[Resenha] Uma Carta de Humor

1 de junho de 2022

 

Título: Uma Carta de Humor
Editora: Publicação independente
Autor: Pedro Farinha
Páginas: 85
Ano: 2022
*Publicidade
Sinopse: Uma novela corajosa sobre o amor obsessivo do narrador por sua Helena. O livro começa no ano de 2007 e transcorre até os dias atuais. Um amor que cresce com o passar dos anos, percorrendo continentes. Entre o Brasil e a Europa, a novela explora a história dos personagens e a história do resto do mundo. Uma análise de psicologia e amor verdadeiro.

Resenha
2007, Alexandre, com apenas dez anos de idade, vivencia um momento único que mudará completamente o rumo de sua história. Toda a sua existência até aquele ponto crucial de sua trajetória era terrivelmente desconexo, não parecia se encaixar em nenhum lugar. Era sempre alvo de piadas e brincadeiras maldosas de alunos mais velhos. Alexandre era um menino desengonçado, sofria com os olhares e palavras que o machucavam. Não tinha qualquer vontade de ir à escola, sofrer nas mãos daqueles estudantes que o humilhavam.

Mas, então, um dia ele a vê. Helena. Ela certamente não era uma menina qualquer. Só poderia ser um anjo vindo para a Terra para dar sentido à existência de Alexandre. Ele a venerava. Dia após dia ansiava por chegar à escola e poder contemplar aquele raio de sol que iluminava o seu ser. Não tinha coragem para tentar conversar com tamanha beldade, limitava-se a estar por perto, atento aos seus movimentos, ao que ela fazia, com quem falava, o que comia.
De repente, o desgosto de frequentar a escola tornou-se excitação para estar presente. Helena era a mais graciosa dentre todas as meninas e não parecia saber o poder que sua beleza exalava. Alexandre ficava cada vez mais obcecado pela menina, que crescia e se transformava em uma criatura ainda mais linda. O jovem menino apaixonado não contou à amada seus sentimentos, mas já conseguia trocar algumas palavras com ela. Estava sempre por perto. Vigiava cada passo da linda donzela dona de seus pensamentos.

A cada ano, Alexandre torcia para que os dois ficassem na mesma turma e se frustrava quando eram separados, mas estavam destinados a ficarem juntos, ele sabia disso. A adolescência chegou e com ela novos desafios. Helena atraia cada vez mais olhares e meninos ousados se aproximavam dela, deixando Alexandre com o coração partido. Seu amor não era correspondido, mas ele dava tempo a ela, sabia que um dia Helena seria dele. Ela só precisava de tempo.
Os anos iam se passando e Alexandre só pensava em Helena, no quanto a queria para si, no quanto precisava tê-la em seus braços. Ela estava mudada, continuava linda como sempre, mas suas atitudes estavam mais maduras. Suas fotos nas redes sociais eram mais ousadas, sua postura estava mais sexy. Ela havia se tornado uma mulher exuberante.  A vida adulta trouxe mais problemas do que ele poderia imaginar e distanciar-se de Helena parecia a solução ideal. A mudança de país, de fato, o afastou dela, mas apenas fisicamente, pois seus pensamentos eram preenchidos apenas por Helena.

Seus relacionamentos eram para afastar Helena, mas seu coração sempre foi exclusivamente dela. Bebidas, drogas, frustrações, Alexandre se afundava cada vez mais no abismo que estava a sua vida. E então chegaram os códigos, eles norteavam as atitudes que Alexandre tomaria. Tudo eram códigos, ninguém mais os enxergava. Só Alexandre era capaz de entender os códigos. Estaria Helena se comunicando com ele através de códigos durante todo esse tempo? Ele precisa mostrar para sua deusa que é o suficiente para ela, precisa fazê-la entender o tamanho de seu amor, precisa mostrar para Helena que ela o completa e que podem ser felizes juntos. Mas, como? Alexandre vai pensar em algo grandioso, certamente vai.

Minha impressão
Uma carta de Humor é o meu segundo contato com a escrita de Pedro Farinha e é uma leitura impactante, acompanhamos um amor doentio que torna Alexandre um homem problemático. Com apenas dez anos de idade o amor platônico invade sua vida e muda completamente o menino, ele nunca mais será o mesmo e viverá exclusivamente para esse amor, para a sua Helena.

Pedro Farinha escreve com precisão de detalhes e nos conta a história de forma tão real que é difícil acreditar que seja apenas ficção. E isso foi uma das coisas que eu mais gostei, o fato do autor tornar a leitura tão intensa e nos presentear com uma narrativa madura. Vemos o menino se tornar adolescente e em seguida chegar à fase adulta, e sempre com Helena preenchendo seus pensamentos.

A obsessão que ele sente por Helena piora com o passar dos anos e isso o destrói, Alexandre tem o psicológico abalado, é uma pessoa frágil, embora tente aparentar o contrário. Precisava de ajuda, mas procurou no lugar errado, se jogou nas drogas e nas bebidas, estava cada vez mais no fundo do poço e só conseguia pensar em Helena. Alucinações, sonhos, raiva, confusão. É angustiante acompanhar a história de Alexandre, ver como a sua vida foi sendo destruída pouco a pouco por um amor não correspondido.

São menos de 100 página, é uma leitura rápida, mas extremamente intensa. Impossível ler e não sentir o peso dessa história. Uma Carta de Humor é uma leitura que recomendo demais, dá para ler em poucas horas, mas as reflexões ficaram por muito tempo! 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário