[Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos

26 de junho de 2019

Título: A Pequena Livraria dos Sonhos
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: A PEQUENA LIVRARIA DOS SONHOS FAZ PARTE DE UMA NOVA COLEÇÃO DE ROMANCES DA EDITORA ARQUEIRO, “ROMANCES DE HOJE”.
Um romance sobre importância da leitura e da literatura para diversos tipos de pessoa.
"Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores.Venha se juntar à nossa turma!" Beijos, Jenny
Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.
Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.
Resenha
Nina é uma mulher completamente apaixonada por livros, no auge dos seus vinte e nove anos ela é muito feliz como bibliotecária e adora o que faz! As coisas iam muito bem para ela, até que a biblioteca pública na qual ela trabalha precisa fechar as portas e ela se vê sem saber o que fazer, ela gosta mesmo é de estar cercada por livros, organizando livros, encontrando o livro certo para uma pessoa, contar histórias para crianças, qualquer coisa relacionada a um livro. É isso o que ela sabe fazer e é isso com o que ela quer trabalhar.

Mas aparentemente a biblioteca precisa se adaptar às novidades e atender também ao público que não lê, então ela está sendo transformada em um hub e terá um espaço multimídia, um café e diversos tipos de serviços voltados para os clientes que não leem. Nina não fica nada contente com isso, os funcionários têm a oportunidade de serem recontratados, mas teriam que montar um currículo de acordo com as novas exigências e passar por uma entrevista. Enquanto pensa no que fazer da vida, Nina vai levando para casa os livros que seriam jogados fora. Só que na casa dela não tem mais lugar!
Nina mora com uma amiga e essa amiga a proíbe de levar mais livros porque já não tem mais espaço para nada. Surinder é uma mulher linda, trabalhadora, que adora sair, curtir a vida e namorar, vive pegando no pé da Nina porque ela só fica em casa lendo e não sai com outras pessoas. Bom, logo a vida de Nina mudará totalmente e o problema da falta de espaço será resolvido. Tudo começou com um anúncio de uma van!

O sonho da Nina é ter uma livraria pequena e aconchegante, um lugarzinho onde as pessoas possam comprar seus livros e se sentirem bem. Quando ela viu o anúncio da van pensou em montar uma livraria itinerante, o espaço era ideal, depois de uma boa reforma ficaria perfeito. É um projeto arriscado, largar tudo e sair por aí numa van vendendo livros... e quanto mais Nina pensa no assunto mais ela sente que precisa fazer isso. Ela está até muito confiante, só que vai passar por algumas dificuldades até conseguir colocar seu plano em prática.
A van fica na Escócia e Kirrinfief é um lugar muito charmoso, Nina se encanta com a beleza das terras, o tempo frio, o ar puro, a comida local... é um paraíso. Mas o problema é que o dono da van se recusa a vender para ela. Depois de resolver esse problema, ela enfrenta outro, não consegue autorização da prefeitura de onde mora. Sem dinheiro e sem alternativa, Nina decide que não vai levar a van para a Inglaterra, mas vai ficar por ali mesmo, as pessoas se animam com a idade e Nina se sente cada vez mais encorajada.

Nina foi bem recebida e até alugou um cantinho, o senhorio não é de muitos amigos e parece ser um tanto rude, mas Nina até prefere que ele se mantenha distante, Lenox só poderia ser mais simpático e não tão ríspido. E no meio da loucura que está sendo se mudar e abrir o próprio negócio Nina encontra um maquinista de trem que mexe com ela, ele é romântico e carinhoso. Mas Nina vai descobrir que nem sempre o amor é como nos livros e ela o encontra no lugar mais improvável de todos, não é por quem ela imaginaria se apaixonar, mas os dois vão se amar ardentemente e vão viver uma paixão intensa.
Minha impressão
Que livro mais fofo! A Pequena Livraria dos Sonhos é uma obra tão envolvente que eu me senti ali junto com a Nina, deu vontade de conhecer a van dela, parece um lugar bem gostoso de estar. Todo o clima do livro é desse jeitinho íntimo, como se conhecêssemos a Nina há tempos e ela fosse a nossa amiga, e os lugares descritos pela autora são encantadores. Quero ir para Escócia, gente!

Eu me identifiquei demais com a Nina, ela é leitora voraz, prefere ficar em casa lendo a sair para a balada, adora um bom chá, vive no mundo da lua (ou melhor, no mundo dos livros). Ela tinha o emprego perfeito como bibliotecária, mas quando a biblioteca fechou ela não sabia o que fazer, e então vê o anúncio de uma van e tem a ideia de comprá-la para transformá-la em uma livraria itinerante, que ideia genial!

Bom, ela passa por algumas dificuldades até conseguir abrir o seu negócio, mas é algo tão lindo e as pessoas começam a chegar e a comprar e a fazer encomendas, Nina se anima cada vez mais. Ela se mudou de país, abriu uma livraria em uma van, alugou um cantinho e está muito feliz. Nessa nova etapa de sua vida ela até encontrou um tempinho para o amor, mas as coisas não acontecem bem como ela esperava. Ela sonhava com um romance como nos contos de fada e achou que estava vivendo um, mas a verdade era bem diferente. No entanto, o amor, o verdadeiro amor, não está tão longe e ela vai encontrá-lo.

A vontade que eu tenho é de ficar aqui falando sobre esse livro, mas não quero dar spoiler. É um livro com uma protagonista independente, bem sucedida e que é apaixonada por livros; uma leitura deliciosa e que aquece o coração. Recomendo demais. 

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Foi uma enorme surpresa quando eu soube desse lançamento da arqueiro e confesso que estou bem ansiosa para ler. Já tenho ele e os outros dois no Kindle. Só me falta tempo mesmo. Mas espero logo conseguir. Parabéns pela linda resenha e que bom que gostou.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, não como não me identificar com a Nina... Achei a história muito fofa e a tua adoração pela obra me convenceu de que preciso ler. Ótima resenha, amei o enredo.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ooi,

    Aaah que delícia de livro, fiquei com vontade de começar ler já. Eu amo uma leitura fofiiinha, e essa me encantou só de ler sua resenha!

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beatriz!
    Eu amo livros que falam sobre livros, livrarias e afins. Esse tá na minha lista. Realmente parece ser uma leitura deliciosa!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Adorei que a protagonista é independente e já estou louca para ler esse romance. Acho a capa muito fofa, e deve ser uma leitura muito amorzinho. Adorei sua resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bea

    Você me convenceu, estava receosa de ler esse livro, não tinha certeza se ia gostar, mas a tua resenha está tão empolgante que fiquei super curiosa em conhecer a história da Nina. Essa capa está um arraso também, a editora vem arrasando nestas novidades recentes.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Eu fui num evento de fãs de Romance e Romance de Época, da Arqueiro, e vi como falaram bem desse livro. Embora não seja minha praia, acredito que leituras doces ou leves às vezes é bom ter uma sob a manga. Pode se fazer necessário. hehehehee Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que fiquei bem interessado nessa leitura!

    Que bom que gostaste assim tanto!! E que a envolvencia da leitura nos faz sentir proximos desta persoangem tao independente!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Achei essa ideia de criar Romances de hoje da Arqueiro bem legal. As edições estão bem bonitas. Estou com toda a coleção aqui em casa e bem ansiosa para iniciar as leituras. O primeiro da minha lista com certeza é esse. Motivo? Por causa da Escócia um país que gosto muito. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?

    Eu estou doida para ler esse livro desde que descobri que ele se passa na Escócia. Amei sua resenha e ela só fez com que eu quisesse ler o livro ainda mais rápido.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir