[Resenha] A Casa de Hades

13 de abril de 2020

Título: A Casa de Hades (Livro #4)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 496
Ano: 2013
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los.A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.
Pode conter spoiler dos volumes anteriores, caso não queira ver, pule para o final da resenha e leia apenas "Minhas impressões", é uma área livre de spoiler. 
Conheça os outros livros da série Os Heróis do Olimpo, clique aqui
Resenha
A profecia está se cumprindo, Gaia está cada vez mais perto de se levantar e seus aliados estão se fortalecendo.  Gregos e Romanos precisam se unir ou o mundo não resistirá a uma guerra. A situação dos semideuses não é nada boa, seguindo a profecia, um grupo com integrantes dos dois acampamentos partiu para tentar fechar As Portas da Morte e impedir que Gaia se levante, mas os romanos que não foram estão marchando rumo ao acampamento Meio-Sangue. Annabeth acha que pode apaziguar os ânimos e vai usar uma estratégia arriscada, o problema é que ela continua presa no Tártaro.

Percy e Annabeth estão passando por muitas situações difíceis e sobreviver é algo que parece impossível. A todo o tempo eles são atacados por monstros que querem matá-los e não sabem até quando vão aguentar, um luta pelo outro, quando parece que não vão mais suportar, eles pensam em não deixar o outro sozinho passando por tudo aquilo. Fome, cansaço, desespero, medo. O Tártaro é um lugar tenebroso, a cada passo eles se deparam com um inimigo. Além de precisarem se manter vivos, eles ainda têm de encontrar a localização das Portas da Morte e ajudar os seus amigos. E quando (se) encontrarem a localização haverá um número incontável de Gigantes, Titãs, Monstros e todo e qualquer tipo de aliados de Gaia guardando o lugar. 
A Argo II está indo para a casa de Hades, mas Gaia não pode permitir que eles tenham sucesso e envia todas as suas forças para impedi-los. Hazel tem de tomar a iniciativa, ela precisa salvar os seus amigos, mas todos os caminhos levam ao mesmo resultado, o fracasso, a morte. Para vencer essa batalha a força não será o principal, será necessário usar estratégia e Hazel vai descobrir a usar seus poderes para controlar a névoa a favor da missão. 

Nico, irmão de Hazel, também terá um papel fundamental nessa jornada, e ele ainda terá de passar por uma provação da qual será necessário travar uma luta interna, Nico quer se isolar, seus amigos acham que sabem o que acontece com ele, mas a verdade é completamente diferente e Nico nunca conseguiu encará-la, por isso sempre foge, se esconde, mas chegou o momento de enfrentar a si mesmo, seus sentimentos, seus receios. E Jason vai estar perto no momento que ele mais precisará, o que pode deixá-lo ainda mais inseguro, mas ao mesmo tempo é uma situação que mostrará que os verdadeiros amigos apoiam uns aos outros.
Percy e Annabeth estão presos no Tártaro e precisam garantir que vão chegar às Portas da Morte, elas só podem ser fechadas pelos dois lados, se eles não conseguirem todo o esforço de seus amigos será em vão, Gaia vencerá e os dois jamais sairão do Tártaro. Enquanto isso, Hazel, Nico, Jason, Piper, Leo e Frank buscam por meios de conseguir avançar, superar os obstáculos que Gaia impõe e fechar As Portas da Morte pelo lado dos mortais. 

Os trechos finais da profecia podem ser interpretados de maneiras diferentes, qual delas será a verdadeira? Nenhum dos semideuses sabe ao certo o que vai acontecer, mas eles correm contra o tempo, dando o sangue, lutando até o limite, não podem deixar Gaia vencer, ainda que suas vidas seja o preço a pagar. 
Minha impressão
A Casa de Hades é um livro cheio de ação, meu favorito da série até agora. Estou ansiosa pelo último volume, mas com aquele sentimento de não querer me despedir da série. Os Heróis do Olimpo é uma saga que me fascinou, a cada volume eu me envolvia mais, esse é o penúltimo livro e a sensação é de que o autor não escreveu apenas uma história, ele me deu amigos dos quais não quero me separar. 

O final do terceiro livro foi um choque, eu não esperava que nada parecido acontecesse com dois importantes personagens e fiquei desesperada para começar logo a ler A Casa de Hades, foi muita maldade do autor terminar o livro daquele jeito. Mas ele se redimiu nesse volume, é um livro onde a cada página temos surpresas e a narrativa é ainda mais ágil que os anteriores. Eu não conseguia parar de ler! 

Os semideuses gregos e romanos estão trabalhando juntos para vencer Gaia, mas ainda há uma guerra prestes a estourar entre o Acampamento Meio-Sangue e o Acampamento Júpiter, para dar um basta a essa guerra um plano arriscado será colocado em prática. E isso ao mesmo tempo em que o mundo pode sofrer as consequências se Gaia conseguir despertar. Percy, Annabeth, Jason, Pipper, Leo, Frank, Hazel e Nico têm que agir rápido, é uma luta contra o tempo. 

Esse trecho da resenha é livre de spoiler, então fica difícil de falar mais que isso sem revelar muito, se quiser ver mais detalhes é só ler a resenha completa – não tem spoiler de grandes acontecimentos da série e não revela nada que não tenha na sinopse do livro. 

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Oi, Beatriz como vai? Esta série me parece fascinante, principalmente para os amantes de fantasia. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Confesso que eu jamais leria ou compraria o livro pela capa. Mas, lendo a sua resenha vi que não tem muito a ver com a imagem que a capa me passou. Acho que arriscaria a leitura dessa série.
    Vou ver depois se encontro algum livro da trilogia para baixar na Amazon.
    Obrigada pela resenha.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Você acredita que eu nunca li nada desse autor? Eu acredito que isso se deve ao fato de que a mitologia que ele aborda nos livros nunca me chamou atenção quando eu tava estudando, mas eu nunca li a ficção sobre isso, mas tenho muita vontade porque todo mundo fala bem e eu sempre vejo o autor sendo extremamente sensato em seus posicionamentos na internet.
    Adorei sua resenha, vou colocar ela na minha lista, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Não costumo ler livros desse gênero, mas vejo falarem tão bem dos livros do autor que estou quase lendo as séries dele, haha. Adorei a tua resenha, que bacana que esse foi o melhor livro pra ti até o momento!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz!!

    Menina essa saga do Rick Riordan é tudo para mim, eu amo demais e em minha opinião esse é o melhor livro da série inteira, principalmente por focar mais no Percy e na Annabeth, fora que acho que todas as situações que acontecem lá simplesmente me divertiram demais! Inclusive acho que ano que vem vou reler, porque não tem resenha deles no blog!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  6. Oi Beatriz.

    Eu ainda não tive a chance de ler essa saga, mas tenho vontade de lê -lo mas depois de ler a outra série de livros do Percy Jackson que tenho aqui em casa. Aí sim, quero dedicar Os Heróis do Olimpo. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Eu amo Rick Riordan e fiz parte do grande bum que ele teve aqui no Brasil com seus livros. Li todos os livros de Percy Jackson e fui em vários eventos com essa temática. Mas confesso que nunca li nenhum livro dessa segunda série do autor, talvez pela grande rivalidade que existiu lá em 2013 entre romanos e gregos kkkk quando falo isso hoje, percebo o quão ridículo isso soa. Adorei sua resenha e ela me convenceu a deixar essa picuinha de lado e finalmente me aventurar por esses livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sempre que te vejo fazendo resenha de algum livro no Rick me sinto culpada por não ter lido mais nada dele. Quero tanto ler essa série socorro

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir