[Resenha] A Adorável Loja de Chocolates de Paris

9 de dezembro de 2020

 

Título: A Adorável Loja de Chocolates de París
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2020
*Acervo pessoal
Sinopse: A adorável loja de chocolates de Paris contém receitas de dar água na boca.
Sim, é verdade que Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Por isso, quando um acidente muda sua vida e Anna tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, ela tem certeza de que vão descobrir que é uma fraude.
Afinal, existe uma diferença muito grande entre o chocolate industrial da sua cidade natal, no norte da Inglaterra, e as criações feitas à mão, com ingredientes da melhor procedência, pelo grande chocolatier Thierry Girard.
Mas com um pouco de sorte, muita paciência e a ajuda dos novos amigos, o exuberante Sami e o galanteador Frédéric, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e sobre si mesma – do que jamais sonhou.
Cheio de lições de esperança, engraçado e irresistivelmente viciante, A adorável loja de chocolates de Paris é um romance delicioso que nos lembra que sempre vale a pena lutar pelas coisas mais doces da vida.

Resenha
Anna Trent era degustadora (praticamente uma supervisora) em uma fábrica de chocolates, ela não tinha que – de fato – fazer chocolates, o processo na fábrica na qual ela trabalhava era todo automático e Anna praticamente só ligava os botões e experimentava. Até que um acidente trágico mudou por completo a rotina dela. Anna acabou derrubando um tonel de chocolates em cima dela, embora na hora ela tenha achado muita graça da situação porque estava tão nervosa que só conseguia rir, e precisou ficar internada um longo tempo.

Após ter ficado inconsciente por alguns dias, Anna descobriu que havia contraído uma infecção hospitalar e descobriu, também, que havia perdido dois dedos no pé devido ao acidente e precisaria aprender a andar novamente porque a falta desses dedos a desestabilizava e ela não conseguia se equilibrar. Anna ficou desolada, nunca tinha imaginado que seus dedos fossem tão importantes e lhe fariam tanta falta. No hospital, ela reencontrou com a sua antiga professora de francês, Claire, que está muito doente e muito debilitada.
Anna e Claire fazem companhia uma à outra e desenvolvem uma linda amizade, como nenhuma das duas têm o que fazer, Claire sugere ensinar francês para Anna e as semanas seguintes são de um grande aprendizado para Anna e de uma enorme distração para Claire. A professora tem um passado misterioso do qual Anna não sabe muita coisa, mas que com o tempo vai entender o que aconteceu com sua amiga e vai tentar ajudar. Claire viveu um grande amor em Paris quando era mais nova, mas seu romance ficou no passado e ela construiu uma linda família.

Anna está sem emprego e não tem ideia de como conseguirá outro porque não tem confiança de que vai dar conta de algum emprego lhe faltando dois dedos, ela tem vergonha disso e está fugindo de contato social e responsabilidades. Mas Claire conhece uma pessoa em Paris que tem uma loja tradicional de chocolates e que está precisando de uma mãozinha, então ela indica Anna , mesmo que esta coloque desculpas dizendo que não sabe fazer chocolates porque na fábrica ela não precisava fazer, só supervisionar o processo de criação! Mas Claire se mantém firme e convence Anna a viajar para Paris e dar um passo novo em direção ao seu futuro.
Anna estava nervosa por não conhecer ninguém em Paris e por não saber falar francês tão bem, mas agora ela está disposta a encarar o desafio e se anima para o trabalho. A loja é formidável, Thierry é o dono da loja e a acolhe, começa a lhe ensinar as coisas e Anna tenta aprender tudo. Mas nem todos na loja ficam satisfeitos com a novata inglesa, os demais funcionários fazem questão de deixar claro que a presença dela não é bem-vinda e Alice – mulher de Thierry – morre de ciúmes dele, fazendo a estadia de Anna ser um inferno.

Fica claro que Thierry e Claire tiveram um passado juntos e nenhum dos dois comenta sobre o que aconteceu, Anna não quer passar dos limites, mas fica curiosa e tenta arrancar alguma informação deles, em vão, os dois são bem reservados. O filho de Thierry tem problemas com o pai e os dois não se falam há anos, Anna percebe que eles são mais parecidos do que gostariam de admitir e vai perceber que ambos querem se reencontrar, só não dão o braço a torcer. Ela e Laurent não se davam muito bem no começo, mas ele começa a se interessar por Anna e, bem, ela não está comprometida com ninguém, que mal faria dar uma chance a Laurent? Só que os dois vivem trocando farpas e quando um acidente deixa a loja praticamente aos cuidados de Anna ela vai precisar muito da ajuda dele para dar conta sem que Alice a demita. O problema é que Laurent é tão orgulhoso quanto o pai e não quer pisar naquela loja.
Minha impressão
Ai, gente, que livro mais emocionante! É uma história tão linda, uma leitura tão gostosa. Eu sou apaixonada pelos Romances de Hoje da Editora Arqueiro, são livros leves que trazem questões da atualidade e com um romance para aquecer o coração. Os livros podem ser lidos separadamente porque são histórias diferentes, escritos por autoras diferentes e um não tem nada a ver com o outro. Esse é o terceiro livro da autora na coleção e foi o que eu mais gostei.

Ao contrário de A Pequena Livraria dos Sonhos e A Padaria dos Finais Felizes, A Adorável Loja de Chocolates de Paris traz uma história um pouco mais comovente, a escrita da autora continua muito envolvente e com aqueles momentos gostosos de descontração que nos fazem dar algumas risadas ao longo da leitura, mas nesse livro nós temos um final de arrancar lágrimas do leitor e que dá um grande aperto no coração. Eu confesso que não estava preparada para o tanto que choraria com o final desse livro. Claro que já era esperado que acontecesse, mas a maneira como a autora encerra a obra é linda. Linda e muito triste!

Anna sofreu um acidente na fábrica de chocolates que trabalhava e perdeu dois dedos no pé, no hospital pegou uma infecção e precisou ficar lá mais tempo do que esperava e lá reencontrou sua antiga professora de francês que está muito doente. As duas desenvolvem uma forte amizade e a professora indica Anna para trabalhar em uma loja de chocolates em Paris. Nós vemos o passado de Claire (a professora) e descobrimos que ela viveu um amor intenso em Paris durante a sua adolescência, mas por algum motivo o casal apaixonado não pode ficar junto e nós vamos descobrindo aos poucos o que aconteceu.

Foi muito interessante descobrir sobre o passado de Claire ao mesmo tempo em que acompanhava a Anna em sua nova fase de vida, tentando superar seus medos e descobrindo que é capaz de fazer coisas que nem imaginava. Recomendo toda a coleção, mas esse é meu novo queridinho! Ah, Jenny Colgan não seria Jenny Colgan se não nos desse receitinhas, e as desse livro são com chocolates (obviamente)! Não vejo a hora de testar algumas, deram água na boca. 


Leia as resenhas de todos os livros da coleção clicando aqui

Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. Olá,
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas se tem uma coisa que é unânime em todas as resenhas que leio, é a delicadeza e fofura desses livros. Adorei suas impressões, desde o inicio do seu post já imaginei que seria uma leitura emocionante e cativante, e fiquei feliz por confirmar isso depois.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir