Ensaio Sobre a Morte | Lançamento

10 de junho de 2020

A autora Rosane Ribeiro lançará seu livro Ensaio Sobre a Morte em julho, uma obra que traz quatro gerações de uma mesma família e que aborda assuntos importantes, como o depressão, relacionamento abusivo e bullying. Continue lendo para conferir a sinopse e assistir ao booktrailer.

Sinopse:
Quatro gerações, quatro membros de uma mesma família, diferentes percepções sobre os mesmos acontecimentos.  Esta novela que se inicia no ano 2000 com o nascimento de Felipe e se arrasta até a década de 1920 com o nascimento de Catarina, narra a vida de quatro protagonistas, e seus encontros com a morte, abordando temas atemporais como depressão, bullying, relacionamento abusivo, consequências e trauma de guerra, e luto, em passagens conflituosas rápidas e intensas. Augusto acredita que a morte seja obcecada por alguns, enquanto Catarina crê que a vida seja obcecada por outros, como se ambas fossem uma maldição. Catarina vê seus sonhos destruídos por um trauma de guerra e enfrenta seu destino numa época em que as mulheres cumprem suas obrigações de esposa sem questionar e sem se expor, enquanto Isabela aceita um relacionamento abusivo em pleno século XXI. Uma severa depressão leva Felipe a desdenhar e repudiar a vida, enquanto Augusto consegue acreditar na ressurreição por amor, lutando contra a morte. Segredos guardados e suportados por amor, por vaidade ou circunstâncias, fatalidades, intuições, as palavras não ditas, os sentimentos não revelados, as decisões não tomadas, ganham sentido, ou perdem todo ele, diante da morte.
Assista ao Booktrailer

Clique aqui para conhecer a autora e seus demais livros
O livro está disponível para compra na Amazon, clique aqui


*Este post é um publieditorial

14 comentários:

  1. Oie Beatriz!!

    Esse livro tem cara de ser sofrimento garantido a cada capítulo né? Muito sucesso para autora e seu livro, espero que as pessoas leiam e gostem! Espero que você leia quero conferir sua opinião sobre o mesmo!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, Como vai? É um livro pesado mesmo, indigesto por abordar temas relevantes e atemporais, especialmente os relacionados à violência doméstica, depressão, traumas diversos, e luto. Tem como pano de fundo a morte, mas não apenas a morte física, como se poderá verificar em um Réquiem que abre o livro, pode-se abordar a morte em diversos aspectos. Um ponto interessante no livro, são as diferentes percepções sobre os mesmos fatos, de pessoas que viveram o mesmo drama, ao longo dos anos. Espero que aprecie a leitura apesar de sua acidez, por trazer temas importantes e relevantes. Grande abraço. Rosane Ribeiro.

      Excluir
  2. Oi Bia, como vai? Fico sempre impressionada com esses Booktrailers dos livros, são tão reais e bem feitos que parecem trailers de filmes, apesar de não conhecer a autora acredito que a história tem tudo para ser um sucesso, mesmo com tanto sofrimento e tensão ainda tenho esperança que o final seja feliz para todos (ou quase).

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, como vai? Gostei bastante desse trailer também, ele não tem como relatar muitos dos aspectos do livro, mas as imagens retratam fielmente muito da narrativa. O livro traz a morte como pano de fundo para abardar temas de extrema relevância, que apesar de contemporâneos, são atemporais. Grande abraço. Rosane Ribeiro.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa parece ser um livro que traz várias temáticas importantes a serem tratadas, o que com certeza chama minha atenção. Não conhecia, mas depois de ver o booktrailer e ler a premissa, me despertou o interesse. Dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, como vai? Sim, o livro trata de temas socialmente muito relevantes e que, infelizmente são realidades. violência doméstica, por exemplo, chegam ao nosso conhecimento em apenas quando alguma tragédia vem a público, mas o número de famílias que vivem esse drama, é incontável e muito triste. Depressão entre os jovens é outro tema doloroso, mas necessário. Ao longo das gerações, esses temas foram tomando debate, mas nem sempre foi assim. O livro mostra isso, e, apesar da história ser contada em ordem cronologicamente inversa, essa evolução é perceptível. Temas necessários e desgastantes. Espero ter sua opinião posteriormente. Grande abraço. Rosane Ribeiro.

      Excluir
  4. Oiii Bia, tudo bom?

    Eu gosto de livros ambientados em diferentes épocas que contam a estória de gerações de uma mesma família, a gente sempre vai descobrindo un segredinhos e detalhes dos personagens que surpreendem. Não conhecia esse livro, achei a sinopse bem bacana.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivy, como vai. então você vai gostar muito desse livro, pois não apenas a ambientação, mas a linguagem acompanhando a maturidade dos personagens e adequada à época são marcantes no livro. Você fez uma leitura perspicaz da sinopse "segredinhos e detalhes que surpreendem", então prepare-se! O plot twist vai surpreendê-la, tenho certeza. Grande Abraço. Rosane Ribeiro.

      Excluir
  5. Amei saber desse lançamento, acho bem interessante quando temos histórias que nos apresentam diferentes gerações de uma mesma família, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, como vai você? Ponto alto do livro realmente são as diferentes percepções, de geração em geração, sobre dramas comuns. Depois venha nos dizer o que achou sobre a história. Grande Abraço. Rosane Ribeiro.

      Excluir
  6. eu gostei da premissa, o título me lembrou um livro teorico que gosto, mas a premissa é bem reale me deixou curiosa por causa das 4 perspectivas do mesmo assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pontos de vista dos personagens sobre temas difíceis, como violência doméstica, por exemplo, mudam de geração em geração, e acompanham a maturidade de cada personagem. Pelo que você escreveu, você vai gostar da leitura. Depois venha nos contar o que achou. Grande Abraço. Rosane Ribeiro.

      Excluir
  7. Parece ser daqueles livros que vai mexer e muito com a gente, né? Eu realmente fiquei curiosa para saber mais. Gosto de saber que é um livro que se passa entre as gerações, acho que traz uma perspectiva e um peso maior para a obra

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula, como vai? O livro mexe realmente com todos, não tem como ser diferente em razão dos temas socialmente relevantes e muito próximos a todos, mesmo que não no âmbito de nossas próprias famílias. Temas para os quais muitos tentam fechar os olhos por serem dolorosos e complexos demais para serem enfrentados. É o caso de violência familiar e suas consequências. Eu fiz uma longa pesquisa sobre mulheres que sofreram agressões de seus companheiros ou que viveram relacionamentos abusivos, e os motivos que as levam a suportar são os mais variados, e de uma complexidade absurda, e, acredite se quiser, a grande maioria sequer sabe explicar as razões de terem suportado durante tanto tempo. As percepções sobre muitos desses temas variam de acordo com a maturidade e das gerações ao longo dos anos, mas sempre estiveram presentes em nossa sociedade e em diversos contextos, lamentavelmente! O Livro não tem a pretensão de esgotar os assuntos abordados, que também traz bulling, depressão, e perdas pela morte, mas sim despertar a discussão e nos fazer pensar. Se vier a ler, gostaria de saber sua opinião! Grande abraço. Rosane Ribeiro.

    ResponderExcluir