[Resenha] Por Trás de Seus Olhos | Livro

5 de maio de 2021

 

Título: Por Trás de Seus Olhos
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2017
*Cortesia da editora
Sinopse: Não confie neste livro. Não confie nestas pessoas. Não confie em você.Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.
Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.
Em Por trás de seus olhos, best-seller do Sunday Times e do The New York Times, Sarah Pinborough não só reinventa o tradicional triângulo amoroso, como o vira do avesso e de ponta-cabeça, numa trama “com tantos jogos mentais que você vai começar a se perguntar se esse triângulo tem mesmo três lados”, como destaca Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros.

Resenha
“Eu imaginava que eles tinham um casamento maravilhoso e perfeito. Porém, mesmo depois de ver a bela casa, não sinto inveja. Não tenho inveja nem de Adele, apesar de sua beleza e elegância. Não mesmo. A casa parece uma gaiola dourada.”
Adele e David parecem um casal perfeito, eles são ricos, possuem uma bela casa, ele é um médico respeitável e exibe a esposa como um troféu lindo. Mas as aparências enganam e esse casal está longe da perfeição, pelo contrário, são obscuros, perigosos. Por trás da fachada do casamento existe muita coisa escondida que é melhor permanecer assim ou pessoas poderão se ferir. Infelizmente, Louise vai se ver presa nessa cadeia de segredos que pouco a pouco vai arrastando-a para cada vez mais fundo.

Louise é uma mãe solteira que se desdobra para conseguir dar conta de tudo e ainda cuidar do filho. Ela já foi casada, mas o ex-marido a traiu e agora ela não se sente muito confortável em relação aos homens, juntando isso à sua rotina corrida ela mal tem tempo para sair sozinha e tentar se divertir. Mas em uma noite ela sai e conhece um homem que a deixa balançada, o problema é que ela logo descobrirá que esse homem é casado e – para piorar – é seu chefe.
Quando descobre que David é seu chefe a reação de Louise é se esconder, mas não poderá fazer isso para sempre, então decide deixar claro que não vai criar nenhuma confusão. Ele também se apressa em dizer que o que aconteceu no bar foi um engano. Porém, eles acabam se envolvendo e têm um caso. O que deixa Louise com um forte sentimento de culpa, ela já foi traída, sabe como é ruim. Por mais que Louise tente se afastar de David, ela não consegue. Ele continua aparecendo em sua casa, falando que não é esse tipo de homem, que está com ela porque o casamento não é o que parece.

As coisas seguem assim até que Louise esbarra com Adele na rua e elas acabam desenvolvendo uma amizade. Adele não sabe que Louise tem um caso com David, sabe apenas que ela trabalha para ele e pede que a nova amiga mantenha segredo dessa amizade porque o marido poderia não gostar de sua esposa tendo intimidade com a secretária. As duas passam a sair juntas enquanto o filho de Adele está na casa do pai passando alguns dias, Adele envolve Louise em sua amizade, a conquista cada vez mais. E isso só faz a sensação de culpa aumentar em Louise, ter uma amiga que gosta tanto dela, que faz de tudo para vê-la bem e retribuiu tendo um caso com o marido dela.
Louise sabe que não poderá continuar com essa situação, precisa dar um basta nisso e ou seguir o caso com David ou continuar a amizade com Adele. É claro que ela sabe qual é a decisão certa a se tomar. Escolher a amiga e terminar tudo com David. E tudo vai ficando mais claro à medida que Louise conhece melhor a rotina do casal e percebe que há algo errado ali. O David que é seu chefe e seu amante não se parece em nada com o David marido da amiga. O David marido é controlador, possessivo; já o David amante é carinhoso, talvez misterioso, sim, mas não violento como ele é com Adele.

E além disso ainda tem uma questão muito importante que liga essa amizade das duas, os sonhos. Ambas têm pesadelos constantes, mas Adele já conseguiu controlar os seus e ajuda a amiga a controlá-los também. Inclusive, mostra a ela que os sonhos têm duas portas. A primeira, a maioria das pessoas poderia alcançar facilmente, mas a segunda, só as pessoas certas podem fazer isso e Adele tenta ensinar Louise a atravessar essa segunda porta. É aí que está o maior problema. Essa porta é perigosa.

Minha impressão

Um dos melhores thrillers psicológicos que eu já li. Foram poucos os livros que conseguiram me surpreender como esse livro conseguiu. Em um determinado momento a gente começa a imaginar que uma situação vai acontecer, é algo que vai sendo desenvolvido aos poucos, uma pista aqui e outra ali para nos fazer acreditar. E ao chegarmos a esse ponto vemos a genialidade da autora. Só que não para por aí. Quando pensamos que não havia mais nada para ser revelado, Sarah Pinborough vem com uma bomba que é capaz de deixar qualquer leitor em choque! Eu tive que parar, ler de novo, tentar assimilar aquilo que tinha lido. Um plot twist de respeito!

David e Adele pareciam um casal perfeito, só que ao entrar na vida deles, Louise descobre que eles têm segredos e que são perigosos. Louise e David se conheceram em um bar e se beijaram, só que no dia seguinte ela descobre que ele é seu chefe e que ainda por cima é casado. David afirma que não é esse tipo de homem e a convence de que ela não é só um caso para ele, que ela é especial e que o casamento já não estava bem. E então Adele e Louise se esbarram na rua e começa uma amizade entre elas.

Quanto mais conhece o casal, mais Louise entende que há algo de errado com eles. Adele está o tempo todo com medo e Louise presencia um casamento abusivo. Por outro lado, David faz a esposa parecer uma louca, as atitudes dela demonstram que algumas coisas poderiam ser apenas para transformá-lo em um monstro. Em quem acreditar? Qual dos dois está certo? Louise precisa escolher um dos lados, sabe que a decisão certa é escolher Adele e ajudar a amiga a sair desse casamento tóxico.

Por Trás de Seus Olhos não é um livro sobre triângulo amoroso, é um livro no qual não podemos confiar em ninguém, cada um dos passos dos personagens é planejado, basta saber qual deles está planejando as coisas para proteger as pessoas e qual está planejando destruí-las. Leiam, não vão se arrepender!

Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Daniela Conde

    ResponderExcluir