[Resenha] A Gaiola de Ouro

16 de junho de 2020

Título: A Gaiola de Ouro
Autor: Camilla Läckberg
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: NOVO SUSPENSE DE CAMILLA LÄCKBERG.
Com 26 milhões de livros vendidos, ela é considerada a rainha europeia do crime.
“Prepare-se para saborear uma história com as reviravoltas e deliciosas perversidades que são a marca registrada dos livros de Camilla Läckberg. Uma maravilhosa mistura de Garota exemplar e Os homens que não amavam as mulheres.” – Chris Bohjalian, autor de O Laço Duplo
A vingança de uma mulher é bela e brutal
Jack e Faye começaram a namorar na faculdade: um garoto criado em berço de ouro e uma jovem que se esforçou para enterrar um passado sombrio. Quando ele decide criar uma empresa, ela deixa os estudos e passa a trabalhar de dia, dedicando as noites a traçar a estratégia do novo negócio.
A companhia se torna um sucesso bilionário, mas Faye se sente como um lindo pássaro preso numa gaiola, apenas cuidando da filha em casa e sendo exibida pelo marido, que toma todas as decisões da empresa. Jack agora despreza sua inteligência, esquecendo tudo o que ela sacrificou por ele.
Quando Faye descobre que ele tem um caso, a bela fachada de sua vida desmorona. De uma hora para outra, ela está sozinha, emocionalmente abalada e sem nenhum centavo – porém nada pode se comparar à fúria de uma mulher com um passado violento determinada a se vingar
Jack está prestes a receber o que merece, e muito mais.
Nesta eletrizante história de sexo, traição e segredos, Camilla Läckberg prova ser uma das vozes mais importantes do suspense mundial.
Resenha
“Eu sentia dor, mas era exatamente isso que eu queria. A dor era minha conhecida. Era como um bálsamo para minhas feridas. Fazia com que me sentisse segura. O mundo estava queimando e a dor era a minha âncora.”
Faye é uma mulher extremamente inteligente, uma estrategista nata. Ela é esposa de um dos maiores magnatas do mundo dos negócios, o casal tem uma filha e o que todos enxergam é uma família muito feliz. Só que a verdade está bem longe disso. Faye e Jack se conheceram na época da faculdade, tão diferentes um do outro, mas o amor os completava e eles se entendiam. Ambos tinham um passado do qual não falavam e estava tudo bem assim. Aos poucos, Faye conquistou a confiança dele e Jack lhe contou seus segredos, mas ela jamais ousou revelar seus próprios.

Os anos seguintes fortaleceram a união deles, Jack e seu amigo estavam construindo uma empresa de telemarketing e Faye foi a base de todo o negócio, foi o cérebro de cada plano. Ela trabalhou arduamente para que a Compare desse certo e a empresa cresceu e se tornou referência. É cobiçada e Jack e Faye são invejados. Nos primeiros anos, ela precisou abandonar a faculdade para trabalhar como garçonete e assim não teriam gastos desnecessários enquanto a empresa estava se erguendo ainda. Mas ela não se importou, fez tudo por amor, seria compensada pelos seus esforços depois.
Então os anos foram se passando e Jack exigia cada vez mais dela, tudo por amor, claro, tudo para o bem dela. Faye nunca levou os créditos pelo que fez pela Compare, ela não se importa, Jack sabe e isso é o que ela acha mais importante. Ela o venera. O casal tem uma filha e Faye fica em casa para cuidar dela... e da casa... e das necessidades de Jack. O marido é um homem muito ocupado, ela precisa fazer as coisas estarem sempre perfeitas, Jack é um homem que gosta das coisas no lugar, que gosta da casa limpa e organizada. Quando algo o incomoda ele fica irritado. Como Faye não consegue ser organizada se não faz nada o dia inteiro? Ela só cuida da criança e arruma a casa. Uma mulher tão imprestável! É isso que ela escuta de Jack.

Após o nascimento da filha, Faye sentiu as mudanças em seu corpo, engordou muito, não tem mais tempo para se dedicar a si mesma, mas seu marido a ama do jeito que ela, só anda muito estressado por causa do trabalho, por isso ele não a procura mais para se relacionarem sexualmente. Dia após dia, Faye encontra desculpas para cada uma das atitudes do marido. Ela não se vê em um casamento abusivo. Não percebe que essa relação faz mal a ela. Não percebe que a filha não está bem. Não consegue enxergar o marido manipulador que tem. Um homem que só a menospreza, que a humilha. Ele a trata como se ela fosse burra, não deixa que ela conclua seu raciocínio, não permite que ela comente sobre economia ou negócios e sempre que tenta é ridicularizada por ele. Ele faz comentários maldosos sobre ela o tempo inteiro, sobre a sua capacidade intelectual, sobre o seu peso, sobre suas atividades rotineiras, sobre tudo. Mas Faye continua sendo a mulher submissa ao marido, que está ao lado dele e suporta tudo por amor.
E então Faye descobre algo que a deixa sem chão. Ela fica desesperada, seu mundo desaba. Faye fica destruída, mas é obrigada a juntar cada um dos seus caquinhos e se reerguer, ela vai deixar que o seu passado misterioso a domine, a Faye (e esse nem mesmo é o seu nome verdadeiro) que ela mantinha escondida finalmente pôde sair e assumir o controle. Ela estava vivendo de aparências, agora poderá ser ela mesma. Faye arquiteta um plano genial, tão brilhante quanto é ousado e vai lutar com todas as suas forças para que ele se concretize, não importa quanto tempo demore. A vingança é um prato que se come frio.

Sua sede por vingança aumenta quando ela tem mais uma descoberta e essa mexe com as suas entranhas, o ódio que sente é combustível para ir mais fundo. Quem quer que tenha mexido com ela, vai se arrepender amargamente. Faye é implacável e age com sangue frio, ela calcula cada um de seus movimentos e prevê a jogada de seu oponente, fazendo com que esteja sempre à frente. O resultado dessa vingança tem seu preço e Faye está disposta a pagar.
Minha impressão
Que livro mais instigante! Logo no primeiro capítulo recebemos uma notícia bombástica e desesperadora e ao longo das páginas vamos descobrindo como as coisas chegaram a tal ponto. A obra tem uma divisão de três tempos: o passado de Faye; os anos que ela estava na faculdade e começou a se relacionar com Jack; e o presente. A autora nos dá acontecimentos atuais e depois nos conta o que aconteceu anos antes, então nós podemos ver como a Faye acabou presa a um relacionamento abusivo.

Faye é uma mulher cheia de segredos, o seu passado é misterioso e o vemos ser desvendado pouco a pouco ao longo das páginas. Ela agora parece ser frágil e indefesa, mas isso está longe de ser verdade. A verdadeira Faye é fria, calculista, vingativa e implacável. E essa mulher que passou anos presa dentro dela vai – finalmente – se libertar para se vingar de Jack. E, céus, como ele merece isso!

Eu passei o livro todo com uma raiva tremenda dele, era o Jack aparecer que eu já torcia o nariz. E a Faye era tão, tão, tão submissa que a vontade era entrar no livro e dar umas boas sacudidas nela. Faye largou tudo para viver o sonho do marido, ela abandonou a faculdade, trabalhou em dois turnos, se dedicou a ele e a empresa para que o negócio do marido fosse um sucesso. Mas ele a jogou de lado. A trancou em casa, dizia que seu papel era cuidar da casa e da filha, que ela tinha que deixar os negócios com ele. Depois que a filha nasceu ela engordou e Jack perdeu o interesse nela. Ele a humilha constantemente, dentro e fora de casa. É angustiante ver como ela é tratada e como ela reage, ele não percebe que vive uma relação abusiva, não percebe que precisa de ajuda, não consegue se imaginar sem o Jack.

Mas as coisas mudam quando ela descobre algo que a destrói, é nesse momento que a antiga Faye ressurge com ainda mais força e vai revidar com tudo o que tem. E não para por aí. Depois de orquestrar um plano brilhante para se vingar de Jack ela se depara com uma situação que faz o seu mundo desabar e o ódio que sentia por ele aumenta de tal forma que ela fica disposta a fazer qualquer coisa para que ele pague. Não. Para que ele sofra e sofra muito.

A Gaiola de Ouro é um trhiller psicológico intenso, uma das melhores leituras que fiz esse ano e recomendo bastante! 

Minha nota para o livro

6 comentários:

  1. Oi, Beatriz, tudo bem?

    Thriller é um dos meus gêneros favoritos, adoro as reviravoltas e como tudo se resolve.
    Se eu fiquei morrendo de ódio desse cara lendo a resenha, imagina lendo o livro?

    Bom saber que ela conseguiu sair desse relacionamento abuso e ao que parece, conseguiu se vingar dele, né?

    Adorei a resenha, beijos!

    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz.

    Estou com este livro na meta de leitura e com a sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa. O gênero thriller tem me conquistado muito por causa das reviravoltas. Assim que eu terminar a leitura atual vou dar prioridade para ele. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá que leitura incrível, adorei conhecer um pouco mais do livro, fiquei mega curiosa e adoro esse gênero, sinto que vou ficar presa na história!

    ResponderExcluir
  4. Já li essa resenha sentindo ódio desse Jack que vc não faz ideia hauhauhuhauhau
    To doida para saber o que ela fez para se vingar dele


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, tudo bem? Eu tenho lido várias resenhas negativas sobre esse livro e algumas positivas também, como a sua! Eu sempre fico em dúvida sobre ler livros que estão muito na mídia no momento, porque tenho receio da opinião dos outros me influenciar de alguma maneira, por exemplo ao ler sua resenha, fiquei com raiva do protagonista Jack e espero que a vingança dela seja cruel. Por enquanto, vou espera a hype passar para depois ler o livro.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Puxa, queria começar a ler trhillers psicológicos, mas ainda não consegui. Encontro muitos livros bem recomendados do gênero, mas nenhum que realmente me dê aquele estalo, sabe? Especialmente porque a maioria diz respeito à violência psicológica feminina, o que me é um assunto bem sensível e não sei se conseguiria encarar bem, sabe? Mas fiquei curiosa com este, especialmente porque tem essa premissa de que a mulher é alguém inexistente. Gostei e obrigada pela dica, mas, por ora, eu passo. Ótima resenha, acho que conseguiu exprimir bem o livro.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir