[Resenha] Minha Sombria Vanessa

23 de junho de 2020

Título: Minha Sombria Vanessa
Autora: Kate Elizabeth Russel
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2020
Clique aqui para comprar e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor.
Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos ― como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.
Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?
Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha Sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.
Resenha
“― Eu simplesmente preciso muito que seja uma história de amor. Você entende? Preciso muito, muito que seja isso.
―Eu sei.
―Porque se não for uma história de amor, então o que é?”.
Vanessa Wye está agora com trinta e dois anos, sua vida inteira foi completamente mudada quando ela era adolescente. Foi um período marcante e ela sofre com as consequências até hoje. Ela foi abusada física e psicologicamente pelo seu professor, Vanessa tinha apenas quinze anos na época. Mas Jacob Strane (o professor) mexeu tanto com ela, que Vanessa não consegue ver a relação como criminosa, ela não assume que foi vítima, para Vanessa, Strane a amava e eles viveram uma história de amor.

Uma ex-aluna de Strane fez uma postagem denunciando os abusos sofridos pelo professor e esse escândalo traz à memória de Vanessa detalhes de sua adolescência, detalhes de quando o seu professor de quarenta e dois anos a fez se sentir especial, ele dizia que ela tinha o controle, que ela tinha o poder. Detalhes de dias e noites sombrios, dolorosos, de momentos que a enojaram na época e continuam a enojando ainda hoje. Muitas vezes, Vanessa omitia seus sentimentos, não dizia o que queria, se deixava levar pelo Strane para agradá-lo, para que ele não se aborrecesse com ela, para que não a visse como uma criança. Ela queria a aprovação dele.
Vanessa estudava em um colégio interno, implorou tanto para os pais que eles acabaram cedendo. O colégio era bem recomendado, faria a diferença na vida acadêmica, era o sonho dela. Vanessa era solitária, não tinha amigos, era vulnerável e Strane percebeu que poderia se aproveitar dela facilmente. Vanessa era uma jovem inteligente, gostava de escrever poesias, gostava de ler, quando o professor de inglês começou a demonstrar interesse por ela, Vanessa ficou lisonjeada.

Strane soube manipulá-la de maneira que a Vanessa ficasse com a impressão de que foi ela quem sempre deu o primeiro passo, falava que ela o incentivava. Strane era cauteloso, sabia que o era um pedófilo, sabia que era estupro, sabia que se Vanessa comentasse com qualquer pessoa ele seria preso, então a deixava com medo, a pressionava para ficar calada, a deixava com medo do que poderia acontecer não apenas com ele, mas com ela também caso o relacionamento fosse descoberto.
[Aviso de gatilho no trecho a seguir. Cena forte de estupro]―Você precisa relaxar, meu bem – diz ele. – Respire fundo.
As lágrimas começam a brotar, mas ele não para, só diz que estou indo superbem enquanto continua tentando meter. Me diz para inspirar e expirar, e quando eu solto o ar ele arremete com força e empurra um pouco mais para dentro. Começo a chorar, chorar de verdade. Nem assim ele para.”
Vanessa teve a sua adolescência roubada por Strane, ela mudou, nunca mais conseguiu superar o abuso sofrido. Por mais que não se veja como vítima, por mais que pense que foi uma linda história de amor, no fundo ela sabe, mas prefere acreditar que eles eram apaixonados, que não há mal algum em um homem adulto se relacionar com uma adolescente. Vanessa teve um namorado que a incentivou a procurar um terapeuta, ela até foi, mas não fala sobre isso, é um assunto que mexe demais com ela e Vanessa não está pronta para falar, sabe que no instante que começar ela pode enxergar as coisas como realmente foram e não a visão mascarada que Strane a fez acreditar.

Mesmo ao sair do colégio eles dois continuaram o contato, mas já não era mais a mesma coisa e Vanessa percebe que o motivo é por seu corpo ter mudado, ela cresceu e Strane gosta de garotinhas. Agora ela vê toda a proporção que o caso da outra aluna ganhou na mídia e precisa tomar uma decisão, ou ela fala sobre o que aconteceu com ela também ou fica calada. Vanessa acredita que teve um romance, viveu um amor proibido, ela lê os comentários de Taylor e não consegue acreditar que aquele monstro pintado por ela seja o mesmo, aquele não pode ser o seu Strane. E Strane está preocupado com o que Vanessa possa falar. E isso tudo não faz bem para Vanessa, seu psicológico já destruído pelo professor fica cada vez mais abalado.
Minha impressão
Minha Sombria Vanessa é uma leitura perturbadora e agonizante, ao longo das páginas nós somos espectadores de uma crueldade e não podemos fazer nada. Somos levados para dentro das memórias de Vanessa e vemos em detalhes como ela foi abusada pelo seu professor quando tinha apenas quinze anos. É uma obra detalhada, em muitos momentos eu precisei parar um pouco para respirar antes de continuar a ler. Mas afirmo que é um dos melhores livros que eu já li. Ele mostra uma realidade que é ocultada dia após dia. Casos de abusos envolvendo professores e alunas não são tão raros quanto se imagina, pelo contrário, acontecem com frequência. Mas as vítimas não falam.

As vítimas têm vergonha, são levadas a acreditar que poderiam ter parado aquilo, pensam que foram as culpadas. Têm medo dos julgamentos que virão (e eles virão), das consequências de falar sobre o abuso na adolescência. O professor se respalda, o abuso é sempre em segredo, será a palavra dele contra a de uma adolescente que: “está com raiva pelo professor não ter correspondido o amor platônico”; “recebeu uma nota ruim e quer se vingar”; “foi rejeitada quando se insinuou para ele”, “está querendo chamar atenção”. A pressão psicológica que a vítima sofre a faz temer o que pode acontece se ela falar.

Strane se aproximou de Vanessa e a fez acreditar que estava apaixonado por ela, mas ele a manipulava para parecer que era ela quem o incentivava e o seduzia. Vanessa acreditava em cada palavra. O amor deles era proibido e precisavam se esconder. Strane muitas vezes se fazia de vítima, sabia como fazer e falar as coisas certas para Vanessa ficar cada vez mais envolvida com ele.

As cenas de estupro são pesadas. Os detalhes da relação enojam. Vanessa estava tão absorta naquela situação que tinha medo de recusar e aborrecê-lo. Ela falava que estava doendo, ela chorava, ela até dizia que não estava se sentindo confortável, mas Strane nunca parava. E isso fez um estrago em seu psicológico de Vanessa. O livro é narrado por Vanessa que está com trinta e dois anos e nos mostra o que aconteceu durante a sua adolescência.

É uma obra que eu recomendo, mas que possui muitos gatilhos. Tem cenas explicitas de estupro e de abuso psicológico. É uma obra que aborda a pedofilia.

Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Guria, estou vendo todo mundo falando desse livro nos últimos dias, e cada vez fico mais curiosa para ler, pois parece ser uma leitura incrível e bem perturbadora também. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz.

    Eu estou bem curiosa para lê -lo e já estou com este livro para iniciar a leitura. A sua resenha está sendo um empurrão para começar, já sabendo que será um enredo forte e vai tirar minha tranquilidade. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Lendo a resenha, já fiquei angustiada, o livro parece ótimo, daqueles que prende e que, ao menos eu, lemos rápido, mas o excesso que crueldade, me pede que espere um pouco para ler, estou evitando tanta coisa pesada na pandemia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, tudo bem?

    Nossa que livro pesado :( Acho que mais pesado ainda é saber que isso não é só um livro mas que acontece bastante na vida real.

    Já tinha visto a capa desse livro por aí mas nunca tinha parado para ler sobre ele, até agora, e mesmo com toda essa temática pesada, fiquei tentado a ler.

    Parabéns pela resenha!
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir