[Resenha] Senhor Saboroso

14 de maio de 2021

 

Título: Senhor Saboroso
Autor: Mila Wander
Editora: Essência
Páginas: 240
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Da autora do best-seller O safado do 105
Adicione uma mulher bem-sucedida em uma viagem de negócios, um chef de cozinha sedutor e um lugar paradisíaco.
Leve a fogo alto e terá como resultado uma paixão irresistível.
Francis Danesi é uma mulher forte e bem-sucedida, que tem como objetivo de vida fazer com que o seu selo de crítica gastronômica, Sabores de Francis, seja o mais importante do país. Apaixonada por seu trabalho, ela se dedica inteiramente a sua carreira profissional. Apesar de ser extremamente talentosa, precisou atravessar muitos obstáculos ao longo de sua vida, muitos deles decorrentes do simples fato de Francis ser uma mulher. Assim, ela optou por esconder sua verdadeira identidade, mantendo tanto a sua integridade quanto a do selo intactas.
A vida cuidadosamente planejada de Francis é posta de cabeça para baixo quando ela viaja para a paradisíaca cidade de Porto de Galinhas a fim de avaliar o Senhor Saboroso, um dos melhores restaurantes da região. Lá ela conhece o chef Maurício Viana, um homem lindo, habilidoso e com um sotaque irresistível. Além de ser o responsável pelo cardápio do restaurante, ele também é o culpado de quebrar todas as regras que Francis tinha estabelecido para si mesma.
Com o seu trabalho em jogo, será que ela vai conseguir resistir à química que existe entre eles e não revelar quem realmente é?
Resenha
Francis Danesi é o pseudônimo de uma chefe que sofreu muito no início de sua carreira, o preconceito com as mulheres em cozinhas de restaurantes é enorme e ela passou por situações bem difíceis, mas uma delas foi a pior e a grande responsável por ela criar esse pseudônimo. Francis já havia se formado no curso de Gastronomia em uma universidade pública brasileira e feito mestrado em Culinária Internacional na França, além de ter feito várias especializações.

Ela estava iniciando a sua carreira quando um dos subchefes em um restaurante questionou a receita que ela criou e agiu de maneira bem preconceituosa, a situação se agravou rapidamente entre eles e os dois se envolveram em uma briga que teve como consequência a demissão de ambos. Francis foi desacreditada, seu nome – o verdadeiro – foi manchado para sempre, depois daquele episódio ela não conseguiu se destacar e todos os artigos que escrevia, receitas que criava, livro que publicou e qualquer coisa que tinha a sua assinatura se tornaram verdadeiros fiascos. Ela nunca foi aceita e seu nome foi associado à loucura e falta de profissionalismo... mas ela deu a volta por cima!
“Como fiz o ditado, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, e eu sabia bem qual era a minha fraqueza: ser mulher. Fui questionada, desqualificada e xingada por esse simples fato”
Francis sempre soube sua capacidade para fazer coisas grandes, no começo foi difícil, mas ela investiu e trabalhou duro para conseguir criar algo diferente e espetacular no meio gastronômico, algo que deixa grandes chefes ansiando para ter: o selo Sabores de Francis. O nome dela não foi escolhido ao acaso, Francis Danesi não traz uma denotação feminina, passa a ideia de ser um homem por trás de tudo. E essa é a grande surpresa para quem se inscreve no programa, quando recebem a visita dela ficam surpresos com o fato dela ser mulher.

Francis conta com uma grande equipe, eles selecionam apenas os melhores restaurantes que se inscrevem no programa e fazem uma minuciosa inspeção, depois ela recebe todas as informações daqueles que a equipe julgou como mais qualificados e vai pessoalmente avaliar o lugar. E avalia tudo, desde a localização até a maneira como o chefe se apresenta aos clientes. É só quando ela pede para falar com os chefes que eles têm conhecimento de quem ela é e se vão receber o selo ou não. Um restaurante em Pernambuco (Porto das Galinhas) deixou a equipe bem animada, se chama Senhor Saboroso e é completamente inusitado, diferente de tudo o que eles já haviam visto.
O chefe Maurício Viana conseguiu trazer para o seu restaurante um ambiente acolhedor e que dá ao cliente uma experiência única, ele não faz comida simplesmente, ele gosta que seus clientes se sintam maravilhados, extasiados, então brinca com as atividades sensoriais desde o momento em que chegam ao seu restaurante. Francis teve alguma relutância no começo, achou estranho, mas o clima dentro do Senhor Saboroso é envolvente e o ambiente é lindo. Além disso, a comida tem um sabor magnífico e... bem, o chefe é um verdadeiro galanteador! Um homem lindo e com um sotaque encantador.

Maurício não sabe que ela é a Francis Danesi, as reservas são feitas em nome de funcionários da equipe, então quando se conhecem ela lhe dá seu nome verdadeiro. Eles começam a se envolver e Maurício é irresistível, consegue despertar em Francis sentimentos que ela não queria, mas não reclama. A química entre eles é notória e eles ficam cada vez mais próximos. Mas Francis sabe que vai chegar o momento de revelar a sua identidade e não tem ideia de como ele vai reagir. E Maurício tem seus segredos, será que o que ele esconde vai fazer Francis se afastar? Ele não é um homem misterioso, mas esse segredo em particular pode abalar as impressões de Francis sobre ele.
Minha impressão
Amantes de um bom romance clichê com cenas quentes e momentos divertidos têm aqui um excelente livro! Senhor Saboroso é uma leitura envolvente e fluída, a escrita da autora é leve e ela faz com que nos apaixonemos pelos personagens. Eu só tinha lido um conto da Mila Wander e já havia gostado muito, ler meu primeiro livro dela foi muito bom, já quero ler mais livros da autora!

De cara eu gostei da Francis (pseudônimo), ela é uma chefe que enfrenta preconceito na profissão desde sempre, mas em vez de se vitimizar ela dá um duro danado para se sobressair. No começo teve uma situação que a minha vontade era enfiar a mão na cara de um babaca e a Francis foi lá e fez isso (O grito que eu dei!), só que seu ato impulsivo lhe rendeu uma demissão e manchou seu nome no meio gastronômico. Motivo pelo qual ela criou um pseudônimo e fundou o Sabores de Francis.

O Sabores de Francis é um programa prestigiado e grandes chefes almejam receber esse selo, manter o mistério em relação à sua identidade faz parte do contrato dos restaurantes. Quando ela está avaliando o restaurante Senhor Saboroso ela conhece Maurício Viana, o irresistível chefe de lá. Eu amei demais esse casal, o sotaque pernambucano de Maurício é uma delícia e eles dois têm um química muito gostosa. É bom de acompanhar os dois e ver como o romance vai se desenvolvendo.

Mas teve um momento no final que a autora nos dá um baita susto! Nem vou comentar muito sobre isso para não dar spoiler, só sei que pensei: “dona Mila Wander, a senhora não tem o direito de fazer isso!”.

Além do romance, a autora nos dá detalhes da ambientação e eu fiquei com muita vontade de conhecer o Porto das Galinhas, parece ser um lugar muito bonito, queria que tivesse um Senhor Saboroso mesmo porque o restaurante que a autora criou é incrível, proporciona uma experiência única aos clientes e brinca com as atividades sensoriais desde a entrada.

Enfim, livro mais que recomendado! Ah, é para maiores de 18 anos.


Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. Olá Beatriz,
    Ainda não conhecia esse livro da autora mas gostei da premissa. Mulher dando a volta por cima, em ambiente de trabalho completamente machista, adoro! Li um livro da autora e confesso que me decepcionei muito, e se for dar nova chance acho que esse pode ser uma ótima opção.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir