[Resenha] Assassin's Creed Valhalla - Canção de Glória

17 de maio de 2021

 

Título: Assassin's Creed Valhalla - Canção de Glória (Volume único)
Autor: Cavan Scott, Martín Túnica e Michael Atiyeh
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 64
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Graphic novel canônica do universo de Assassin’s Creed Valhalla, novo game da Ubisoft.
Um viking não pode ter medo, se deseja alcançar a glória!
Noruega, metade do século IX de nossa era.
Eivor, uma poderosa gerreira viking, chega a uma vila sendo invadida e arrasada por um reino vizinho. Antes de tomar uma atitude, enquanto observa o caos e o derramamento de sangue, ela pensa que pode usar aquele ataque a seu favor. Mas sua estratégia se mostrará uma benção ou uma maldição? De uma forma ou de outra, a única certeza é a de que sua lenda se tornará ainda mais forte.
Longe dali, a leste, o também viking Sigurd desafia e molda seu destino ao procurar um tipo bem diferente de recompensa – um poderoso artefato de aço.
Resenha
Eivor é uma guerreira viking muito poderosa, ousada e destemida! Não foge de uma batalha e age por impulso, sua espada clama por sangue e ela atende a esse chamado. Ela é filha de um grande rei e quer mostrar ao pai todo o seu valor, Eivor sabe que é a melhor guerreira, sabe que pode comandar grandes tropas e busca a sua glória. Ela quer se tornar uma lenda. 

Durante uma invasão a uma vila que fica na fronteira das terras de seu pai, Eivor tem a ideia de se beneficiar daquele ataque. Seu plano é resgatar os aldeões e fazê-los se curvarem perante Styrbjorn (pai dela), a guerreira acredita que libertá-los fará com que jurem fidelidade. No entanto, fazer com que aceitem a autoridade será mais difícil do que parecia. 
Eivor encontra nessa vila uma escrava que diz ter visões, Gull mais parece uma bruxa e convence Eivor a levá-la com a promessa de tornar a guerreira uma verdadeira heroína. Era a chance que a filha do rei esperava para mostrar o seu valor, então ela aceita levar Gull e ainda poderá oferecê-la como presente ao pai. Imaginando que ele ficará feliz com a notícia de ter mais uma vila sob seu comando e uma nova escrava. 

Eivor seguirá os caminhos que Gull lhe disser para que, enfim, tenha a sua glória. Porém, o que ela vai encontrar será uma grande provação. Para se tornar uma lenda será preciso fazer algumas escolhas e seu futuro dependerá de suas decisões. E nessa jornada Eivor vai aprender que nem todos são confiáveis...
Bem longe de tudo isso, lá na Bulgária, Sigurd – irmão de Eivor – também busca sua própria glória, mas através de uma maneira diferente. Ele está procurando por uma lâmina digna do ferreiro dos deuses, uma espada de aço de cadinho que lhe tornará ainda mais forte e lhe trará ainda mais vitórias. Ao contrário de Eivor, Sigurd é um guerreiro que gosta de traçar planos antes de agir, ele é cauteloso e com sua nova espada planeja conquistar muitas riquezas.

Sigurd e um aliado planejam fazer um grande roubo. Nessa empreitada eles se deparam com um objeto um tanto quanto estranho e que não reconhecem o seu valor, entretanto, o tal objeto parece ter um grande significado já que pessoas estão dispostas a morrer para protegê-lo. 
Minha impressão
 Assassin’s Creed Valhalla – Cancão de Glória é uma graphic novel ambientada no universo oficial do game e anterior aos acontecimentos do mesmo. O jogo estreou em novembro de 2020 e vem fazendo um enorme sucesso, o jogador escolhe assume o avatar de um guerreiro viking (pode escolher o gênero com o qual quer jogar), e vai participar de batalhas em invasão ao território saxão. Na GN, acompanhamos dois grandes guerreiros filhos do rei, Eivor e Sigurd.

Eivor é poderosa e busca fazer seu nome como heroína, ela quer impressionar o pai e ter a glória tão sonhada. Ela é impulsiva e destemida, uma líder nata e quer mostrar seu poder a todos. Durante uma invasão a uma vila localizada nas fronteiras das terras do seu pai ela encontra uma bruxa que lhe promete exatamente o que ela quer, ser uma lenda. Eivor será provada e deverá fazer escolhas, seu futuro e o destino de seu povo dependem de suas decisões. 

Ao contrário da irmã, Sigurd é um guerreiro que age com calma e traça planos antes de ir às batalhas. Dessa vez ele está bem longe em busca da própria glória. O guerreiro está procurando uma espada valiosa que poderá lhe trazer ainda mais vitórias e muito mais riquezas. Mas no meio dessa jornada ele vai se deparar com pessoas que querem proteger um importante artefato do qual Sigurd não tem ideia do valor. 

A história é eletrizante e para quem gosta de tramas vikings é uma ótima leitura. Os fãs de Assassin’s  Creed também vão se deliciar com essa aventura. Eu ainda não tive contato com o game e talvez por isso o final tenha me confundido um pouco, tive que reler algumas vezes e só depois de ver o trailer do jogo eu pude decifrar a charada do final – bom, assim espero! 

As ilustrações estão simplesmente perfeitas, bem realistas e, em algumas cenas, bastante impactantes. A edição está belíssima, o livro é em capa dura e com detalhes que remetem ao game. É uma leitura rápida e bem envolvente. Recomendo demais!


Minha nota para o livro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário