[Resenha] Uma Coisa Absolutamente Fantástica

22 de novembro de 2018

Título: Uma Coisa Absolutamente Fantástica
Autor: Hank Green
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Em seu aguardado livro de estreia, Hank Green traz a história original e envolvente de uma jovem que se torna uma celebridade sem querer — mas logo se vê no centro de um mistério muito maior do que poderia imaginar.
Enquanto volta para casa depois de trabalhar até de madrugada, a jovem April May esbarra numa escultura gigante. Impressionada com sua aparência — uma espécie de robô de três metros de altura —, April chama seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição e postar no YouTube. No dia seguinte, a garota acorda e descobre que há esculturas idênticas em dezenas de cidades pelo mundo, sem que ninguém saiba como foram parar lá. Por ter sido o primeiro registro, o vídeo de April viraliza e ela se vê sob os holofotes da mídia mundial.
Agora, April terá de lidar com os impactos da fama em seus relacionamentos, em sua segurança, e em sua própria identidade. Tudo isso enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas — e o que querem de nós.
Divertida e envolvente, essa história trata de temas muito relevantes nos dias atuais: como lidamos com o medo e o desconhecido e, principalmente, como as redes sociais estão mudando conceitos como fama, retórica e radicalização.
Resenha
April May é uma jovem apaixonada por arte, formou-se em designer e trabalha em uma start-up, o salário não é tão bom, mas ela consegue se manter em Nova York e pagar o aluguel do apartamento que divide com Maya – sua namorada. April gosta de deixar bem claro que elas não moram juntas, só dividem o apartamento (embora a maioria das noites durmam na mesma cama), por isso lá na sala tem uma cama onde deveria ter um sofá.

Em uma madrugada como outra qualquer, April estava indo para casa quando se deparou com algo inacreditável: Um robô gigante. Como uma boa amante de artes ela não poderia ver algo tão incrível e simplesmente ir embora, então ligou para o seu amigo Andy e pediu que ele a encontrasse com todo o material para fazerem um vídeo para o Youtube. E foi assim que tudo começou, logo April seria a pessoa mais conhecida em todo o planeta (e fora dele?).
April e Andy não sabiam, mas o vídeo “Carl Nova York” seria o mais visto de todos os tempos e renderia uma bela quantia em dinheiro. April teve a ideia de fazer uma entrevista com o Carl (apelido que colocou no robô), Andy gravou tudo e postou em seu canal no Youtube.  Em questão de segundos o vídeo viralizou, todo mundo estava vendo, compartilhando, comentando sobre ele... Até os jornais estavam transmitindo o vídeo deles – sem autorização, motivo pelo qual o pai de Andy (que é advogado) entra em ação.

O robô em Nova York não era o único, outros 64 robôs idênticos apareceram espalhados por todo o mundo, até aqui no Brasil, e as pessoas estavam curiosas para saber o que eles eram, muitas especulações surgiram e quase todos pensavam que era campanha de marketing para algum filme... e estavam todos enganados. A verdade estava bem longe disso. E robôs gigantes aparecerem do nada não era a única coisa estranha que aconteceria, ainda tinha muita coisa louca para acontecer.
Uma dessas coisas foi um erro de digitação na letra de uma música no Wikpédia, quando se tenta corrigi-lo uma sequência de outros erros aparece e Miranda (uma estudante de ciência dos materiais que se torna amiga deles) descobre que é uma mensagem criptografada enviada por Carl. April se torna uma celebridade e todos os programas de TV querem entrevistá-la, no começo ela não dava a mínima para a fama, mas foi pegando gosto pela atenção e pelas curtidas nas redes sociais e começou a se importar demais com isso. Ela queria estar à frente sempre, queria ser o foco. April se transforma em uma marca rentável e faz de tudo para obter sucesso.

Mas não demora para alguém aparecer com uma opinião totalmente contrária a dela. Peter Petrawicki escreveu um livro chamado Invadidos e na obra fala claramente sobre os Carls serem alienígenas invadindo a Terra e quer alertar a população mundial para os perigos que a humanidade está prestes a enfrentar, mas ele é um extremista e quando se junta a outras pessoas um verdadeiro caos toma conta do planeta. Enquanto isso, April tenta passar a ideia de que se ETs quisessem nos matar já teriam feito isso e se torna a defensora dos Carls.
Minha impressão
Uma Coisa Absolutamente Fantástica é um livro cheio de mensagens e nos faz refletir sobre alguns assuntos, Hank Green trouxe um enredo completamente fácil de ler e nos conquista desde as primeiras páginas. Ao contrário do que parece, robôs alienígenas não são o foco da obra, mas a humanidade é. Quando surge algo vindo de fora em vez de se unir para entender o que é as pessoas se viram umas contras as outras e as consequências disso são desastrosas. 

April é uma protagonista com características muito reais, ela tem suas falhas e seus sonhos, quer fazer as coisas certas e acaba fazendo o contrário, magoando algumas pessoas importantes para ela. Quando a fama sobe à cabeça ela se transforma, fica viciada em atenção e quer estar sempre em evidência, mas percebe as burradas que andou fazendo e tenta consertar. 

O autor inseriu ao livro assuntos muito atuais e faz claras críticas à política, ao trazer para a trama um personagem como Peter ele nos dá o antagonismo da humanidade e personifica aquilo pelo qual lutamos diariamente, Peter é desprezível e distorce o seu discurso de ódio para que as pessoas fiquem ao seu favor. Outra questão abordada na obra e que Hank Green soube como explorar é a bissexualidade, April precisa lidar com o preconceito das pessoas, inclusive é aconselhada pela sua agente a esconder a sua orientação sexual e falar que é lésbica, seria mais aceitável para as pessoas do que ser bissexual. 

Eu adorei a leitura e recomendo demais!
Minha nota para o livro

12 comentários:

  1. Olá!! :)

    Concordo com tudo o que dizes na tua opiniao!! :) Ja li o livro e sinceramente adorei cada pagina!

    E melhor que o JOhn Green se prepare... Nao va o irmao tirar-lhe o lugar! XDD Enfim, realmente a protagonista toma algumas decisoes que magoam os que a rodeiam..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, a princípio pareceu bem doido, mas que bom que o foco não são os robos e sim o comportamento humano. A gente está com este livro para ler, acho que a Lari vai realizar a leitura, então li tua resenha sem medos, haha.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Acredita que abandonei essa leitura?! Não fui com a cara da April e isso porque só li até o robô aparecer, talvez eu devesse dar uma nova chance e ver se a protagonista consegue se redimir. Mas tenho pra mim que o que não me prendeu foi esse ar tecnológico da trama, quem sabe quando tentar ler eu mude meu foco e goste tanto quanto você.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beatriz.
    Ganhei um exemplar desse livro, mas acabei dando ele para uma colunista minha que estava desesperada para ler essa história. Estou esperando ela terminar para pedir emprestado!! Rs...
    Fiquei muito feliz de saber mais sobre a história!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa leitura é uma das que quero muito realizar. Pela capa não daria nada, mas lendo sua resenha e impressões dá pra perceber que a personagem April nos faz refletir bastante, além de trazer mensagens importantes e muito atuais.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz! Uma amiga minha leu esse livro e simplesmente adorou! Até fizemos promo dele no blog, pelo que pude perceber é uma ótima leitura e não vejo a hora de conferir por mim mesma. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Ola Bia...

    Fiauei bem curiosa com a leitura desse livro. Confesso que nao sou fã de ficção cientifica e por conta disso, quando vi robos e alienigenas e tudo mais, fiquei meio com o pé atrás, porém, gostei muito da sua resenha e perceber que esse nao é o foco do ivro foi muito bom ora mim.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto este livro antes, mas confesso que não havia parado para ver sobre o que se tratava. Acho que na correria do dia a dia acabei deixando ele escapar hehehe

    Fiquei bem interessada depois de ler a sua resenha. Livros que me fazer refletir são a minha grande paixão, me sinto mais empolgada quando mesmo após encerrar a leitura, ainda fico recordando do que li.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Ouvi falar desse livro antes e a cada nova resenha a vontade de ler só aumenta. Adoro história cujo tema central é a humanidade e o rumo que a mesma anda tomando devido as atitudes humanas. Saber que além dessa temática, o livro ainda aborda bem o preconceito, a bissexualidade e essa questão da fama e dos efeitos dela em uma pessoa só fez me deixar ainda mais curiosa. Dica mais que anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas lendo sua resenha fui ficando curiosa com ele, pois a premissa é bem bacana e parece ser uma história que traz várias mensagens interessantes para o leitor. Além disso, eu gostei de saber que a protagonista é bem real e que o livro é focado na humanidade.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz, esse livro será uma das minhas próximas leituras. Achei essa premissa com robôs gigantes aparecendo do nada muito interessante, assim como o fato de o autor abordar assuntos importantes sobre a humanidade.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livros que nos traz uma história que nos leva a pensar, refletir, questionar e pelo que entendi da sua resenha, esse livor aqui faz isso. Já quero ler agora.
    beijos

    ResponderExcluir