[Resenha] O Senhor Dorido e outros poemas

27 de março de 2019

Título: O Senhor Dorido e outros poemas
Autor: Fernando Boigues
Editora: 7 Letras
Páginas: 156
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da Oasys Cultural
Sinopse: Apresentado pelo crítico e poeta Carlito Azevedo como uma das mais importantes estreias poéticas recentes em nossas letras, “O senhor Dorido & outros poemas” apresenta um personagem – espécie de alter ego do autor – que transita pelos terrenos do amor, da solidão e da efemeridade humana, traduzindo com um olhar sensível toda a amplidão de sentidos que o mundo (externo e interno) é capaz de revelar.
Nas palavras de Carlito Azevedo, Boigues “estreia maduro não só pelo tempo vivido, mas principalmente pelo fato de saber selecionar, na imensa cornucópia dos tempos atuais, as questões que quer realmente fazer suas”. Com uma vasta experiência na área médica, em particular na psiquiatria, Fernando Boigues traz uma voz nova e ao mesmo tempo já madura para esta aventura poética, que dialoga com uma tradição iniciada por Paul Valèry com seu Senhor Teste no início do século passado e seguida por autores importantes como Henri
Resenha
Fernando Boigues nos apresenta a um personagem fictício que tem características tão reais que é como se o conhecêssemos, passear pelos poemas nos proporciona certa intimidade com o Senhor Dorido e podemos ver um pouco mais sobre cada uma de suas facetas, medos e anseios.
“naquele manicômio onde pessoas cadeiras e meses
Ficam abandonadas entre bolas e saladas de agrião
Até a lua não querendo ir embora tenta parar o tempo no relógio.”
Através de uma narrativa cativante, mergulhamos cada vez mais fundo nas memórias do Senhor Dorido e nas situações autuais que lhe causam as mais diversas sensações, sejam elas reais ou frutos de sua imaginação. Um senhor com muito tempo vivido, compartilhando suas experiências e expondo suas preocupações.
“sua garganta secou pela ansiedade de vê-la
Mas sabia que jamais a veria
Já que era criação de seus delírios
Rotineiros naquele sanatório onde havia sido depositado
Como um estorvo.”
Senhor Dorido sofre com claustrofobia, pesadelos constantes e intensos, surdez, uma quase cegueira. Suas angústias o consomem e os erros do passado o atormentam. É um homem por vezes amargurado, que tenta não deixar transparecer suas incertezas e inseguranças.
“cansado
Abatido pelas batalhas
Internas de seu corpo
O senhor Dorido se viu
Em devaneio
Viajando por lugares
Sombrios e encharcados”
Minha impressão
O Senhor Dorido e outros poemas é uma obra de excelente qualidade, com uma escrita que nos envolve desde as primeiras páginas, Fernando Boigues nos deixa curiosos para querer saber mais sobre este seu personagem que está longe de ser perfeito, mas que nos atrai completamente.

Um homem sofrido, que carrega muitas dores e arrependimentos e está sempre atento ao que acontece ao seu redor e às pessoas que o cercam, assim é Senhor Dorido. Os poemas desta obra são intensos e nos levam a conhecer o mais íntimo deste senhor, sem cerimônia invadimos seu universo particular, chegamos até a sua solidão, revelando seus segredos.

Senhor Dorido não existe, é um personagem fictício, mas se olharmos bem nós podemos encontrá-lo em muitas pessoas. É, sem dúvidas, uma leitura que recomendo.

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Achei a premissa bem interessante e as coisas que ressaltou também muito interessante, mas confesso que não é um tipo de leitura que eu faria, então no momento eu deixou a dica passar mas mesmo assim eu agradeço muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas só por saber que traz lições vindas de um senhor com experiência na vida já fiquei doida para ler, pois amo leituras assim. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Analisando melhor, acho que eu sou o senhor Dorido em alguns aspectos rs.
    Que demais essa obra! Não conhecia e já me interessei. E olha que nem curto tanto, nem tenho o costume de, ler esse gênero.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bea

    Não leio muito poemas, mas fiquei curiosa em conhecer o Senhor Dorido, justamente por ele ter esses traços que conseguimos enxergar em tantas pessoas e até um pouco em nós mesmos.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ler menos do que eu gostaria eu adoro poemas e saber o quão cativante é a narrativa desse livro é animador e claro que fiquei curiosa para conhecer o íntimo do senhor Dorido e quero só ver em quem vou encontrar esse senhor, vai ver ele não está em mim mesmo. Quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tudo parece realmente cheio de sofrimento, pelos poucos trechos que você colocou realmente é essa a impressão que tenho.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Essas obras meios angustiantes ao mesmo tempo que gosto de ler, no momento errado pode se tornar um desastre. Anotei a dica pois confio na sua opinião e deixo aqui para um momento oportuno. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Essa é a primeira vez que vejo uma história ser contada através de poemas, geralmente um livro de poemas traz um conjunto de temas variados, mas aqui não. E pelos trechinhos que você citou, eu já me envolvi e fiquei com o coração apertado por ele. Não conhecia, mas já foi para a lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir