[Resenha] A História dos Hagis

22 de dezembro de 2020

 

Título: A História dos Hagis
Autor: Alvaro Mendes
Editora: Publicação independente
Páginas: 334
Ano: 2020
Clique aqui para comprar
*Publicidade
Sinopse: O livro é escrito na primeira pessoa por Edna Valerine, uma mulher de 30 anos, alta executiva de uma empresa multinacional. Quando Edna começa a receber e-mails de uma desconhecida, descobre que a remetente está morta. Uma sucessão de eventos intrigantes a envolve cada vez mais com o mistério, até perceber que todos os fatos estão relacionados a algo muito maior e, até então, ignorado. Por conta disso, ela deixa o Rio de Janeiro, em viagens para Barcelona, Luxor e Nova Iorque. Nesses locais, passa por variadas situações, de ameaças de morte a ataques terroristas, de uma inesperada paixão a complôs conspiratórios. Por fim, Edna vai ao encontro de um grupo de pessoas e descobre que o mistério maior se refere a uma tradição milenar, da qual ela faz parte. A partir daí, Edna se vê, face a face, com o seu inimigo. Diante da gravidade do que conheceu, envolvendo não só a ela, mas ao mundo como um todo, decide escrever “A História dos Hagis”.

Resenha
Edna Valerine é uma mulher de trinta anos e que tem uma história interessante a contar! Ela é executiva em uma importante multinacional e se empenha em fazer o seu melhor sempre. Edna busca se atualizar a cada instante e se capacitar cada vez mais para estar à altura do cargo que exerce e continuar crescendo profissionalmente, para isso, começou a fazer um mestrado em Ciências da Comunicação. Tudo estava indo muito bem, até que chegou o momento de fazer a dissertação.

A professora de Edna é uma mulher de personalidade extremamente difícil e alguém de quem os alunos tendem a fugir e não se inscrever em suas aulas, mas Edna gosta de um bom desafio e quis fazer a aula de Dona Celita porque se achava capaz. Quando chegou o momento de decidir o tema da dissertação, Edna escolheu falar sobre a morte e investigar como o ser humano reage a ela, as homenagens e a devoção. Edna dividiu em dois pontos: o primeiro, comunicação através de pirâmides egípcias; o segundo, a morte nos tempos atuais e seu anúncio em jornais.
Edna ainda não tinha ideia do quanto essa dissertação mudaria a sua vida, os dois assuntos que escolheu abordar trariam grandes consequências em um futuro bem próximo. Em uma determinada semana, Edna começou a receber e-mails de um remetente que ela desconhecia e o conteúdo das mensagens era um tanto quanto estranho – motivo pelo qual Edna resolveu excluir as mensagens e não dar tanta importância –, porém, ao receber a mensagem pelo terceiro dia consecutivo ela quis investigar.

Edna pede ajuda ao seu amigo Charles (que entende de informática melhor que ninguém) para tender descobrir algo sobre os e-mails, ela achava que eram apenas spam, e Charles foi categórico ao informar que não, eles eram exclusivos para ele, só não tinha ideia do que estava acontecendo. Os e-mails eram em nome de Angelina Tostes e escritos em latim, pareciam contem alguma mensagem criptografada e ela não sabia o motivo de estar recebendo essas mensagens.
A situação fica ainda mais estranha quando Edna vê em um jornal o anúncio da morte de Angelina Tostes com as informações sobre o velório, o pior é que Angelina morreu há uma semana e desde o dia de sua morte os e-mails têm sido enviados. Como não conhecia Angelina, Edna vai ao funeral para tentar encontrar alguma pista, mas fica ainda mais confusa ao encontrar lá o seu chefe. A partir deste momento, Edna embarca em uma verdadeira em busca da verdade e o que ela vai encontrar está além do que – um dia – ela poderia imaginar.

Aos poucos Edna vai coletando informações sigilosas e montando um quebra-cabeça, ela nunca tinha ouvido falar sobre os Hagis e fica cada vez mais curiosa para saber o que são, e Edna vai ter muitas surpresas ainda. Conspirações, atentados terroristas, informações perigosas... Edna está cercada por pessoas nas quais não pode confiar, sua vida corre perigo e ela está cada vez mais envolvida com algo que não conhece, mas que descobre ter uma forte ligação com tudo. E em meio a todo o caos que se tornou a sua vida ela ainda vai ter seu coração balançado por um homem misterioso e que pode estar exatamente no lado oposto ao dela.
Minha impressão
A História dos Hagis é uma obra nacional com muito mistério e cheia de ação. Uma trama que envolve conspirações e atentados terroristas, um segredo que pode mudar o mundo como conhecemos precisa ser mantido em segurança porque se cair em mãos erradas ele pode causar um grande estrago mundial. Além disso, há uma tradição tão antiga quanto qualquer religião que se tenha conhecimento correndo um grande perigo, os Hagis precisam de ajuda e seus guardiões, de proteção.

Edna Valerine é uma mulher independente e ocupa um cargo importante em uma multinacional, há exatamente uma semana ela começou a receber e-mails em latim de uma pessoa que ela não conhece, mas que descobre estar morta. Ao investigar a origem das mensagens Edna não esperava se envolver em questões tão perigosas e não imaginava que a sua própria vida estaria em risco. Ela não sabia o que eram os Hagis, mas vai descobrir que tem uma ligação com eles. Edna vai viajar para destinos diferentes ao longo da investigação, vai conhecer pessoas que não sabe se pode confiar, nem mesmo seus amigos de longa data ela tem certeza de que são que dizem ser. As coisas se complicam cada vez mais.

Alvaro Mendes nos entrega uma trama muito bem trabalhada e consegue nos prender à leitura logo nas primeiras páginas, o autor nos traz um bom suspense e tentar desvendar os segredos dessa história faz com que fiquemos envolvidos com a personagem e mais curiosos a cada virar de página. A História dos Hagis foi uma ótima leitura, eu não conseguia parar de ler e fiquei bem satisfeita com o rumo que o autor deu à trama e com o final também. Recomendo bastante a leitura! 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário