[Resenha] Artemis

17 de junho de 2019

Título: Artemis
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: ANDY WEIR, AUTOR DO BEST-SELLER PERDIDO EM MARTE, RETORNA COM UM THRILLER IRRESISTÍVEL - UMA HISTÓRIA DE ASSALTO NA LUA!
Jazz Bashara nunca desejou ser uma heroína. na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.
A vida em Artemis, a primeira e única cidade na lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.
Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão é que esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de artemis.
Impulsionada pela narrativa sarcástica da protagonista, ambientada em uma cidade imaginária, mas extremamente familiar, Artemis é outra mistura irresistível de ciência, suspense e humor de Andy Weir, o autor de Perdido em Marte.
Resenha
Jazz Bashara nasceu na Terra, na Arábia Saudita, e aos seis anos de idade foi viver na lua com o pai. Artemis é uma cidade que foi construída na Lua e é totalmente desenvolvida para que se possa morar nela. A cidade é feita de cinco cúpulas enormes e cada uma delas tem sua função, também existem as partes inferiores, é onde moram os trabalhadores e a população com menor poder aquisitivo. Os bilionários ficam nas melhores áreas.

Artemis também recebe muitos turistas e o comércio local lucra bastante com isso, mas as AEVs (Atividades Extraveiculares) rendem um bom dinheiro aos peritos, os turistas pagam um preço altíssimo para viajar até a Lua e quando chegam lá não querem “só” ficar dentro das cúpulas, querem explorar o máximo que puderem. Jazz precisa de dinheiro e tenta passar no teste e não consegue, mas ela tem outros meios de conseguir mais dinheiro.
Jazz trabalha como contrabandista, os figurões que moram em Artemis estão sempre querendo alguma coisa ilegal (a segurança na Lua precisa ser rigorosa) e ela consegue realizar seus desejos desde que lhe paguem. Ainda assim, ela mora em um dos andares mais inferiores e não tem nem um apartamento, tem uma espécie de caixão que é basicamente uma cama com um espaço tão apertado que nem tem como ficar de pé, não tem cozinha e banheiro é um comunitário. Para conseguir um espaço melhor e ter o mínimo de privacidade ela precisa ganhar mais.

E então surge a oportunidade perfeita, um de seus fieis clientes lhe faz uma proposta ousada e irrecusável, ela ganharia um milhão de grades (dinheiro de Artemis). É um trabalho sujo, sabotar a Alumínio Sanchez para que seu cliente possa assumir o contrato dessa empresa oferecendo os mesmo serviços. Jazz aceita, mas está ciente de que é extremamente perigoso e se for pega não pode revelar quem a contratou.
Quando Jazz aceitou o trabalho ela não fazia ideia de onde estava se metendo, por trás da Alumínio Sanchez existem mafiosos dispostos a tudo para não perder o controle sobre a empresa e essas pessoas não ficam contentes quando alguém tenta destruir as suas colheitadeiras, Jazz precisa encontrar um meio de desaparecer porque não pode ser pega nem pela polícia nem pelos mafiosos. Ela conta com a ajuda de um amigo na Terra, é ele quem envia os contrabandos e consegue tudo o que ela pede.

Enquanto tenta salvar a própria vida, Jazz faz pesquisas sobre a empresa e seus donos, as descobertas a deixam completamente surpresa e ela entende a gravidade de seus problemas. Artemis está afundada em corrupção e Jazz quer acabar com todo o esquema, mas para isso vai precisar de reforços. O que Jazz está para enfrentar é algo assustador, não é só a sua vida que corre perigo, toda a Artemis corre o risco de ser destruída.
Minha impressão
Artemis tem uma premissa completamente interessante, quem nunca sonhou em fazer uma viagem para a lua? Imagina se houvesse a possibilidade de morar lá! Andy Weir criou uma obra extraordinária e capaz de nos transportar para dentro da leitura, é como se tudo aquilo fosse real.

Nossa protagonista é uma contrabandista que só quer conseguir juntar dinheiro para ter um pouco mais de conforto. Jazz é inteligente, linda e tem uma personalidade muito marcante. Ela sempre faz o que quer, ainda que se arrependa depois, ela se joga de cabeça nas coisas que faz. Quando um de seus clientes a contratou para uma sabotagem ela ficou receosa, mas depois de saber a quantia que receberia aceitou o acordo e isso acabou se tornando um baita problema, Jazz se meteu em uma encrenca enorme.

A empresa que Jazz ficou encarregada de sabotar pertence a máfia brasileira e eles têm poder quase que absoluto sobre Artemis, quando mexeu com eles ela colocou em risco não só a sua vida, mas toda a cidade. Quanto mais Jazz investiga, mais ela descobre uma sujeira varrida para debaixo do tapeta há anos e decide que é a hora de dar um basta. Muitos imprevistos acontecem e ela terá de lidar com eles.

Quem leu o outro livro do autor (Perdido em Marte) com certeza vai se envolver demais com a leitura deste, e quem não leu eu recomendo bastante as duas leituras. Ah, são livros independentes, tá? Um não tem nada a ver com o outro, bem, tirando o fato de não se passarem na Terra. 

Minha nota para o livro

11 comentários:

  1. Olá, acho que já vi algo sobre o livro mas nunca parei pra saber mais antes, super curti ele ser passado na lua, wow kkk

    Beijos

    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amo livros com esse tipo de proposta e adorei Perdido em Marte. Por isso fiquei bem curiosa pela leitura. Sem falar que essa capa está linda! Gostei da sua resenha, amiga.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. eu nunca li perdido em marte mas o filme é sensacional, adoro ele! Eu vi a capa esses dias no twitter eu acho, e fiquei encantada. Adorei a premissa desse livro e já tô até procurando ele aqui pra comprar. Adorei sua resenha!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bea,
    Tudo bem ?

    Nao conhecia esse livro, mas conheço o autor. Li Perdido em Marte e adorei. Muito sarcástico e cheio de ensinamentos químicos e físicos.
    Eu adorei, achei o Andy tão inteligente !

    Esse livro que voce me apresentou trouxe uma faceta de mais ação e mistério. Parece uma ótima pedida!

    Beijos e Cheiros
    http://www.livreando.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?

    Eu amei a enredo desse livro!! Estou me aventurando agora para os Sci-fi e penso que esse será uma boa leitura! Ótima resenha e fotos!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  6. Oi Beatriz, eu achei a premissa desse livro muito interessante, amo histórias que tenham essa proposta de morar fora da Terra, fiquei curiosa para ler e descobrir se a personagem conseguirá ter sucesso em seus planos de sabotagem e de desmascarar os corruptos.

    ResponderExcluir
  7. Oii Beatriz tudo bem ?
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor acho que se não me engano o outro livro dele eu já ouvi falar , fiquei bem curiosa com esse vou adicionar a lista de leitura , ele é do tipo de livro que eu vou gostar obrigado pela dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Interessantíssima a premissa desse livro, né?? Fiquei interessada, só pra variar. Faz de conta que minha TBR não está chegando quase lá, na lua... hahahahahaa

    Beijão

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Parece ser um scifi delicioso de se ler! Gosto de toda a proposta do livro, e mesmo não tendo a menor vontade de ir pra lua (agonia de ficar sem ar hahaha) eu leio muitos livros deste tema então me agrada bastante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bea!
    Menina, eu nem sabia que Perdido em Marte tinha livro, não fazia ideia de que o autor poderia ter mais então! Sério, eu tô besta e curiosa agora. Adorei a trama deste e já estou anotando a dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro e o titulo foi que me chamou atenção de cara, li Perdido em Marte e não curti muito, mas espero ter uma experiência melhor com Artemis

    ResponderExcluir