[Resenha] As Crianças Daquele Verão

28 de abril de 2022

 

Título: As Crianças Daquele Verão (Livro #3)
Autor: Dot Hutchison
Editora: Planeta
Páginas: 304
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Essa agente do FBI já viu de tudo, mas certamente nada parecido com isso...
Quando a agente Mercedes Ramirez chega em casa, encontra uma cena assustadora: um garotinho coberto de sangue na sua varanda, agarrando um urso de pelúcia como se sua vida dependesse disso.
Ela não tinha ideia de que aquele era só o começo de um dos casos mais difíceis de sua carreira.
Segundo o garoto, um anjo havia assassinado seus pais, levando-o até Mercedes para que ela o mantivesse a salvo. Mas os pais dele não foram simplesmente mortos, e sim massacrados. Não será a última vez que a polícia encontrará uma cena do crime como aquela, já que o “anjo vingador” está fazendo justiça com as próprias mãos... e sua missão parece longe de acabar.
Uma por uma, mais crianças chegam à porta de Mercedes, todas com a mesma história de terror. Cada uma delas é sobrevivente não apenas de um massacre, mas também possui histórico de traumas em um lar abusivo. E cada uma delas faz com que Mercedes se lembre de suas próprias cicatrizes.
Resenha
Mercedes Ramires teve uma infância traumática e ainda hoje carrega consigo traços do que aconteceu, marcas que sempre estarão com ela e com as quais precisa lidar. No entanto, apesar de ter sofrido, Mercedes conseguiu passar por cima da sujeira que a cercava, encarou seus medos e se tornou uma agente do FBI especializada em crimes contra crianças. E ela é a melhor agente.

Mercedes e sua equipe são como uma verdadeira família, caso a caso eles sabem que precisam contar com o apoio uns dos outros, não é nada fácil estar em meio a todo tipo de atrocidade, à podridão, aos horrores que eles presenciam diariamente. Mas ajudar as crianças é o que os move, eles sabem que atos sórdidos acontecem o tempo todo e precisam fazer alguma coisa, não conseguiriam não fazer nada, então se empenham ao máximo, muitas vezes mais até que o próprio corpo consegue suportar, para ajudar o maior número possível.
Certa noite, Mercedes está chegando em casa com a sua namorada e se depara com uma cena que coloca todos os seus instintos em alerta. Um menino está em sua varanda e ele está completamente coberto por sangue. Sua vontade é correr até ele, abraçá-lo, lhe dizer que está tudo bem agora, mas o treinamento do FBI lhe ensinou o lado mais técnico para situações assim. Então a agente entra em ação e Mercedes tenta entender o que está acontecendo ao mesmo tempo em que precisa acalmar o menino.

A criança segura em ursinho de pelúcia e diz que um anjo entrou em sua casa, assassinou seus pais, lhe deu o urso e o levou até a casa de Mercedes com a promessa de que a agente o manteria a salvo. Mercedes não tem ideia do que fazer, não conhece o menino, não sabe por que alguém mataria os pais dele e, uma das principais perguntas que está se fazendo, por que essa pessoa o levou para ela? Mercedes chama a polícia e, a partir desse momento, sua vida vira de cabeça para baixo.
Os pais do menino foram massacrados e logo fica claro que ele estava sendo agredido intensamente pelo pai e, de alguma maneira, a pessoa que invadiu a casa e assassinou os pais dele sabia disso. Ronnie contou à polícia que o anjo disse que tudo ficaria bem agora, que o estava salvando e por isso o levou para Mercedes, porque sabia que ela não viraria as costas e ajudaria as crianças como pudesse.

Mais e mais crianças começam a aparecer na porta da casa de Mercedes e cada uma com uma história diferente sobre abuso cometido por quem deveria protegê-las. Então esse anjo aparece, mata os pais abusivos e as tira desse meio sujo em que viviam. Então elas vão para o serviço social, passarão por lares temporários, serão adotadas... e quantas das famílias por onde elas passarem também não abusarão delas? O que acontece com uma criança que sofreu tantos abusos quando ela cresce? Vira um abusador também ou quebra o ciclo e se torna uma pessoa boa? O que aconteceu com o anjo e qual a sua ligação com Mercedes?
Minha impressão
Dos três livros da série The Collector (O Jardim das Borboletas, Rosas de Maio e As Crianças Daquele Verão) publicados aqui no Brasil, este é o mais pesado de todos, o mais intenso. A série mostra uma equipe do FBI especializada em crimes contra crianças. Nos dois primeiros volumes temos estupro de meninas, mas não vemos os detalhes, a autora mostra o que vai acontecer e não detalha as cenas. Mas em As Crianças Daquele Verão as histórias são mais detalhadas.

Alguns capítulos são narrados por uma personagem que não é identificada e neles vemos que ela era estuprada pelo pai desde muito nova, a mãe sabia e não fazia nada. Ele vendia fotos dela para homens e começou a comercializar o corpo dela também. Essa menina foi estuprada durante anos por mais homens do que consegue contar. Mas o que aconteceu com ela? Só descobrimos no final!

Mercedes é uma das agentes do FBI, um dia chega em casa e encontra um menino ensanguentado na sua varanda. Ele diz que um anjo matou seus pais e que Mercedes o manteria a salvo. Com o passar dos dias outras crianças começam a aparecer na porta dela e todas contam que um anjo matou seus pais.

Esse anjo, segundo as crianças, é uma mulher. Ela sabe que as crianças estavam sendo abusadas e mata seus pais para salvá-las, mas o que vai acontecer quando o anjo entender que o sistema de proteção à criança também é falho? Que em lares temporários também há abusos? Que os irmãos podem ser separados? Que as crianças podem acabar sofrendo ainda mais?

Para mim, foi o melhor livro da série! Eu não conseguia parar de ler, queria entender quem era a menina misteriosa que narrava alguns capítulos, queria descobrir quem é o Anjo e queria entender como Mercedes se encaixa nisso tudo. Dot Hutchison mais uma vez me surpreendeu com o final e com todas as revelações. Quem gosta de thriller, recomendo demais toda essa série.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário