[Resenha] Tripla Espionagem

24 de junho de 2019

Título: Tripla Espionagem
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Baseado numa história real, Tripla espionagem é um suspense sobre um dos acontecimentos mais eletrizantes do século XX
No auge da Guerra Fria, um delicado equilíbrio de forças mantém a paz, mas o mundo está a um passo do holocausto nuclear.
As tensões crescem no Oriente Médio quando o Mossad, o serviço secreto de Israel, descobre que o Egito está prestes a fabricar a própria bomba atômica com a ajuda dos soviéticos.
Essa notícia acirra os ânimos dos israelenses, que passam a considerar questão de vida ou morte construir um arsenal nuclear antes dos árabes. E o agente veterano Nat Dickstein é recrutado para roubar secretamente as toneladas de urânio necessárias para isso.
Ele acaba entrando na mira de dois homens do seu passado: um coronel da KGB e um agente da inteligência egípcia, que farão de tudo para impedi-lo, numa corrida contra o tempo que pode mudar para sempre os rumos do cenário político mundial.
Resenha
Nat Dickstein é um agente que trabalha para o Mossad (serviço secreto de Israel) e recebeu uma importante e perigosa missão, para seguir com seus planos ele precisará enfrentar espiões de países diferentes que querem impedi-lo e terá que usar toda a sua prática e experiência para se livrar da caçada. Nat ainda será intensamente confrontado pelo passado, suas memórias mais sombrias ressurgirão, quando ele foi preso em um campo de concentração e foi torturado pelos alemães.

Nat sempre foi um homem reservado, quem o conhece pouco sabe sobre a sua vida, mas ele tem seus motivos para isso. Quando mais jovem, foi vítima do holocausto e até hoje sofre as consequências. Nat se apaixonou somente uma vez e nunca se declarou para a amada, pois era uma mulher comprometida, depois disso ele não se relacionou com ninguém, em parte por seu coração pertencer a ela, mas a verdade é que os alemães deixaram marcas tão profundas que ele nunca conseguiu superar e ainda sente a podridão daqueles tempos.
Nat foi procurado pelo seu superior (um homem rigoroso e que ele não gosta) para uma missão extremamente arriscada e quase impossível, mas ele é o único agente em todo o serviço secreto que está capacitado para ela, Israel precisa conseguir urânio para fabricar bombas nucleares e Nat Dickstein foi encarregado de roubar uma carga de maneira que ninguém desconfie do governo israelita e fazer com que os donos do urânio mantenham tudo em sigilo por tempo suficiente para que Israel fabrique suas bombas atômicas.

Israel está muito atrás na corrida armamentista e teme que uma guerra estoure nos próximos anos, pois o país não está preparado e seu poderio bélico precisa de reforços, o governo vê as bombas nucleares como a solução. O Mossad obteve informações confiáveis de que o Egito já está fabricando essas bombas e não pode permitir que os árabes façam antes, então coloca Dickstein em ação. O futuro do país está nas mãos de Nat!
Enquanto Nat está arquitetando um plano infalível para conseguir roubar a carga, o Egito e a Rússia estão de olho nele, os dois países receberam a informação de que  Dickstein está em busca do urânio, eles só não sabem como ele pretende fazer o serviço. Mas Nat não tem só inimigos nessa jornada, ele conhece alguém que consegue penetrar sua armadura e destruir as suas barreiras emocionais, Suza, uma mulher jovem e cheia de vigor, que mexe com o coração dele.

No entanto, nada na vida desse agente secreto é fácil, por que seria justamente no amor? É a primeira vez em décadas que ele permite esse envolvimento com uma mulher, mas em dado momento sua amada é vista como traidora e espiã. E agora, em quem confiar? As provas contra Suza parecem concretas, mas algo dentro dele diz que não.
Minha impressão
Ken Follet nunca decepciona, Tripla Espionagem é mais uma obra magnífica e de excelente qualidade, com uma trama que envolve o leitor e personagens enigmáticos. Nat Dickstein é um agente do Mossad (serviço secreto de Israel) que tem em mãos o futuro do país, ele foi encarregado de roubar urânio para que Israel possa fabricar bombas atômicas e com isso fica na mira de outros espiões, é um trabalho extremamente arriscado.

Temos três agências trabalhando com espionagem e todas elas têm agentes que não são confiáveis, Rússia, Egito e Israel estão na disputa, é uma corrida contra o tempo para ver quem chega à carga de urânio e a rouba primeiro. Nat é um agente experiente e conhecido por seus grandes feitos, ele tem um plano complexo e que pode durar por meses, mas é o único com competência para conseguir realizá-lo.

Não vou falar sobre os demais espiões porque eu correria perigo de contar algum spoiler, alguns trabalham jogando em dois lados e não quero revelar informações para não acabar dando pistas. Nat está cercado por pessoas que querem o seu mal e precisa filtrar em quem pode confiar ou não. Ele está acostumado a agir por conta própria, segundo ele, revelar seus planos para o superior poderia colocar o chefe em risco, mas a verdade é que ele detesta o cara e não gosta de dar satisfações a ninguém.

Eu gostei demais da leitura, é um livro que precisa ser lido aos poucos, por mais que a gente sinta a necessidade de correr para descobrir o que vai acontecer ou quem está do lado de quem, temos muitos detalhes importantes para o desenvolvimento da trama, além de uma ambientação maravilhosa. Recomendo bastante o livro, só tenho elogios!

Minha nota para o livro

12 comentários:

  1. Olá,

    Gente essa trama de espionagem me chama muito a atenção, mas como não como nas séries, possuindo mais detalhes ricos concordo que devemos ler com maior atenção pra não deixar escapar nada importante.

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Todas as minhas amigas falam muito bem desse autor, eu sou a unica do grupo que ainda não leu nada dele, acho que vou começar por esse.
    Essa temática que envolve guerras e ficar aflito pra saber quem tá do lado de quem, quem ta falando a verdade, sempre me encanta muito e eu acabo comendo o livro, já vou procurar ele aqui, mas vou ler com calma, não quero perder nada! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bea, lembro que quando eu trabalhava em livraria atendia um cliente que devorava tudo do Ken, isso sempre me deixou muito curiosa para saber mais sobre a narrativa do autor. Apesar de nao ser um gênero que tenho por hábito ler, vale a pena dar uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Olá Beatriz, Ken é um autor que quero muito ler, imagino que deve ser uma leitura complexa que temos que ficar atenta aos detalhes. Este negócio de espionagem é um tema que li pouco, então não sei se realmente gosto, mas valeu a dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Bea

    Por ser de espionagem e pelo que parece ter uma trama complexa e cheia de detalhes realmente é daqueles livros pra se ler com calma, pra não perder nada. Eu acho a temática legal, tenho curiosidade em ler algo do Follett e vou anotar essa dica pra futuramente, quem sabe né

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, que bom saber que curtiu a leitura, sou bem curiosa para ler algo do autor. Acho supre interessantes essas histórias de espionagem onde a gente não sabe quem realmente está do lado de quem, já vou colocar esse livro nos desejados.

    ResponderExcluir
  7. Acho que quando se trata de um livro que contém muitos detalhes, precisamos mesmo mastigar a leitura. A torna mais prazerosa! Parabéns pela resenha e pelas lindas fotos!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Conheço o autor de nome, mas nunca fui atrás das obra, nem sabia qual era o gênero que ele escrevia hehe. Me interessei por este, por ser um tema completamente atual (e triste e real). Fiquei interessada em saber se o protagonista consegue fechar a missão hehe. Obrigada pela dica, adorei!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu estou louca para ler esse livro, sei que vou adorar a leitura! Gostei de ver sua resenha sobre a obra, eu não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas esse livro tem despertado minha curiosidade. Adorei a premissa e, como sempre vejo muitos elogios para a escrita do autor, acredito que vou amar a leitura. Fiquei ainda mais animada por ver que você gostou e também curiosa para saber quais agentes estão fazendo jogo duplo.
    Adorei a sinopse e esse livro já está na minha lista de desejados. Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Amo tramas de espionagens e claro espiões como o Nat Dickstein que você me apresentou. Com certeza seguirei seu conselho e o lerei em breve.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Sempre tive curiosidade em ler algo do Ken Follent, e trama de espionagem é sempre algo que me chama atenção. Conhecia a obra de nome, mas sua resenha me deixou bem instigada a lê-lo. Agora querer saber a trama haha Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir