[Resenha] A Pequena Caixa de Gwendy

26 de novembro de 2018

Título: A Pequena Caixa de Gwendy
Autores: Stephen King e Richard Chizmar
Editora: Suma
Páginas: 168
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: A pequena cidade de Castle Rock testemunhou alguns eventos estranhos ao longo dos anos, mas existe uma história que nunca foi contada... até agora.
Viaje de volta a Castle Rock nesta história eletrizante de Stephen King, o mestre do terror, e Richard Chizmar, autor premiado de A Long December. O universo misterioso e assustador dessa pacata cidadezinha do Maine já foi cenário de outros clássicos de King, como Cujo e A zona morta, e deu origem à série de TV da Hulu.
Há três caminhos para subir até Castle View a partir da cidade de Castle Rock: pela rodovia 117, pela Estrada Pleasant e pela Escada Suicida. Em todos os dias do verão de 1974, Gwendy Peterson, de doze anos, vai pela escada, que fica presa por parafusos de ferro fortes (ainda que enferrujados pelo tempo) e sobe em ziguezague pela encosta do penhasco.
Certo dia, um estranho a chama do alto: “Ei, garota. Vem aqui um pouco. A gente precisa conversar, você e eu”. Em um banco na sombra, perto do caminho de cascalho que leva da escada até o Parque Recreativo de Castle View, há um homem de calça jeans preta, casaco preto e uma camisa branca desabotoada no alto. Na cabeça tem um chapeuzinho preto arrumado.
Vai chegar um dia em que Gwendy terá pesadelos com isso.
Resenha
Gwendy Peterson é uma garotinha de doze anos muito persistente. Por estar acima do peso, Gwendy vem sendo motivo de piada na escola, Frankie Stone colocou um apelido muito maldoso nela: Goodyear, uma referência ao dirigível. Então a jovem decide que vai fazer alguma coisa em relação ao seu peso e resolve subir diariamente a Escadaria Suicida, inclusive aos domingos. No começo foi mais difícil, ela se cansava rapidamente, mas em pouco tempo começou a perceber a diferença e quando chegava ao final estava menos esbaforida que antes.

E em um dia comum, como outro qualquer, tudo muda. Gwendy conhece Richard Farris. Durante a semana ela já o havia visto naquele mesmo banco todos os dias, mas até aquele momento o homem estranho jamais havia falado com ela. Ele está lá com o seu chapéu preto e com seu livro, mas agora ela a chama para sentar-se ao seu lado. Educada pelos pais, Gwendy sabe que não se deve falar com estranhos e se mostra relutante em deixar que ele se aproxime dela.
Richard Farris é bem persuasivo e consegue convencer a garota de que não representa o menor risco a ela. O homem é muito intrigante, ele diz que a está observando há um bom tempo e sabe muito sobre ela. Após algum tempo de conversa, Sr. Farris lhe oferece uma caixa de botões, Gwendy automaticamente  é atraída pela pequena caixa, como se aquela objeto sempre tivesse pertencido a ela, fica fascinada.

Sr. Farris diz que os botões são muito difíceis de apertar e isso é bom porque ela jamais ia querer apertar algum deles acidentalmente. Há um botão para cada continente na parte superior da caixa e nas laterais há alavancas. Ele ensina como usar as alavancas e algo extraordinário acontece com elas. A alavanca da esquerda libera um chocolate em formato de animal, um chocolate que é muito doce, mas que a deixa satisfeita, comendo um por dia ela não vai querer repetir a comida ou querer sobremesa. A alavanca da direita libera uma moeda valiosíssima, um dólar de prata Morgan.
O homem está com pressa, seu tempo ali está acabando, rapidamente lhe diz que o botão vermelho pode fazer o que ela quiser e o único que poderá ser usado mais de uma vez. Quando preto Sr. Farris é muito vago sobre isso, mas diz que ele “é tudo”. E tão inesperadamente quanto surgiu ele vai embora. Deixando Gwendy com a caixa em mãos e sem ter ideia do que fazer com ela. A única recomendação de Sr. Farris foi que ela não deixasse ninguém ver a caixa porque pessoas têm perguntas e Gwendy não teria as respostas.

Ela não sabe de fato o que aconteceria se apertasse algum dos botões, mas tem uma ideia e não quer estar certa a respeito dela, resiste ao ímpeto de apertá-los. Mas o vermelho não representa nenhum continente e embora possa ter consequências desastrosas ela o aperta... e se arrepende profundamente. Conforme os anos passam, Gwendy sente cada vez mais o peso de ter em mãos uma caixa como aquela. Os presentes que recebe da caixa compensariam toda a sua responsabilidade? Gwendy vai ter de lidar com isso.
“Segredos são um problema, talvez  o maior de todos. Pesam na mente e ocupam espaço no mundo.”
Minha impressão
A Pequena Caixa de Gwendy é uma obra fascinante e logo ao começarmos a leitura nos vemos presos a ela. A capa não poderia ser mais perfeita, além de estar linda ela mostra exatamente o que se esperar e reflete muito bem a tensão que nos segue enquanto lemos. 

Eu senti uma diferença deste livro para as demais obras de King, onde geralmente encontramos horror, cenas fortes, histórias pesadas; mas aqui é algo mais reflexivo e mesmo que fiquemos com a sensação de que algo muito ruim está prestes a acontecer (e realmente acontece) podemos notar que é uma história muito mais sobre fazeres escolhas ao longo da vida e saber lidar com as consequências dela. 

Conhecemos Gwendy com doze anos e acompanhamos sua trajetória até se tornar adulta, a caixa fez uma grande diferença na vida dela e o Sr. Farris estaria presente em seus pesadelos. Em alguns momentos ela quer muito apertar os botões para saber o que poderia acontecer, mas tem medo de acabar explodindo algum dos continentes, da única vez que apertou o botão vermelho algo terrível aconteceu. Há apenas outro momento no qual o botão vermelho se faz necessário e é algo que me deixou de queixo caído quando eu li. Stephen King e Richard Chizmar nos trouxeram uma história que nos faz querer ler até o final para desvendar os mistérios da caixa e saber o que vai acontecer com Gwendy.

É um livro que eu certamente recomendo a leitura! São capítulos curtos e a leitura é muito fluída, comecei a ler e quando me dei conta já estava na metade da leitura. É viciante. Leia, você não vai se arrepender. 

Minha nota para o livro

27 comentários:

  1. Eu amo demais o King,porém esse livro ainda não tinha despertado minha atenção até agora,gostei muito da resenha a ponto de me interessar pelo livro e querer ler ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!
      Adorei saber que se interessou, dá uma chance à leitura, não vai se arrepender <3

      Excluir
  2. Olá,
    Esta ai um livro do king que eu leria pois não tem terror e me deixou verdadeiramente curiosa com a caixa e o que ela pode fazer e que decisões a protagonista ira tomar que a faz se arrepender dica anotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara.
      Eu acho uma dica excelente para se começar a ler os livros dele, depois vai lendo outros mais leves e quando vocÊ se der conta já estará lendo aqueles que dão medo até de ler sozinha em casa kkkk

      Excluir
  3. Oi Bea, sempre que penso em King, lembro de voce hahaha. Nao conhecia essa edição ainda mas é lindissíma, principalmente pelas fotos que constam. Apesar de nao ser um genero que tenho por hábito ler, vale a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day!
      adorei saber que lembra de mim, eu adoro os livros dele <3
      Eu acho uma ótima dica para começar a ler King, depois acostuma e começa a ler outros.

      Excluir
  4. Bea, eu não li sua resenha, pois essa é minha próxima leitura que também terei que resenhar, mas vi que você achou a obra fascinante e que a capa é perfeita para obra, curiosa para saber o porque rsrs. Quero ele começar logo.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca por este livro, e não sabia que a diagramação contava com imagens! Preciso mais ainda, sou fã do autor e a premissa me deixa mais ainda curiosa. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Terror não é meu gênero preferido mas gosto da escrita dele.
    Adorei o livro A maldição do cigano e estou com Carrie-a estranha.
    Esse agora entrou para a lista !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois eu ainda não li, mas estão na mina lista de desejados.

      Excluir
  7. Eu ainda estou me adaptando ao gênero. Estou começando devagar e aos poucos estou gostando. Ainda não conhecia esse livro, a premissa é muito bacana, talvez eu coloque na lista para 2019 (se meu medo deixar haha)

    bjs

    http://www.alimentopraalma.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler e gostar tanto quanto eu.
      BEijos

      Excluir
  8. Que resenha linda. Nâo poderia esperar isso em uma obra do King <3
    Eu vi este livro em destaque na Saraiva e me arrependi de não ter comprado. Deve ser tão reflexivo, quero muito *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Sou apaixonada por King e esse ainda não li, mas S.King sempre nos surpreende e nem sempre as histórias são carregadas de terror, é claro que ele não abre mão de algo macabro e que na maioria das vezes o maior terror são cometidos por humanos, como em Belas Adormecidas, Outsider, A espera de um milagre, Novembro de 63 e outros tantos. Adorei e vou empurrar para o topo de minha lista de livros ainda não lidos. Bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá Beatriz, a leitura me pareceu realmente encantadora, fiquei bem curiosa para conhece-la, e é tão curtinha né, deve deixar um gostinho de quero mais. Já vou adicionar aos livros desejados, pois adoro estes mistérios e os dilemas da personagem.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Li vários livros do King e conheço várias facetas dele como autor kkk, este me deixou curiosa a ler pois a caixa representa o passado e o futuro que vai pesando na vida da personagem, parabéns pela resenha me deixou curiosa sobre o enredo e curiosa também sobre o final, o mistério em si me instiga adorei, bjs!

    ResponderExcluir
  12. E cá está você com mais um livro que é fora da minha "zona de conforto" e que me deixou até roendo as unhas de curiosidade!
    Eu ainda não consegui ler nada do King, apesar de ter um livro dele aqui em casa, mas ainda sem coragem. Me pergunto se esse seria menos aterrorizante por ser algo mais reflexivo... De qualquer forma, ele entrou na minha lista, pois a curiosidade para saber o que acontece está grande!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro do King. No entanto, como ele escreve predominantemente terror (gênero que eu não leio de jeito nenhum), não conheço muito da obra dele (tirando os livros mais famosos).
    Mesmo este livro sendo mais reflexivo, não faz muito meu estilo e o enredo também não me deixou muito instigada a ler.
    Mas adorei ler sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. ai menina, eu amei a tua resenha!
    Comprei esse livro na BF, que era um dos que faltavam pra completar minha coleção do king e fiquei tentada a passar ele na frente de todos os outros! Se eu já amava ele, agora amo mais ainda e já quero ler ele logo!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  15. Eu já vou colocar esse livro nos desejados, pela sua resenha já simpatizei com a protagonista e achei super curioso essa caixa com botões que podem fazer muita coisa, preciso fazer essa leitura!

    ResponderExcluir
  16. Beatriz simplesmente amo suas dicas de leitura, fico louca para me aventurar mais nas obras do mestre King, quem sabe ano que vem eu comece essa caminhada. Por enquanto só li 'Carrie, A Estranha' e gostei muito do enredo e em tudo que ele me fez refletir.
    Parabéns pela leitura, pela resenha, pelas fotos, por tudo. Vc tem um blog lindinho e com ótimos textos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Eu sou super fã de Stephen King. Gostei muito da sua resenha. Gosto de história qu nos deixam com a expectativa do que vai acontecer no próximo capítulo.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Como nunca li nada do Stephen King, acho que seria uma boa começar por algo dele que não tenha uma pegada tantooo de terror. Gostei da sinopse, e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda sobre o livro. Já quero desvendar os mistérios (;
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Bia,
    Não conhecia esse livro, já anotei a dica aqui, minha mente já criou mil hipóteses para o que pode ter acontecido quando ela apertou o botão vermelho, mega curiosa... Só não entendi porque 4 estrelas, pela resenha achei que fosse dar 5.

    Beijokas

    ResponderExcluir