[Resenha] Teto Para Dois

2 de dezembro de 2020

 

Título: Teto Para Dois
Autor: Beth O'Leary
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Ano: 2019
*Cortesia da editora
Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

Resenha
Tiffy é editora assistente em uma editora especializada em livros de artesanato e apesar de ganhar pouco e trabalhar muito ela gosta do seu emprego. Já faz alguns meses que ela e Justin terminaram o namoro, mas Tiffy continua morando no apartamento dele porque Justin sempre acaba voltando. Ela não percebe, mas é um relacionamento extremamente abusivo e Justin a manipula. Mas algo de diferente aconteceu dessa vez, Justin está com uma nova namorada e a levou ao apartamento dele – mesmo sabendo que Tiffy estaria lá.

Então agora ela está decidida a encontrar um novo lugar para morar, não só decidida, também está desesperada porque Justin a intimou a pagar um aluguel. Como Tiffy recebe pouco ela não pode alugar nada muito caro e as opções que cabem em seu orçamento não são nada boas, depois de ter visitado lugares deploráveis ela só consegue pensar em uma solução, o anúncio para dividir um apartamento. Seria perfeito porque ela não vai encontrar com colega de apartamento em momento algum porque ele trabalha à noite e aos finais de semana fica com a namorada.
Leon
trabalha como enfermeiro de cuidados paliativos no turno da noite, ele faz o seu melhor para tornar a estadia dos pacientes o mais confortável possível e se envolve com eles como outros enfermeiros não fazem. Leon é calado, tem dificuldades para socializar e gosta de manter a sua rotina sem grandes surpresas, qualquer coisa que saia do padrão o deixa assustado. Mas Leon vai precisar fazer um grande esforço para mudar um pouco as coisas porque está precisando de um dinheiro extra e teve a ideia de sublocar seu apartamento.

Leon fica um pouco apreensivo, porém com o dinheiro do aluguel ele vai poder ajudar o irmão que está passando por uma situação complicada. O único problema é que o apartamento só tem uma cama e Leon terá que dividi-la com quem quer que faça o contrato. Eles não vão dividir a cama ao mesmo tempo, na verdade, Leon e a pessoa jamais se encontrarão – essa é uma das regras. Quando Tiffy responde ao anúncio ele fica animado por ter a chance de ganhar esse dinheiro extra, só não esperava as mudanças que viriam com ela.
Tiffy é uma mulher que possui muitas coisas e é um pouco exagerada em suas combinações de cores também, em pouquíssimo tempo o apartamento de Leon fica irreconhecível, parece que está tudo de pernas para o ar. Cada um dos dois tem a sua rotina e o esquema de horários funciona muito bem porque eles realmente nunca se encontram e desenvolveram uma comunicação arcaica, mas que dá certo: eles escrevem bilhetes um para o outro e esperam a resposta no bilhete seguinte. Através de post-its colados por todo o apartamento e em lugares inusitados, Tiffy e Leon passam a se conhecer sem nem mesmo terem se visto ou conversado por telefone. Nasce uma amizade entre eles e ambos sabem que podem conversar um com o outro intimamente, e realmente é isso que fazem.

Tiffy sempre conversa com Leon sobre seu ex-namorado e em como ele a manipulava. Leon passou a vida inteira assistindo à mãe se envolver em relacionamentos tóxicos e entende que Tiffy deve enxergar por si mesma que Justin é o problema e que ela precisa de ajuda para conseguir superar os traumas de um relacionamento onde não havia agressão física, mas uma violenta agressão psicológica que deixou marcas profundas. E Tiffy tem amigos incríveis que estão ao lado dela em todas as situações difíceis, mas não a pressionam a tomar qualquer decisão, eles a protegem sem serem invasivos e conversam com ela tomando cuidado para não assustá-la ainda mais.
Minha impressão
Desde que Teto Para Dois foi publicado eu tenho visto muitos elogios para ele e ficava cada vez mais curiosa, então quando finalmente tive a oportunidade de realizar a leitura eu estava com muitas expectativas, e é muito bom quando um livro tão desejado não nos decepciona e ainda se torna um dos nossos queridinhos! Eu fiquei encantada com a leitura, é leve e apaixonante, mas ao mesmo tempo aborda um assunto pesado: relacionamento abusivo.

Temos uma personagem que acabou de sair de um relacionamento onde seu ex-namorado a manipulava, fazia com que ela pensasse que esqueceu algumas coisas, a induzia a fazer escolhas, tinha poder sobre ela ao ponto de Tiffy mesmo estando triste, com raiva e com medo querer agradá-lo porque não queria ser rejeitada. Ele mexia psicologicamente com ela e a fazia acreditar que as situações ruins eram culpa dela de alguma maneira.

Quando Tiffy resolveu sair da casa dele ela estava desesperada para encontrar um lugar para morar, mas com o trabalho de editora assistente ela ganha mal e não pode pagar um lugar muito caro, então vê um anúncio de uma sublocação de apartamento onde ela dividira o local com um enfermeiro que trabalha no turno da noite e aos finais de semana não ficaria em casa. É perfeito para ela, não veria o colega de apartamento e o valor do aluguel cabe no orçamento. A única coisa é que precisariam dividir a cama, mas não ao mesmo tempo. Ela dormiria na cama à noite e Leon, durante o dia.

Leon é um fofo, ele é todo calado e é introspectivo, mas tem um coração de ouro e faz tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar seus amigos. O irmão dele está com um baita problema e Leon precisa de dinheiro extra, por isso decide sublocar o apartamento. É muito legal a maneira como Tiffy e Leon se comunicam, eles usam post-its para conversar e por meio desses bilhetes diários os dois desenvolvem uma amizade.

O livro tem momentos engraçados que nos fazem dar altas risadas e também temos cenas tensas de partir o coração. O final me deixou com um sorriso bobo no rosto e um quentinho no coração. Teto Para Dois é um livro que conquista o leitor desde as primeiras páginas e eu recomendo muito a leitura. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário