[Resenha] Modus Operandi: Guia de True Crime

11 de novembro de 2022

 

Título: Modus Operandi: Guia de True Crime 
Autor: Mabê Bonafé e Carol Moreira
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: O true crime ― filmes, séries e livros que exploram a motivação e o desenrolar de crimes reais ― é um dos gêneros mais consumidos no Brasil e no mundo atualmente. Aqui, um sinônimo de true crime é o podcast Modus Operandi, de Carol Moreira e Mabê Bonafé, que nasceu em janeiro de 2020 e angariou uma audiência gigantesca.
Agora, as duas trazem para o papel toda a experiência que acumularam em mais de cem episódios em um livro definitivo para quem quer saber tudo desse universo que conquista cada vez mais fãs.
Em Modus Operandi: Guia de true crime, as autoras abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. Entre capítulos sobre sistema de justiça, polícia, investigação, casos arquivados, serial killers e outros, a dupla descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, conta a história de assassinos em série e traz diversas curiosidades e fontes para quem quer saber mais sobre o assunto.
Com um visual atraente e um projeto gráfico diversificado ao longo de 400 páginas, Modus Operandi está pronto para repetir nas livrarias o sucesso estrondoso do podcast.

Resenha
True Crime é um gênero de não-ficção no qual temos crimes reais sendo detalhados, podemos encontrar livros, filmes, séries e podcasts sobre o sobre o assunto e este último é o caso do Modus Operandi, um podcast comandado por Carol Moreira e Mabê Bonafé. As meninas escreveram esse guia com mais de vinte casos e esmiúçam o universo do True Crime trazendo muita informação além do entretenimento. O chamado infotenimento.

O livro é um verdadeiro guia e temos desde informações básicas a detalhes técnicos avançados e tudo isso com uma linguagem de fácil compreensão, podendo ser lido tanto por leigos no assunto quanto por pessoas que já entendem um pouco mais.
A obra reúne crimes famosos e nos leva para dentro da investigação, mostrando passo a passo para identificar os autores dos crimes (nos casos solucionados), o perfil do criminoso, seu modo de agir, e muito mais. Além disso, contamos com estudos precisos da polícia pelo mundo e como o avanço tecnológico vem ajudando cada vez mais no trabalho investigativo.

O livro também traz esclarecimento sobre transtornos mentais e mostra mitos e verdades a respeito de transtornos como esquizofrenia e psicopatia, por exemplo. Podemos conhecer um pouco mai desses assunto, aprender como a polícia qualifica cada criminoso, se ele é imputável, inimputável ou semi-imputável, a pena para cada uma das situações e o que acontece após a condenação.

Dividido em nove capítulos, o livro traz objetividade e também humor ao nos trazer um conteúdo único e preciso, com muitas referências , fotos, trechos de depoimentos e de reportagens e uma lista de livros, séries, filmes e podcasts para quem quer ficar por dentro do assunto e ter mais conhecimento na área.
Minha impressão
Pensa numa leitora feliz! Meu primeiro livro lido sem ser uma história infantil foi E não Sobrou Nenhum, da Agatha Christie, aos dez anos. Desde então, minha preferência literária sempre foi por livros investigativos e com o passar do tempo fui me aprofundando nesse universo, sendo hoje o thriller meu gênero preferido. E ao longo dos anos, percebi que crimes reais me chamavam atenção, eu só não sabia que existia um gênero sobre isso e faz poucos anos que descobri o True Crime.

Modus Operandi: Guia de True Crime é uma obra completa tanto para leitores iniciantes quanto para aqueles que já conhecem o gênero. As meninas nos trazem um conteúdo rico e com muitos detalhes que agregam conhecimento ao leitor, além de despertar curiosidade sobre os casos relatados.

Vemos muito sobre serial killer, o livro tem um capítulo inteiro dedicado a eles, e podemos aprender como a polícia os qualifica, como traça o perfil de cada criminoso, identifica seu modo de agir, encontra sua assinatura... são diversas informações e as autoras mostram toda a experiência que possuem.

Não poderia faltar um capítulo sobre transtornos mentais, já que boa parte dos crimes hediondos são cometidos por pessoas que tenham um ou mais tipos de transtorno mental. Aqui vemos, inclusive, que muitos criminosos que sofrem com transtornos não aparentam e convivem em sociedade, livres de qualquer suspeita, e que nem todas as pessoas com transtornos mentais se tornam assassinos.

E toda a arte gráfica do livro está simplesmente impecável. Já se tornou um dos meus livros preferidos e recomendo demais!

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário