[Resenha] Terror a Bordo

27 de abril de 2020

Título: Terror a Bordo
Autor: Vários autores (editado por Stephen King e Bev Vinvent)
Editora: Suma
Páginas: 288
Ano: 2020
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Apertem os cintos para esta antologia de contos turbulentos, com curadoria do mestre do terror e autor best-seller mundial, Stephen King, e do colunista da famosa revista de terror Cemetery Dance, Bev Vincent.
Stephen King odeia voar.
E agora, junto com seu coeditor Bev Vincent, ele está pronto para compartilhar esse medo com você.
Bem-vindos a Terror a bordo, uma antologia sobre tudo que pode dar terrivelmente errado quando se está a 20 mil pés de altura, cortando os céus a 800 km/h, preso em uma caixa de metal com centenas de desconhecidos.
Aqui você vai encontrar todas as maneiras como sua agradável viagem pelos ares pode se transformar em um pesadelo, incluindo algumas formas que você nunca imaginou… mas que vai imaginar da próxima vez em que estiver atravessando a ponte de embarque e entregando sua vida nas mãos de um estranho.
Incluindo histórias inéditas de Joe Hill e Stephen King, além de catorze contos clássicos e um poema de mestres como Richard Matheson, Ray Bradbury, Roald Dahl, Dan Simmons e muitos outros, Terror a bordo é, nas palavras de Stephen King, “perfeito para ler em aviões, principalmente durante aterrissagens turbulentas”.
Resenha
Com edição de Stephen King e Bev Vincent, Terror a Bordo nos traz 17 histórias que – cada uma à sua maneira – farão o leitor se arrepiar durante a leitura. Não são contos de terror sobrenatural necessariamente, mas são contos que deixam qualquer um com medo de embarcar em aviões; e para quem tem pânico de altura, como eu, muitas histórias vão fazer o coração acelerar de tal forma que é como estivesse vivenciando aqueles momentos.

Nesta antologia temos de tudo, desde histórias com zumbis e fantasmas a histórias de guerra, passando por espionagem, vingança e viagens no tempo. São contos de excelente qualidade escritos por autores renomados e a maioria desses contos é desconhecida pelo grande público. Grande parte das histórias se passa muitos anos atrás, alguns são dos primórdios da aviação, então é bom levar isso em consideração ao iniciar a leitura.
O conto de abertura é A Carga, escrito por E. Michael Lewis, e conta a história de um mestre de carga que está encarregado de transportar uma equipe médica de volta para os EUA, porém, quando chega para fazer a evacuação da equipe ele recebe a notícia de que a carga mudou. Nas horas seguintes, o Sargento Davis passará por momentos de extremo terror, duvida da própria sanidade ao se deparar com algo inacreditável, mas ele não é o único, então sabe que não está louco. Ainda assim, é aterrorizante.

Como amante de tramas com zumbis, tudo o que envolve essas criaturas me fascina, então quando cheguei ao décimo terceiro conto e li o título Zumbis a Bordo (escrito por Bev Vincent) eu me animei demais e criei expectativas, não me decepcionei. Neste conto acompanhamos um grupo que está tentando fugir do caos em que o mundo se encontra, são mortos-vivos por todos os lados. Então esse grupo tem a ideia de ir para o aeroporto e fazer um avião decolar (um dos integrantes do grupo garante que sabe pilotar aviões), eles só não sabem para onde ir e se vão ter combustível suficiente para levá-los quando decidirem o destino. Mas vale a tentativa, os zumbis estão se aproximando, é preciso levantar voo o quanto antes.
E histórias investigativas são as que mais me despertam interesse, ao começar a leitura de Assassinato nas Alturas, escrito por Peter Tremayne,eu criei várias teorias para o que poderia acontecer e gostei muito de ser surpreendida. Neste conto vemos o assassinato de um homem rico e arrogante, muitas pessoas teriam motivos para matá-lo. A execução do crime é que intriga, o homem foi morto dentro do banheiro que estava trancado por dentro até o momento em que um comissário de bordo o abriu por fora. A arma do crime não estava dentro. Aparentemente, ele levou um tiro. Mas cadê a arma? Para descobrir o autor do crime, será preciso juntar as pistas e ler nas entrelinhas.

O controle do tempo também me desperta curiosidade, gosto de acompanhar tramas sobre viagens no tempo e o controle do mesmo, em Lúcifer (escrito por E. C. Tubb) o que temos é uma história que deixa o leitor perplexo com o final. É agonizante. Neste conto nós temos um pequeno dispositivo, quase imperceptível se você não souber o que procurar, que tem o poder de voltar no tempo por um curto período, são segundos que podem ser cruciais, momentos que fazem a diferença. Frank é um homem inescrupuloso, ele comete atos bárbaros para saciar seus desejos e curiosidade, depois volta no tempo e age de maneira diferente. Mas a bordo de um avião, voltar no tempo alguns segundos seria algo capaz de impedir uma catástrofe? Frank teria a oportunidade de se salvar usando o dispositivo?
Minha impressão
Terror a Bordo certamente vai deixar qualquer um que tenha pânico de altura com calafrios durante a leitura, em muitos contos eu senti meu coração acelerar, minhas mãos suaram, meu corpo ficou gelado. Em outros, senti a adrenalina correr pelo corpo, fiz planos de como seria possível sair de tais situações se eu estivesse nelas. São dezessete histórias que não têm ligações umas com as outras, foram escritas por autores diferentes e em épocas diferentes, a maioria dos contos não é conhecida, embora seus autores sejam renomados.

Como em toda antologia, alguns contos se sobressaem e outros não nos agradam tanto, Terror a Bordo possui contos de muita qualidade, mas precisamos levar em consideração que alguns deles foram escritos muitos anos atrás quando o avião ainda estava surgindo. Todos os contos são muito bons, eu me surpreendi com a variedade nas tramas, por mais que todas se passem em aviões, cada uma delas é inesperada, ao começar a leitura não sabemos o que vamos encontrar pela frente.

Os contos que mais me agradaram foram A Carga, Zumbis a Bordo, Assassinato nas Alturas e Lúcifer, que são as histórias que destaquei na resenha e contei um pouco sobre elas. Mas tem muitos outros contos que eu gostei demais também, como O Especialista em turbulência (do King), Ataque Aéreo (do John Varley), Vocês estão Liberados (do Joe Hill) e Diablitos (de Cody Goodfellow).

A obra conta com introdução de Stephen King e posfácio de Bev Vincent ( ambos também têm participação na antologia com histórias excelentes). Eu gostei muito da leitura e recomendo. Quem tem medo de terror pode ler, tirando o primeiro conto e o de zumbis (para quem tem medo destas criaturas) os demais são mais tranquilos, mesmo os que trazem algum tipo de criaturas assustadoras.

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Oi, Beatriz como vai? Eu gosto muito de terror e de livros de contos também. Este livro me parece excelente de ser lido. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, amei a resenha e opinião sobre o livro, estava louca para ler mais nçao consegui colocar ele no meu kindle ainda, eu amo contos e acredito que a ideia do livro é muito promissora, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser uma leitura muito interessante, mas fiquei com receio de ler e começar a ter medo de aviões, hahaha. Fiquei louca para ler "Lúcifer". Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Eu amo contos, muito mesmo, assim como amo poesias, então, sem sombra de dúvidas, quero ler esse livro que não conhecia. Dos mencionados, Assassinato nas Alturas foi o que mais chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz!!

    Eu vi a divulgação desse livro, mas, não parei de fato para prestar atenção nele, tanto que achei que era um livro novo do Stephen kkkk eu adoro livros de contos não vou mentir, mas, tenho dificuldade com histórias de horror, ma, achei a premissa desse livro de contos interessante horror em aviões!! Se tiver oportunidade lerei o livro.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  6. Opa, tudo bem por aí?

    Stephen King é um dos meus autores favoritos e, só por isso, esse livro já ganha um ponto comigo haha. Adorei a sua resenha, pois me fez ficar querendo ler ainda mais a obra. Inclusive, acredito que vou ter reações parecidas, pois morro de medo de altura haha. Sempre que estou em um lugar muito alto, tenho vertigem. Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. to com ele no kindle e já quero leeer, vindo de king não espero nada menos que me deixando super assustada kkk, e acho bacana ele trazer algo com outras pessoas, só nao sei como será ler a obra já que eu e altura nao conversamos kkk.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas confesso que não faz meu estilo. Não leio terror de jeito nenhum, mesmo os mais tranquilos. Então, mesmo aqueles que você falou que não dão medo, eu não arriscaria hahaha. Além disso não sou muito fã de contos. Então, acho que a leitura não funcionaria para mim de qualquer forma.
    Mas adorei conhecer sua opinião e acredito que para quem curte terror ou quer começar a ler o gênero deve ser uma ótima opção.
    Beijos!

    ResponderExcluir