[Resenha] Vide Bula - Farmacologia poética de três pílulas

28 de novembro de 2018

Título: Vide Bula
Autor: Fabíola Rodrigues
Editora: 7 Letras
Páginas: 104
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da Oasys Cultural
Sinopse: "Vide bula" adverte sobre os efeitos de se adentrar no universo poético de Fabíola Rodrigues: os versos se insinuam pelos cinco sentidos do leitor, evocando a infância e seus temores, a vastidão do mundo, a fragilidade dos seres, a história secreta das palavras. Nas palavras de Fernanda do Nascimento Oliveira, "Vide bula" provoca sensibilidade à flor da pele.

Resenha
Estupefação Linguística
Você é um erro de sintaxe
na gramática dos meus afetos
(Página 76)

Através de uma escrita cativante, Fabíola Rodrigues nos traz uma série de poesias que tocam os nossos corações e nos deixam reflexivos com a leitura. Há um incrível e delicioso jogo de palavras, Fabíola brinca com vocábulos e capricha em metáforas e hipérboles.
Topografia de um Silêncio Algente
(ou anotações no diário de um suícida)
Uma pétala caída pulsa na palma
bramem no granito quente sussuros de amor
corpos lânguidos se agitam em vão

Há uma pausa,
um respiro,
outra pausa

Um compasso se acerta
em cordas bambas de desacerto
um alarido de pássaros rasga as nuvens
tétrico

Há muito pouco tempo antes da queda
a pedra canta um solo soturno e poético
o baque do corpo.
A obra é dividia em três partes e no início de cada uma temos a posologia:
  • Oníria: 2 comprimidos ao dia, em intervalos de 12 horas;
  • Ocaso: 1 comprimido, uma vez ao dia, em jejum;
  • Olvido: Dose única

Seguindo à risca as instruções da “bula” temos doses diárias de poesia na medida certa para nos encantarmos com o texto lido e ansiarmos pela próxima dose.

Papel de Seda
Chorei tanto que as lágrimas lavaram as palavras, até meus olhos secarem, até a tinta sumir, até o poema desaparecer no canto frio da minha boca inconsolável.
(Página 88)
Minha impressão
Que leitura maravilhosa, eu sou amante da poesia e me deparar com um livro como esse é uma sensação indescritível. Vide Bula é uma obra rica e obrigatória para os leitores que gostam de boa poesia. Fabíola Rodrigues escreve sem cerimônia, se derrama em palavras, nos presenteia com a infinidade de um universo gramatical completamente novo e fascinante.

Achei o título e a distribuição das poesias genial, de fato lembra uma bula e gostei dessa alusão, ainda mais se levamos em conta a poesia como um bom remédio para a alma. Eu segui as recomendações de leitura e tive uma excelente experiência.

Minha nota para o livro

17 comentários:

  1. Que livro lindo!!!! Encantada ,vou procurar por ele!:)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beatriz! Faz tempo que não adentro o mundo da poesia, as suas resenhas de livros desse tipo meio que afloram uma saudade que tenho, sabe? rsrs
    Gostei muito de conhecer essa obra, até o momento não fazia ideia do que se tratava. Os poucos versos que você postou são realmente inspiradores.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essa proposta,pois gosto muito de poesia e acho que é um género que deveria ser mais valorizado,sem falar que como a autora usou as poesias em formato de Vila,acho que faz todo um diferencial.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ahhh, eu também amo ler livros de poesias, mas ainda não conhecia esse. Parece ter uma proposta bem criativa e diferenciada. Adorei tua resenha e fiquei louca para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia!
    Gosto de poesias mas ultimamente não estou conseguindo ler, deve ser o estres e correria do final do ano, adorei o nome muito original, ainda não conheço mas vou deixar anotado aqui, parabéns pelo post e pela resenha, as fotos ficou lindas, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não tenho muitos livros de poesia, mas sempre que vejo uma resenha me pergunto o porque, sinto vontade de me deixar apaixonar por essas escritas tão sensíveis. Adorei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia. A obra parece de fato encantadora. Eu não conhecia e como gosto de poesia vou deixar a dica anotada.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Sabe que gosto de poesias e agora fiquei curiosa para conhecer a escrita da Fabíola, ainda mais por ter dividido a obra em doses, e poema é pra ser lido assim mesmo. Pequenas doses diárias para acalmar a alma, realmente uma distribuição genial. Não conhecia a obra, mas quero ler.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Bea!
    Eu não leio muito poesia, mas é uma coisa que quero muito mudar! Quero ler mais o gênero, e este livro só por este nome já me chamou atenção! Adorei a primeira poesia e papel de seda. Adorei a resenha, já vai pra listinha

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu quase nunca leio poesias, é um gênero que me atrai pouco. Mas achei bem interessante a forma como a autora dispôs o texto, como se fossem doses de um medicamento. Eu certamente seguiria essa posologia, porque acho que é melhor ler os poemas aos poucos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Também achei incrível o título do livro e o sentido das doses diárias de poesia, a autora foi muito criativa. Nosso dia seria muito melhor e mais inspirador, com certeza. Parece ser cativante mesmo. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bea.

    Adorei a sua resenha. Preciso confessar que não sou fã de poesia, mas me senti tocada com sua impressão e garanto que fãs do gênero COM CERTEZA vão se apaixonar infinitamente por este livro!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz, esse livro parece ser lindo! A capa é bonita, os trechos das poesias que você colocou mostram o quanto elas são boas, e também achei muito interessante essa analogia com uma bula, poesia pode mesmo ser remédio para a alma.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem Beatriz?

    Eu não coinhecia esse livro e de cara gostei da capa, simples e elegante. Gostei da sua resenha e também das citações/trechos que você escolheu para compartilhar conosco!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Beatriz achei interessante sua reflexão sobre o papel da poesia, toda essa questão dela servir de remédio para alma. Penso que ela foi bem mais valorizada nos séculos passados, hoje em dia é tudo tão corrido que poucos são os que têm tempo de ficar lendo poesia, afinal elas exigem uma maior dedicação e envolvimento do leitor; eu apesar de amar literatura e ser uma leitora voraz nunca consegui me conectar com poesias ... Mas enfim respeito quem escreve e quem gosta de ler, então foi muito positivo confeririu suas impressos desse título.

    ResponderExcluir
  16. Ola Bia!
    Menina que resenha mais encantadora! Adorei a alusão que a autora trabalhou em relação a bula e o fato de a poesia ser o remedio da alma como disse. Confesso que mesmo eu não curtindo muito esse tipo de literatura, fiquei extremamente curiosa por conta da edição e do formato dos poemas.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Hey. Não costumo ler poesias, mas quando leio gosto muito dos sentimentos que elas passam para a nossa alta. É tudo tão bonito.
    Muito criativo como a autora fez no livro, o jeito que repassam a poesia só enriquecem elas.

    ResponderExcluir