[Resenha] King of Scars

17 de maio de 2022

 

Título: King of Scars (Livro #01)
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Minotauro
Páginas: 464
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Ele fará de tudo para salvar seu país – e sua alma. Mas alguns segredos não podem ser escondidos, e algumas feridas são impossíveis de cicatrizar.
Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono – e o próprio rei prefere que continue assim.
Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças. Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele fez e vem fazendo por seu povo.
Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele.

Resenha
“O demônio não estava interessado na resolução de problemas ou em diplomacia ou no futuro. Não tinha nada além de fome, a necessidade do momento, o que podia ser morto e consumido.”
Nikolai Lantsov, agora o rei de Ravka, tem um passado bastante misterioso do qual pouquíssimas pessoas têm total conhecimento. Antes de assumir o trono, as coisas eram tão diferentes para Nikolai, porém o confronto com o Darkling mudou drasticamente a vida do rei. Acostumado a se esconder das pessoas, Nikolai jamais imaginou que precisaria manter um monstro escondido. Trancafiado.
Quando Alina conseguiu derrotar o Darkiling a Dobra das Sombras não deixou de existir simplesmente, porém, não é mais a mesma. Não tem o poder das sombras do Darkling emanando dela, não tem os volcras comandados pelo senhor das sombras. Mas o espaço da Dobra ainda está lá. E tem algo acontecendo que está relacionado ao que está preso dentro de Nikolai.
No passado, o Darkiling transformou Nikolai em um Volcra e foram tempos extremamente difíceis para todos em Ravka, Nikolai conseguiu se recuperar, mas não totalmente. Ainda há resquícios do poder do Darkling preso dentro do rei e à noite Nikolai se transforma mais uma vez em um volcra. E quando isso acontece, ele não tem controle sobre seus atos, a fome e o desejo de sangue o vencem e ele mata para saciar suas vontades.

São poucos amigos que sabem desse segredo, se essa informação cair em mãos erradas Ravka está perdida. E não para por aí, para que Nikolai não saia matando com o cair da noite, ele é acorrentado em sua cama todas as noites e só Zoya (sua general) tem acesso à chave para libertá-lo. Por mais que Genya e David estejam tentando encontrar uma cura, ela está longe de ser real, por enquanto há apenas soros para retardar a transformação.
Nikolai precisa garantir a segurança e o futuro de Ravka, então deve encontrar uma esposa e ter um herdeiro, mas se sua esposa descobrisse o que realmente acontece no quarto do rei todas as noites ele estaria arruinado. Para ser a esposa de Nikolai é preciso alguém de confiança, alguém que possa ajudá-lo a controlar o monstro, alguém que não o matará enquanto ele estiver acorrentado ou alguém que o libertará para que ele possa matar as pessoas do reino. O que ele, talvez, nem imagine é que essa pessoa pode estar perto dele desde o começo e ele ainda não percebeu. Talvez, nem essa pessoa tenha percebido isso também.

Ravka está sendo ameaçada e Nikolai precisa se assegurar  de que seus esforços para manter todos em segurança não tenham sido em vão. Ele vai procurar por ajuda onde não esperava, vai enfrentar situações inusitadas e vai ter de fazer escolhas difíceis. Além de enfrentar uma grande e terrível traição no momento em que mais precisava de ajuda...
Minha impressão
Eu sou completamente apaixonada pelo grishaverso e fiquei eufórica quando vi King of Scars: Trono de ouro e cinzas. Eu amei a trilogia grisha e gostei de como terminou, mas ver o que aconteceu depois de tudo e ainda mais acompanhado Nikolai foi incrivelmente perfeito! Leigh Bardugo nos traz detalhes sobre um dos personagens mais queridos da trilogia, e eu amei acompanhar a história de Nikolai e ver o que aconteceu depois do confronto entre Alina e o Darkling.

Bom, infelizmente, as notícias sobre Nikolai não são nada boas e ele ficou com uma espécie de sequela. Comentando por alto para não dar spoiler, com essa duologia sobre o rei nós descobrimos que ainda ficou um resquício do poder do Darkling preso em Nikolai e o monstro o atormenta noite após noite. Motivo pelo qual Zoya o acorrenta à noite e o liberta pela manhã. 

Esse livro está impecável e minha única reclamação é que ele acaba rápido, eu queria mais, queria continuar lendo! E o final tem uma revelação que me deixou de queixo caído. Preciso da continuação! A autora jogou uma bomba e saiu correndo, eu fiquei muito surpresa, realmente não esperava nada parecido. 

Uma coisa bem interessante é que aqui podemos conhecer mais sobre os Santos, inclusive temos as participações deles em momentos cruciais.  Nikolai precisa de toda ajuda possível para tirar esse monstro de dentro de si e aceita a ajuda deles. E quem leu As Vidas dos Santos vai ficar tão animado quanto eu conforme eles vão aparecendo. 
Ah, preciso dizer que me surpreendi, também, com o fato de ter simpatizado com a Zoya. Sério, eu não suportava essa personagem e terminei o livro bem satisfeita com o desenvolvimento dela dentro da história, até passei a gostar dela!

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário