[Resenha] Shine - Uma Chance de Brilhar

30 de dezembro de 2020

Título: Shine - Uma chance de brilhar
Autor: Jessica Jung
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: O que você sacrificaria para realizar seu maior sonho? Para trainees de K-pop, a resposta é: quase tudo. Rachel Kim sonha em ser cantora e se dedica há seis anos ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. As regras são claras: treine vinte e quatro horas por dia. Seja perfeita. Não namore. Ou será expulsa.
Conforme a idade limite para estrear se aproxima, a competição para integrar o novo grupo feminino da DB fica mais acirrada, com algumas trainees dispostas a fazer de tudo para se destacar. Rachel sabe que essa é sua única chance e que não pode falhar. Em meio a dietas, pressão e intrigas, a última coisa que ela esperava era se apaixonar. E menos ainda por Jason Lee — o maior astro da DB, que está em busca de uma parceira de dueto. Charmoso, lindo e talentoso, ele é exatamente o tipo de risco que ela não pode correr, mas ao qual não consegue resistir. Só que no amor e no K-pop, vale tudo, e Rachel vai brigar pelo seu futuro e por sua chance de brilhar.
Em sua estreia na literatura, a estrela Jessica Jung, ex-membro do lendário grupo feminino Girls’ Generation, se inspira em sua própria trajetória e revela os bastidores da indústria do K-pop na etapa inicial: a formação dos idols. Shine: Uma chance de brilhar é uma história inesquecível sobre o poder da música e os sacrifícios por trás do sucesso.

Resenha
“Sinto que estou o tempo todo dividido entre dois mundos. Branco demais para ser asiático, asiático demais para ser branco. É como se eu estivesse enganando todo mundo dos dois lados, tentando convencer que pertenço a determinado lugar, quando na verdade nem eu mesmo sei que lugar é esse.”
Rachel Kim tem dezessete anos e o seu sonho é ser uma estrela de K-pop, para conseguir realizá-lo ela é capaz de tudo, inclusive abrir mão de partes importantes de sua vida. Rachel foi recrutada pela DB Entertainment – quando era mais nova – para participar do programa de trainees. Ela deveria dedicar os próximos anos de sua vida exclusivamente ao K-pop, ser perfeita, fazer o que lhe mandassem, treinar exaustivamente, nunca (jamais) namorar e manter sempre um sorriso no rosto, independente do que possa acontecer.

Toda a família de Rachel precisou mudar de vida para que ela pudesse correr atrás de seu sonho e se tornar uma trainee, mas ela está feliz e é isso o que importa. Só que as coisas não são como aparentam ser. Todos passam por dificuldades, todos enfrentam problemas. A mãe de Rachel quer que a filha mantenha o pé no chão e deixe abertas algumas possibilidades caso o K-pop não dê certo, o que faz com que Rachel fique ressentida com a mãe por não acreditar nela, por não acreditar que ela vai, de fato, se tornar uma estrela mundialmente famosa.
“Eu não sou parte branca, mas sinto a mesma coisa por ser americana. Às vezes é como se a Coreia não me aceitasse totalmente porque nasci nos Estados Unidos, mas por outro lado lá também não sou aceita por causa da minha ascendência coreana. É estranho. É como se eu existisse no meio do caminho.”
Rachel é uma das favoritas da DB e por isso ela desperta muita inveja em algumas das concorrentes que fazem de tudo para tirá-la de seus caminhos, principalmente a Mina (filha de um dos executivos importantes, mas que vive uma enorme cobrança por perfeição). A DB está para anunciar um novo grupo feminino e as trainees estão praticamente em um campo de guerra, Rachel não pode falhar, é a sua última chance porque já está na idade limite.

Tudo o que ela não precisava era de uma distração, mas acabou esbarrando em uma, e uma bem linda e charmosa por sinal. Jason Lee é um astro da DB e arrasta multidões por onde quer que passe. Jason está em busca de uma parceira e Rachel e Mina podem ser as escolhidas, então as duas precisarão mostrar quem é a mais indicada para a parceria. O que, certamente, vai gerar uma competição ainda maior entre as duas e Mina joga muito baixo para conseguir aquilo que quer.
Nos próximos meses, Rachel vai descobrir muito mais sobre a DB do que imaginaria descobrir, vai entender o quão tóxica é a indústria de K-pop e vai precisar fazer escolhas difíceis para realizar o seu sonho. Ela vai ter um árduo caminho pela frente e muitos obstáculos vão surgir para tentar impedi-la, mas Rachel não desiste fácil. Ela só não esperar receber tantas apunhaladas, não esperava que seu coração fosse tantas vezes machucado.

Para ser uma estrela K-pop e brilhar é preciso seguir as regras do jogo. Seja perfeita, treine a cada segundo do dia e não namore. Pode parecer simples, mas há muita coisa escondida nessa indústria e Rachel vai descobrir da pior maneira possível.

Minha impressão
Shine – Uma Chance de Brilhar é uma leitura tão gostosa, eu não esperava me envolver tanto assim quando comecei a ler. Eu já sabia que iria gostar, claro, só não estava preparada para o tanto que me apaixonaria por essa história. Eu sofri com a Rachel, eu me alegrei com ela, tive meu coração despedaçado e chorei cada lágrima junto com a Rachel. Apesar de ser uma leitura divertida, a obra traz momentos intensos que nos emocionam.

A autora é uma estrela de k-pop, além de influencer e estilista também, no livro ela nos traz uma protagonista forte, independente e suscetível a erros, assim como qualquer pessoa, só que na indústria de K-pop qualquer deslize pode ser fatal e um erro pode acabar com a carreira. Rachel Kim tem o sonho de ser uma grande estrela, ela participa do programa de trainees da DB Entertainment e está a um passo de realizar o seu desejo, mas ela vai descobrir o quanto essa indústria é tóxica e vai perceber tudo o que precisa abrir mão para conseguir chegar ao lugar onde almeja.

Rachel precisa se esforçar mais do que qualquer outra trainee porque ela é americana e porque a sua mãe não deixa que ela durma na casa das trainees, então ela precisa chegar muito cedo e sair muito tarde, além de manter uma vida fora do programa, coisa que nenhuma outra trainee faz. Não é fácil já por essa rotina exaustiva, mas ela ainda precisa enfrentar a inveja das concorrentes e tem que tomar cuidado a cada segundo porque a qualquer momento pode ter uma armadilha para destruí-la. Como se não bastasse, Rachel ainda conhece Jason Lee (o astro da DB) e ele parece ser tão carinhoso com ela, tão fofo, que vale a pena arriscar alguns encontros escondidos, já que uma das regras da DB é que as trainees não namorem nunca.

Eu adoraria falar muito mais sobre esse livro, mas preciso parar para não dar nenhum spoiler. Então só me resta recomentar a leitura. Dê uma chance e se encante com a história. 


Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário