[Resenha] Pequenos Incêndios por Toda Parte

9 de junho de 2020

Título: Pequenos Incêndios por Toda Parte
Autor: Celeste Ng
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.
Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.

Resenha
“―Acho que, na maioria das vezes, todo mundo merece mais de uma chance. Todos nós fazemos coisas de que nos arrependemos de vez em quando; Você só tem que carregá-las consigo.”
Mia Warren e sua filha Pearl acabaram de se mudar, elas possuem uma vida nômade, nunca param por muito tempo em um lugar, nunca fincam raízes por onde passam, nunca se apegam demais a qualquer coisa, qualquer pessoa. A vida delas é uma constante mudança. Mas agora pode ser diferente. Shaker Heights é uma comunidade quase que utópica. Tudo nela é planejado. As pessoas vivem felizes, são famílias ricas e que seguem à risca o padrão estipulado para que a comunidade seja um modelo de organização.  Tudo deve estar de acordo com as normas, cor da pintura das casas, altura do gramado, dias de colocar o lixo para fora, localização da escola...

É nessa comunidade exemplar que Mia e Pearl estão morando, elas alugaram um apartamento com um valor muito em conta, a dona do imóvel gosta de pensar que está fazendo caridade, mas não aceita qualquer um. Os Richardson são uma família tradicional e gostam do estilo de vida que eles têm em Shaker Heights, não só gostam como defendem os bons costumes de sua comunidade. A família tem quatro adolescentes, três deles são exatamente o que os pais esperam e recebem elogios pelos seus comportamentos, mas uma das filhas é motivo de grande desgosto para os pais. Ela é rebelde, irrequieta, não se parece em nada com os demais membros da família e os desafia o tempo todo. E talvez agora Izzy tenha ido longe demais. A casa dos Richardson foi incendiada e tudo leva a crer que Izzy foi a responsável.
Mia é uma fotógrafa excelente, sua arte é enigmática, cheia de mensagens e que impactam quem as vê. Mas ela não vive disso, por mais que goste de fotografar ela ainda precisa de outro emprego para conseguir manter a casa e a filha. Algumas de suas fotos são vendidas em uma galeria, mas não é sempre que ela consegue um bom rendimento e até que um de seus trabalhos seja vendido novamente Mia consegue outro emprego em alguma cidade para onde se mude com a filha. Mia tem um passado misterioso, ela nunca revela muito sobre si ou sobre a família, tampouco fala sobre o pai de Pearl. Mia prometeu a Pearl que dessa vez elas podem ficar. Chega de mudanças. Chega de dormir no carro.

Moddy Richardson é um dos adolescentes da família e logo ele faz amizade com Pearl, que começa a frequentar a casa deles e é bem aceita pelos demais. Todos parecem gostar dela. Pearl se deslumbra com a casa, com a família e se apaixona por Trip, irmão de Moddy. A jovem adolescente está cada vez mais conectada com a família Richardson e até começa a se comportar como eles. O que preocupa a sua mãe. Já Izzy (a filha problemática) faz o caminho inverso, ela se interessa pelo trabalho de Mia como fotógrafa e pede para ser a sua assistente, mesmo sem receber nada, quer fazer porque gosta disso. Izzy e Pearl estão felizes com essa mudança, uma frequentando a casa da outra como uma extensão de sua própria. Mas em breve as coisas iriam terminar de uma maneira muito trágica.
Paralelamente, acompanhamos o drama de uma mãe que perdeu a sua filha para o Estado e luta para reaver a sua guarda. Bebe é uma imigrante chinesa que estava passando por dificuldades financeiras, ela não conseguia mais sustentar a filha a deixou em um corpo de bombeiros, mas se arrependeu e tentou pegar a filha de volta, sem sucesso, ninguém mais sabia onde estava a sua filha. Quando Mia vai trabalhar na casa dos Richardson ela aprende muito sobre os costumes da família e recebe uma informação privilegiada, ela descobre algo que pode ajudar Bebe a encontrar a sua filha.

Elena Richardson começa a investigar o passado de Mia, quer descobrir quais são os seus segredos. Elena é uma excelente jornalista e sabe exatamente por onde procurar, então vai esmiuçando cada detalhe da vida de Mia até que, finalmente, descobre. Elena e Mia foram afetadas uma pela outra, a vida de ambas nunca mais será a mesma. Elena sente que Mia bagunçou com a perfeição que era a sua família, mas a verdade está bem longe disso, eles viviam superficialmente, Mia só mostrou como era ir mais fundo.
Minha impressão
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Celest Ng e fiquei fascinada com o enredo criado por ela. A autora construiu dramas familiares que nos deixam completamente envolvidos, ela nos traz personagens complexos e bem desenvolvidos, traz situações que nos fazem questionar como reagiríamos se estivéssemos passando pelo mesmo. É um livro que nos mantém presos do começo ao fim.

Mia e Pearl já estão acostumadas com a vida nômade, mas ao chegarem a Shaker Heights eles enxergam a oportunidade de finalmente se instalarem por mais tempo, talvez até de maneira permanente. A vida utópica da comunidade não deixa brechas para desorganização ou para alguém que não haja de acordo com as regras, Mia aprende isso assim que chega. Os Richardson são uma família rica e metódica, tudo está sempre no lugar e tudo é sempre previsível, tão diferente de Mia. Pearl faz amizade com os filhos dos Richardson e em pouco tempo frequenta a casa deles com intimidade. A única filha diferente é Izzy, sua personalidade destoa totalmente do restante da família, é vista como rebelde, e ela se seduz pela arte de Mia, tanto que pede para ser assistente da fotógrafa mesmo sem receber por isso. Enquanto Pearl se deslumbra com o pode e a riqueza dos Richardson, Izzy passa as tardes com Mia.

Eu gostei muito da escrita da autora e de como ela nos conduz ao longo da trama, nós temos alguns nichos para acompanhar e nada fica confuso, Celeste Ng introduziu dramas que mexem conosco. Ela aborda assuntos sérios, fala sobre imigrantes, adoção, sexo na adolescência e alguns outros temas que tão tabu, mas não posso falar quais são para não dar spoiler, pois são pontos importantes. Todos nós precisamos fazer escolhas difíceis em nossas vidas e temos que conviver com as consequências delas, essa é uma das mensagens principais dessa trama. Eu adoraria falar mais que isso, mas não quero estragar as surpresas. Só me resta recomendar a leitura.

Minha nota para o livro

5 comentários:

  1. Oi, parece uma história bastante envolvente, ainda não li nada da autora mas já peguei essa dica. Não sei se consegui pegar direito o enredo mas mesmo assim fiquei curiosa, os livros que falam sobre padrões na sociedade geralmente costumam nos surpreender com o final.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Oiê!!!
    Tudo bem?

    Acredita que tenho esse livro parado na estante desde seu lançamento?
    Adquiri pela caixinha do Turista Literário, mas nunca tive aquela vontadeeee/curiosidade de ler, sabe?
    Mas fiquei empolgada com sua resenha, por ter sido uma boa leitura. Vou colocar na minha meta e espero conseguir lê-lo em breve.

    Ótima resenha.
    Beijinhos
    www.aculpaedosleitores.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz.

    Eu estou com este livro na meta de leitura mas ainda não sei porque eu fico adiando a leitura. Porque adorei as informações que você deixou da história. Vou dar prioridade para leitura logo e conhecer a escrita da autora. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Gostei muito da sua resenha e estou me sentindo instigada a ler esse livro logo, ainda mais por causa que estou curiosa para assistir a série. A autora parece ter o tipo de escrita que eu gosto, ainda mais ao saber que ela trabalha diversos temas importantes na trama. Espero ler em breve.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estou super curiosa para essa leitura! Assisti o primeiro episódio da série e fiquei super curiosa. Espero poder ler e terminar a série em breve.

    ResponderExcluir