[Resenha] O Herói Perdido

5 de junho de 2019

Título: O Herói Perdido (Os Heróis do Olimpo #1)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 440
Ano: 2011
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.
Resenha
O Acampamento Meio-Sangue em breve enfrentará mais problemas, a chegada de novos semideuses traz uma profecia que deixa a todos assustados. O Olimpo está calado, os deuses não entram mais em contato com seus filhos e nem respondem às suas mensagens, algo ruim está acontecendo e ninguém sabe ao certo o que é.  Com Percy Jackson desaparecido as coisas ficam ainda piores.

Jason acordou dentro de um ônibus escolar sem se lembrar de nada, não sabia o que estava fazendo ali, não sabia quem era. Mas estava segurando a mão de uma menina chamada Piper e ela dizia ser a sua namorada, Jason também descobriu que tinha um amigo chamado Leo. Eles não entenderam por que Jason estava agindo de maneira tão estranha, ele explicou sua perda de memória e os amigos contam o que podem para que ele se lembre, e nada acontece.
O grupo de estudantes é surpreendido por uma forte tempestade e logo surgem espíritos da tempestade chamados de ventus. O treinador Hedge é na verdade um sátiro responsável por fazer a segurança dos novos semideuses que estavam indo para o acampamento, estes eram Jason, Piper e Leo e nenhum dos três sabia disso.Durante a batalha com os ventus, Jason descobre que possui alguns poderes, em pouco tempo o confronto se intensifica e quando chega a ajuda os amigos são levados ao acampamento.

Leo é filho de Hefesto (deus dos ferreiros e do fogo), Piper é filha de Afrodite (deusa do amor) e Jason é filho de Zeus.  Piper também é filha de um ator famoso e seu pai foi sequestrado par que ela pudesse cooperar com algo que não entende bem, deveria trair a confiança de seus amigos para salvar o pai, ela não sabe como, mas ao longo dos dias vai entender o seu papel nessa missão. Leo se sente inferior aos outros e pensa que os seus amigos não precisam dele, mas ele é uma peça fundamental nessa história e logo vai descobrir a sua importância.
Hera (esposa de Zeus) está sendo mantida em cativeiro e um inimigo poderoso começa a se levantar, é preciso conseguir ajuda o quanto antes e ela recorre aos novos semideuses, tem um motivo para isso, eles não foram escolhidos por acaso. Jason, Piper e Leo estão envolvidos em algo muito grande e se falharem as consequências serão desastrosas, o mundo inteiro está em risco.

Durante as buscas por Hera, os três novos heróis enfrentam muitos desafios e por mais difícil que a situação possa parecer desistir não é uma opção. Durante essa jornada cada um dos três vai ter a oportunidade de conhecer melhor a si mesmo e explorar seus poderes, inclusive Jason, ao logo da missão ele vai recuperando partes da memória e descobrindo mais sobre seu passado.
Minha impressão
Que leitura maravilhosa, gente! Eu me envolvi demais com o livro e torcia para que as coisas dessem certo para os personagens. Eu adoro a mitologia grega e gostei muito da maneira como o autor desenvolveu o enredo, ele tem uma escrita leve e fluida.

Bom, eu não li a série Percy Jackson e Os Olimpianos, mas isso não prejudicou a minha leitura. Conheço a história da série e assisti ao primeiro filme, evidentemente não é a mesma coisa que ler os livros, porém ainda assim é possível ler sem problemas. No decorrer da leitura os personagens fazem referências a acontecimentos dos livros da série anterior, mas nada que prejudique, pelo contrário.

Há muito mistério em torno do passado de Jason e tudo fica mais estranho porque ele tem o costume de chamar as coisas e os deuses pelos seus nomes romanos e não pelos nomes gregos. No Acampamento Meio-Sangue todos os semideuses são filhos dos deuses gregos e ninguém entende o porquê de Jason agir assim. Confesso que não foi muita surpresa a revelação, mas tem bastante coisa oculta nessa trama e muitas me surpreenderam, principalmente a ligação de Jason com um dos campistas que está desaparecido e o motivo dele ter perdido a memória.

Estou morrendo de curiosidade pelo próximo volume e não vejo a hora de ler logo.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário