[Resenha] Todo o Tempo do Mundo

7 de novembro de 2018

Título: Todo o Tempo do Mundo
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Astral Cultural
Páginas: 352
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia do autor
Sinopse: E se você um dia descobrisse que viaja ao passado toda vez em que fica muito feliz? E que vai ao futuro toda vez em que fica muito triste? Pois isso é o que acontece com Vitor Pickett.
Tudo começou na noite em que ele beijou Amanda, e Vitor nunca teve chance de descobrir se aquilo é dádiva ou maldição, porque, ao fim daquela festa, Amanda foi embora para outro canto do mundo, para nunca mais voltar.
Vinte anos depois, ele é um recluso dono de vinícola numa cidadezinha do Sul do Brasil, e acha que ela morreu num atentado; Ela, entretanto, é casada e gerente da livraria mais bonita do mundo, em Buenos Aires.
Mas um reencontro inesperado poderá mudar tudo. Vitor entenderá por que viaja no tempo? Amanda revelará que não é quem ele sempre imaginou? Aquele amor renascido será mais poderoso do que tudo que os separa?
As respostas dependerão de Vitor subverter a lógica insana de seu corpo e conseguir alterar um fato do passado. Porque, se é verdade que quando a primeira lágrima desce do olho esquerdo, o choro é de tristeza, e quando desce do direito o choro é de felicidade, aquele poderá ser o sinal mais poderoso de suas vidas...
Resenha
Há vinte anos, Vitor e Amanda eram apenas dois adolescentes apaixonados e com medo de revelar os sentimentos um para o outro. Ambos estavam ansiosos pela grande festa na escola, o momento no qual poderiam realizar um sonho que tinham em comum, o tão esperado beijo. Dançaram juntos e a noite foi linda, quando finalmente se beijaram nada mais importava. Mas as coisas não saíram como eles imaginavam.

Foi nessa noite que tudo começou, Vitor descobriu algo que ele por muitos anos não soube qualificar como dádiva ou maldição. Ele descobriu ser capaz de viajar no tempo. Vitor não sabe como ou porque consegue avançar e retroceder no tempo, mas aprendeu a conviver com isso de uma maneira que ninguém pudesse descobrir e teve que lidar com as consequências.
Na noite do beijo Vitor teve a oportunidade de experimentar as duas situações pela primeira vez e pôde compreender como acontece o avanço e o retrocesso no tempo. No instante em que ele e Amanda se beijavam Vitor voltou algumas horas e reviveu todos aqueles acontecimentos, mas quando ela saiu da festa sem que ele tivesse a chance de se declarar seu peito doeu tanto que ele avançou no tempo, só que quando a viagem é para frente ele não está presente (é como se entrasse em modo off, alguém aqui  assistiu ao filme Click? é mais ou menos como no filme, Vitor pula o tempo).

Vitor não tem o menor controle sobre isso, quando chega ao ápice da felicidade ou da tristeza um gatilho é acionado e ele é transportado para algum tempo antes ou depois. Ele não pode alterar o passado, passa por tudo novamente sem conseguir mudar absolutamente nada e quando viaja para o futuro a tristeza que sentia antes só aumenta. Quando começou Vitor ficou confuso e passou a se isolar, evitava intimidades, festas, preferia ficar sozinho, depois procurou ajuda médica e espiritual, ninguém conseguiu lhe ajudar ou oferecer respostas.
E Amanda? No dia seguinte à festa ela mudou de país e seus pais sofrem um atentado, a notícia da morte deles foi divulgada pela imprensa e – erroneamente – também informaram que Amanda havia morrido, quando viram o engano e noticiaram que ela estava viva já era tarde demais, quase ninguém aqui no Brasil soube e a maioria achava que ela estava morta. Quando Vitor viu a notícia teve o maior avanço no tempo que já experimentou durante sua vida e ficou fora por dias. Então passou os próximos vinte anos acreditando que o seu único amor havia morrido.

Amanda casou-se com um deputado e vive confortavelmente na Argentina, onde é gerente de uma livraria. Mas a sua vida é uma fachada, ela está presa em um relacionamento abusivo e não tem forças para sair dele. Contudo, as coisas mudam tanto para Amanda quanto para Vitor quando eles recebem um convite para uma festa que reunirá os alunos da escolha vinte anos antes. Era o destino lhes dando uma segunda chance. Amanda tem um passado complicado e um presente difícil, Vitor não pode contar sobre a viagem no tempo. Os dois sempre se amaram e ao se encontrarem novamente esse sentimento se reascende, no entanto nada para esses dois é fácil e o futuro incerto está apenas começando.
Minha impressão
Todo o Tempo do Mundo é um livro que envolve o leitor em uma história de amor linda, marcada pela viagem no tempo e por desencontros. Maurício Gomyde desenvolveu um enredo completo, cheio de mensagens que tocam os nossos corações e nos deixam reflexivos. 

Vitor e Amanda são dois personagens pelos quais eu simpatizei desde o começo, a narrativa em primeira pessoa me aproximou dos dois e gosto muito disso. Poder acompanhar a história pelo ponto de vista de cada um nos permite ter um olhar mais amplo sobre o que está acontecendo. Toda a obra está muito bem estruturada e os personagens são bem construídos, Vitor e Amanda sofreram ao longo da vida e vemos os efeitos em cada um.

O fato de Vitor ter a capacidade de viajar no tempo mexeu muito com o psicológico dele, ele cresceu se afastando de tudo e de todos e teve medo de que alguém descobrisse e o achasse maluco. Com a morte dos pais Amanda teve uma adolescência traumática e cresceu com em meio à angústia e à depressão. Quando conheceu seu ex-marido ele a fez acreditar que seria sua salvação, que a estava resgatando da lama para lhe dar uma boa vida, mas na verdade a estava envolvendo em uma relação abusiva.

A história de Vitor e Amanda é encantadora, impossível não se envolver com eles. E a viagem no tempo é um pano de fundo perfeito para esse romance, tudo começou com o primeiro beijo do casal há vinte anos e desde então Vitor tenta entender o motivo, ele não sabe o porquê e acha que Amanda é a chave para essa sua capacidade.

Eu amei essa leitura e quando cheguei ao final da leitura fiquei com uma sensação tão boa, um quentinho no coração que poucos livros fazem. Eu recomendo demais!

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Olá Beatriz.

    Vamos lá... só o começo da sua impressão sobre "viagem no tempo", já me conquistou ali e pegaria o livro agora mesmo hahaha, mas o fato do livro apresentar mensagens importantes e ter personagens bem construídos, o livro deve valer muito a pena! Ainda não li nada do autor, mas cada vez mais fico mais interessada.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ahhh, fico muito feliz em saber que tu gostou do livro, pois eu também li e amei, hahaha. É uma história muito envolvente, com personagens incríveis e ainda tem viagem no tempo... não tinha como dar errado, haha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, que bom que gostaste e que o final te deixou com essa sensaçao tao agradavel!!

    Enfim, é fantastico que tambem as persoangens cresçam e sejam bastante cativantes, envolvendo o leitor!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso dizer que li o titulo desse livro cantando hahahahaha
    Achei a premissa incrível e original, não a conhecia.
    E já pensou viajar no tempo dessa forma? Que medo hahahaha
    Ja quero ler *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar desse livro e agora fiquei ainda mais curiosa.
    Vai pra lista de leitura 😊

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz!
    Nossa, faz tempo que não leio nada do Maurício, achei diferente a premissa dessa história e também muito bacana. Super legal quando a gente tem essa sensação boa quando termina um livro que gostamos rsrs.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e ainda que tenha achado a premissa confusa eu adoro o filme Click, então é bem provável que o livro me agradaria, ainda mais por se tratar de uma história de amor e ainda sim falar sobre relacionamentos abusivos. Recomendação anotada.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lendo a sinopse, me parece uma história um pouco confusa, envolvendo viagens no tempo e romance. Aparentemente, lendo a história deve fazer mais sentido, mas de um modo geral, como não tenho o livro em mãos, acredito que foram muitos elementos diferentes. Não sei se leria.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gosto de livros com viagens no tempo, creio que precisam ser bem trabalhadas porque senão realmente me dá um nó na cabeça hahahaha. Já li outro livro do autor e gosto da escrita dele.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Olá Bea,
    Mauricio é um autor espetacular, e sempre que posso estou com um livro dele por perto. Sua escrita é divina e suas histórias são sempre inspiradores!! Esse já está na lista de desejado, amei a resenha.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. Imagino como o fator viajem no tempo deva ser importante para a constituição do romance, principalmente porque o personagem sofre com isso né? A capa me parece revelar muito pouco sobre uma obra tão rica;

    ResponderExcluir
  12. Alguma coisa na premissa me lembrou a estória do anime "Your name", talvez ele achar que ela morreu num atentado, sei lá. Parece se tratar de um bom livro, através da sua resenha fiquei instigada a ler e espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Ah amo essa mistura de viagem no tempo com romance, por isso fiquei bem curiosa sobre o mesmo. Conheço o autor por nome, e com isso me foi surpresa ver uma obra dele por aqui, pois pelo que posso ver irei gostar bastante da leitura. Dica anotada e ótima resenha! Aliás, adoro livros que dão quentinhos no coração <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia, sou fã do Maurício Gomyde, e quero muito ler este livro. Eu não tinha lido resenha dele ainda, então para mim foi bem esclarecedora
    Bjos Rose

    ResponderExcluir