[Resenha] Garotas em Chamas

12 de maio de 2021

 

Título: Garotas em Chamas
Autor: C. J. Tudor
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: No novo thriller perturbador e explosivo da autora de O Homem de Giz, uma vigária precisa exorcizar o passado sombrio de um vilarejo assombrado pela morte.
Há muito tempo uma história sinistra é contada na pequena Chapel Croft. Cinco séculos atrás, mártires protestantes foram traídos, e então queimados. Trinta anos atrás, duas adolescentes desapareceram sem deixar vestígios. E há algumas semanas, o responsável pela paróquia local se enforcou na nave da igreja.
A reverenda Jack Brooks, mãe solteira de uma jovem de quatorze anos, chega a esse vilarejo em busca de um recomeço. Em vez disso, encontra um lugar tomado por conspirações e segredos, e é recebida com um estranho pacote de boas-vindas: um kit de exorcismo e um bilhete: Não há nada escondido que não venha a ser descoberto.
Quanto mais Jack e sua filha, Flo, exploram a cidadezinha e conhecem seus estranhos moradores, mais as duas se aprofundam em feridas antigas, mistérios e suspeitas. E, quando Flo começa a ver meninas ardendo em chamas, fica evidente que há fantasmas por ali que se recusam a descansar em paz.
Neste thriller macabro e cheio de reviravoltas, no qual nem todo mundo é quem parece ser, C. J. Tudor mostra mais uma vez por que é uma das vozes mais originais da literatura contemporânea.
Resenha
Há cinco séculos, em Chapel Croft, aconteceu um massacre que mudou para sempre aquele lugar! O vilarejo foi invadido e mártires foram arrancados de suas camas, ou eles se retratavam ou seriam queimados. Os que se retrataram foram liberados –não antes de serem marcados – e os que se recusaram foram condenados por heresia e queimados na fogueira. Duas menininhas se esconderam na capela, mas alguém as delatou e elas foram brutalmente torturadas. Uma teve os olhos arrancados, a outra, desmembrada e decapitada. Depois também foram queimadas na fogueira.

O vilarejo conseguiu se reerguer, conforme os anos foram passando as famílias dos mártires queimados passaram a ser respeitadas e começaram a ter posições de respeito. A cidade agora está diferente, mas o passado sombrio e macabro nunca será apagado e existem segredos por todos os lados. Trinta anos atrás, o lugar voltou a ser assolado por uma desgraça. Duas adolescentes desapareceram e não há qualquer indício do que possa ter acontecido a elas. Para piorar a situação de Chapel Croft, o vigário responsável pela paróquia se enforcou dentro da capela.
É nesse cenário caótico que a vigária Jack Brooks chega com sua filha adolescente Flo. Todos ainda estão abalados pelo suicídio do antigo vigário, é compreensível, no entanto, Jack começa a perceber algumas coisas estranhas que podem mostrar que a morte dele aconteceu sob circunstâncias suspeitas. Jack também tem um passado cheio de segredos, sua vida nem sempre foi como a filha conhece, ela mal fala dos anos anteriores ao casamento e nem mesmo fala sobre como o marido morreu espancado dentro de uma igreja.

As pessoas no vilarejo têm um costume diferente que pode assustar quem é de fora, todos os anos, na data de aniversário da morte dos mártires, bonequinhas de gravetos são queimadas em homenagem às menininhas torturadas e mortas na fogueira. E por lá reza a lenda de quem vir assombrações das duas garotas em breve vai passar por situações difíceis, elas são um mau presságio. E a reverenda Jack e sua filha Flo começam a ver fantasmas das meninas, são visões assustadoras!
Jack tem pensamentos bem diferentes em relação à igreja do que as palavras que saem de sua boca, mas ela diz aquilo que as pessoas querem ouvir e, assim, consegue fazer o seu trabalho. Em Chapel Croft tudo é muito sinistro e talvez ela passe a acreditar em coisas sobrenaturais. Quando chegou ao vilarejo Jack recebeu (anonimamente) uma caixa com um kit de exorcismo e um aviso bem claro, para quem o lesse poderia não significar muita coisa, mas para ela dizia que quem enviou a caixa conhecia muito bem o seu passado. Além de um aviso, o bilhete é uma ameaça.

Quanto mais conhecem o lugar, mais Jack e Flo se envolvem com as pessoas, mais se sentem acuadas, percebem um clima sinistro que ronda o vilarejo, veem fantasmas de meninas pegando fogo. Há uma conspiração acontecendo, é preciso saber quem está envolvido e o que estão tramando. O último vigário morreu depois de investigar, depois de chegar perto demais da verdade. Jack também está se aproximando da verdade e tanto ela quanto a filha correm um grande perigo.

Minha impressão

Uau! Um thriller sobrenatural para ninguém colocar defeitos! Gente, que livro é esse? Esse é o meu segundo livro da C. J. Tudor, eu já tinha gostado muito de As Outras Pessoas, mas Garotas em Chamas é ainda melhor. O livro segue um ritmo eletrizante e, em alguns momentos, temos cenas de nos fazer suar frio e sentir a espinha gelar. Toda a trama é completamente interessante e com o passar das páginas as coisas vão se intensificando. E sobre o final, eu não estava preparada para as descobertas! Fiquei muito surpresa e adoro quando os autores me enganam dessa maneira. Uma ou outra coisa a gente pode até descobrir, mas a grande revelação... essa é uma bomba, ninguém espera por aquilo.

Um vilarejo no interior tem a história manchada por muito sangue. Séculos atrás, mártires protestantes foram queimados em fogueira, entre eles estavam duas menininhas que foram torturadas antes de serem queimadas. Uma delas teve os olhos arrancados e a outra foi desmembrada e decapitada. Em Chapel Croft reza a lenda de que se alguém vir os fantasmas dessas meninas alguma coisa bem ruim está para acontecer.

A vigária Jack Brooks foi transferida para esse vilarejo, ela e a filha adolescente começam a ver os fantasmas das garotas em chamas e são visões tenebrosas. O antigo vigário se enforcou na capela, Jack começa a investigar não só a morte do vigário, como também o desaparecimento de duas adolescentes há trinta anos. E quanto mais se aproxima da verdade, mais ela corre perigo. Jack descobre que o vigário também estava fazendo suas investigações. E ele acabou morto!

A autora insere alguns capítulos que mostram os pontos da história das duas meninas desaparecidas e podemos ir montando as peças desse quebra-cabeça.

A leitura me prendeu do início ao fim, é aquele tipo de livro que a gente começa e não quer mais parar até terminar de ler! Garotas em Chamas é um thriller com uma pegada sobrenatural e que tem uma pontinha de terror, os fãs da autora com certeza vão gostar muito e quem ainda não leu nada dela também é uma boa indicação para começar.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário