[Resenha] O Último Contato

20 de março de 2019

Título: O Último Contato
Autores: Louise Voss e Mark Edwards
Editora: Fundamento
Páginas: 364
Ano: 2014
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Imagine se Dan Brown, Steig Larsson e Michael Crichton se sentarem juntos para escrever um thriller de conspiração médica ágil situado na zona rural inglesa, com cientistas do mal, assassinos frios, um vírus mortal e um professor de Harvard bonito, mas vunerável. Vinte anos atrás, Kate Maddox foi voluntária em uma unidade de pesquisa onde cientistas experimentaram em busca da cura para o resfriado comum. Naquele verão, Kate se apaixonou por um médico jovem e bonito, Stephen. Mas sua estadia na unidade terminou na trágica morte de Stephen e Kate fugiu para uma nova vida nos EUA. Agora, Kate está de volta na Inglaterra e fugindo novamente com seu filho, desta vez de um marido cruel. Mas um encontro casual com o irmão gêmeo de Stephen, Paul, a leva para um caminho terrível de descobertas. O que realmente aconteceu na fria unidade de pesquisa, duas décadas atrás? Perseguida tanto por seu ex-marido quanto por um assassino psicopata que tem uma obsessão doentia com suas presas, Kate deve lutar para resolver os enigmas do passado, descobrir uma traição repugnante e uma verdade mais terrível do que ela jamais poderia ter imaginado.
Resenha
Kate Maddox é uma médica virologista que está fugindo do marido, ela pegou o filho e saiu de casa, voltando para a sua terra natal. Kate está o tempo todo apreensiva, não sabe o que vai acontecer caso o marido descubra o seu paradeiro, mas precisa se manter firme em sua decisão, por mais que se sinta culpada todas as vezes que o filho pergunta pelo pai. Ela não tinha escolha, fugir foi a sua única opção.

Kate se hospeda em um hotel com o filho e ao voltar de um passeio ela se depara com uma pessoa que julgava ter morrido há dezesseis anos. O homem que foi o grande amor de sua vida e ainda hoje invade seus pensamentos. Kate não pensa duas vezes e segue o sujeito, ele está mais velho, mas ela tem certeza de que é ele. Até que o estranho para e a confronta. Ele não é seu namorado morto, mas alguém com uma forte ligação com ele.
No passado, Kate foi voluntária na UPR (Unidade de Pesquisa de Resfriados), o centro de pesquisa foi criado após a Segunda Guerra com o intuito de encontrar a cura para o resfriado comum e, assim, reduzir os custos causados por ele (incluindo também faltas ao trabalho), a UPR estava sempre precisando de voluntários que poderiam ou não ser contaminados com o vírus e Kate esteve lá mais de uma vez. Porém, na última, o local pegou fogo e muita gente morreu, Stephen foi uma dessas pessoas e Kate jamais conseguiu esquecê-lo.

Mas a noite do acidente e os dias seguintes são um borrão na mente da virologista, algumas imagens parecem tão reais e outras, cenas de filmes de terror. Kate tem um bloqueio em sua mente e não gostaria de reviver aqueles momentos, mas quando encontra com o homem na rua algo dentro dela desperta e lembranças escondidas começam a voltar, mas como saber o que é ou não real? E o mais estranho, Paul tem uma carta de Stephen onde ele menciona o nome de Kate e deixa um aviso: ela estava certa.
Kate e Paul embarcam em uma jornada de descobertas, ambos precisam saber o que realmente acontecia na UPR. Kate não consegue lembrar sobre o que estava certa, mas durante suas investigações com Paul eles encontram documentos que comprovam que a memória dela foi apagada. Quem estaria por trás disso? E o mais importante: o que essa pessoa queria que Kate esquecesse?

Essa pessoa ainda está de olho em Kate e quando percebe que ela está de volta envia um assassino profissional para capturá-la, esse assassino psicopata tem uma obsessão pela médica e não vai parar até tê-la em suas mãos. E no meio disso tudo há uma ameaça viral que pode afetar todo o mundo e matar dezoito de cada vinte pessoas infectadas, Kate tem de correr contra o relógio para impedir que o vírus se espalhe ao mesmo tempo em que precisa salvar o seu filho.
Minha impressão
Quando eu vi a capa desse livro e li a sinopse eu fiquei morrendo de curiosidade, achei muito interessante e quis logo ler. Comecei com altas expectativas e não me decepcionei. Kate é fascinada pelos vírus, ela os estuda para entendê-los melhor e tentar encontrar a cura para algumas doenças fatais. No entanto, nem todos os virologistas nesse livro são como ela, há uma organização que faz justamente o contrário e cria doenças letais.

A Kate é uma personagem muito forte, ela fugiu de casa com o filho e voltou para sua terra natal na tentativa de recomeçar a vida, mas tem medo do que pode acontecer se o ex-marido os encontrar. Porém, seu ex é a menor de suas preocupações, há muitos anos ela teve a sua memória apagada porque descobriu coisas terríveis sobre uma organização secreta.  Existe uma competição sórdida e macabra, clandestinamente, potencias mundiais criam vírus mortais e uma tenta ser melhor que a outra. Agora Kate precisa tomar muito cuidado porque o responsável por tudo quer garantir que ela não possa contar a ninguém as coisas que sabe, ainda que sua memória tenha sido apagada.

Eu gostei muito da leitura, o livro poderia ser um pouquinho melhor desenvolvido e algumas coisas terem sido diferentes, mas não é uma leitura ruim, pelo contrário, eu fiquei bem envolvida e queria descobrir os segredos. Adorei o final, os autores deixam no ar uma dúvida cruel, não que o final seja aberto, ele só nos deixa com uma pulga atrás da orelha e nesse caso eu gostei, por ser tratar de um livro sobre os vírus achei bem interessante a maneira como os autores o terminaram. Não sei dizer se tem continuação, acredito que não tenha, mas mesmo assim está muito bom.

O livro é narrado em terceira pessoa e na maioria dos capítulos acompanhamos os fatos com a Kate, mas em alguns deles nós voltamos ao passado através de partes da memória dela e em outros podemos ver as coisas através do ponto de vista do assassino e do seu chefe, a mente maligna por trás de toda essa história. 

Minha nota para o livro

11 comentários:

  1. um thriller médico, poxa, muito interessante!
    Essa sinopse já promete bastante, eu amo o Dan Brown kkk
    Adorei a sua resenha, ficou muito boa, Kate deve ser uma baita duma personagem e a história parece ser muito bem construida, fazia tempo que não via nada da Fundamento, vou dar uma procurada!! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, este livro traz vários complementos que eu amo... é um thriller, tem a parte médica ou de laboratório, tem mistério, investigação e suspense e aquela dúvida que está sempre pairando no ar se as memórias da personagem são reais ou não. Gostei muito da tua dica, não conhecia o livro.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu ainda não este! Está na lista de desejados e ainda vou pedir pra editora hahaha.
    Mas a sua resenha foi a primeira que eu li e já fiquei empolgada. A capa tbm chamou a minha atenção XD~~

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gosto bastante de thrillers, do suspense e de tudo que vem com estes livros. Confesso que tenho um pouco de agonia com livros médicos, porém acho que leria sim pela resenha parece uma história interessante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz, que livro interessante esse. Só de ler o post já me passou a impressão de ser uma história bem intensa, com toda essa busca para descobrir o que foi apagado da mente da personagem, a questão do vírus e da fuga do ex-marido.

    ResponderExcluir
  6. Olá não conhecia a obra mais fiquei curiosa com a premissa, parece ser uma leitura envolvente, então acredito que ira gostar do livro, eu sempre curto esse toque de mistério em minhas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Ola Bia!

    Não conhecia esse livro e nem os autores, mas menina, que capa é essa? A sinopse em si já chama a atenção, mas acredito que depois de ler sua resenha, eu que adoro um bom thriller, não posso deixar de conferir esse livro.

    Dica mais que anotada

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii Bea

    Eu li poucos thrillers médicos e acho bem bacana, não conhecia esse, pena que alguns detalhes foram mal desenvolvidos mas pelo menos compensou pelo final que te agradou e pela trama que no geral te manteve presa e curiosa pra desvendar os mistérios. Vou anotar a dica, quem sabe futuramente surge a oportunidade de conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Se tem um lugar para eu começar a ler thrillers, acho que com certeza é com os que trabalham com temáticas da medicina heheheh Com certeza acho essa questão de vírus pra mim vai ser o ápice da história, e acredita que me lembrei um pouco de Inferno do Dan Brown?! Dica mais que anotada e ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Realmente o livro parece interessante e fico animada que mesmo que não tenha sido bem desenvolvido a história o livro ainda te envolveu. Vou anotar essa dica, querro conhecer Kate.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem Beatriz?

    Não conheci o livro e os autores, mas gostei de cara por ser um thriller, gênero que eu adoro. Parece ser uma boa leitura, gostei da premissa, é interessante e fiquei contente em saber que gostou.
    Abraço!

    ResponderExcluir