse infectado ou morria ou se descobria imune a ele. Quem fosse imune precisaria se esconder, pois o exército os estava caçando e os levando, ninguém sabia o que acontecia depois disso.

A Catástrofe trouxe à tona o pior da humanidade, estupros, assassinatos, mutilações... atos cruéis estavam sendo cometidos a todo instante. Confiar em alguém era extremamente arriscado. Mas enquanto a maldade ganhava força, também era possível encontrar pessoas dispostas a ajudar o outro e vamos acompanhar algumas delas.
Em todo o mundo, pessoas estavam descobrindo habilidades especiais, são os chamados incomuns. Poderes que poderiam ser usados tanto para o bem quanto para o mal e as circunstâncias pelas quais o planeta passava intensificava qualquer uma das duas opções. Uma quantidade significativa de incomuns se voltou para a perversidade e eles só queriam a destruição.

Além dos incomuns malignos, também surgiu um grupo de extermínio denominado Guerreiros da Pureza e seu único objetivo era aniquilar qualquer incomum, fossem bons ou ruins. É nesse cenário apocalíptico que as pessoas vão viver, elas não têm escolha, precisam tentar reconstruir um mundo melhor com os recursos disponíveis e com toda ajuda possível. Chegou o momento de se unir, de formar alianças. A Escolhida está a caminho, ela é a única esperança.
Lana e Max são um casal de bruxos que já estudava a magia antes da Catástrofe e a estão aperfeiçoando com o passar do tempo. Eles abandonaram tudo e partiram em busca de um lugar seguro. Katie está com três bebês recém-nascidos e fará de tudo para proteger os seus filhos, no hospital ela conseguiu ajuda de Rachel (uma médica de emergência) e Jonah (paramédico de ambulância) e juntos também estão procurando abrigo. Assim como Arlys, Fredinha e Chuck que precisaram correr para se esconder após terem tornado públicas algumas informações secretas.

Todos eles vão passar por situações difíceis, a morte à espreita, o mal ao seu encalço, será preciso muita força e coragem para seguir em frente. A Escolhida está vindo, eles precisam preparar o terreno para a sua chegada. Muitas batalhas se travarão, vidas serão perdidas, mas ainda há esperança.
“—Eis que agora, entre o nascer e o findar do tempo, o poder se eleva, o poder da escuridão e o poder da luz, despertando de seu prolongado sono. É hora da batalha sangrenta. E, com o raio e as dores do parto, virá A Escolhida a empunhar a espada.”
Minha impressão

Eu gosto muito dos livros da Nora Roberts, ela consegue passar por gêneros variados e nunca decepcionar! Em sua primeira distopia ela trouxe um cenário apocalíptico já conhecido e inseriu elementos próprios, o resultado é uma trama completamente instigante. 

O mundo já não é mais o mesmo, um vírus letal dizimou a população, quem é infectado morre em pouco tempo ou descobre que é imune a ele. Mas esse vírus não é a única ameaça, com ele o caos e a destruição se espalharam e trouxeram o pior da humanidade. Os imunes precisam se esconder, o exército os está levando à força e ninguém sabe o motivo. Também há os Incomuns, pessoas que descobriram poderes especiais e aqui temos dois grupos, os que usam suas habilidades para o bem e aqueles que se voltaram para o mal.

Não é uma trama sobre zumbis, nem de longe, mas eu preciso dizer que alguns acontecimentos que antecedem o final me lembraram um pouco The Walking Dead quando eles estão em Alexandria e adorei ver as pessoas se unindo para tentar reerguer o mundo – ainda que em uma pequena comunidade. E isso não é spoiler! Até por que as coisas mudam muito depois disso. 

O final me deixou muito ansiosa para o próximo volume e mexeu comigo de maneiras bem diferentes. Fiquei desolada, apreensiva, com medo pelo que estava por vir, voltei a ficar triste, tive esperanças, fiquei encantada, me apaixonei e terminei louca para ler o depois. É um livro muito bom e recomendo! 

Minha nota para o livro

6 comentários:

  1. Oi, Beatriz como vai? Ótima resenha, fiquei bastante curioso com o livro, dica anotada. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu iniciei essa leitura, mas eu não peguei ritmo. Fiquei um pouco perdida, mas vou voltar logo pra continuar. Fico feliz que você tenha gostado da leitura porque isso me anima a retomar haha.

    Eu me interessei muito pelo enredo, adoro distopias e fins de mundo. Então espero que goste como você!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada dessa autora, acredita?
    Minha irmã tem vários livros dela na estante, mas nem sei pq nunca dei uma chance.
    Gostei da premissa desse <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Gosto muito da escrita da Nora, li alguns livros dela e amei todos. O que mais gosto na autora é o que você mencionou, ela passeia em diversos gêneros é o faz com maestria!

    Estou super curiosa sobre esse livro! Não gosto de zumbis, é bom saber que não se trata disso — uffa! —, vai pra lista de desejados!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Nora arrasa muito, quando vi o que o livro é dela já sabia que a resenha seria positiva haha, que mulher.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! que legal esse livro, eu gosto bastante de histórias distópicas e melhor ainda quando encontramos algo fora da "caixinha". Eu li TWD e não gostei tanto, mas acho que esse livro vale a pena conferir! Adorei a resenha <3

    Beijo, Karol Vicente!

    ResponderExcluir