[Resenha] O Cão dos Baskerville

22 de outubro de 2018

Título: O Cão dos Baskerville
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Autêntica
Páginas: 176
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Uma terrível maldição pesa sobre os Baskerville na velha mansão de seus ancestrais, no meio de um pântano selvagem no interior da Inglaterra: quando um cão enorme e demoníaco, uma fera gigantesca e faiscante aparece, é morte certa para um membro da família. As circunstâncias dramáticas da morte repentina de Sir Charles Baskerville e os uivos aterrorizantes que vêm do pântano parecem confirmar essa maldição. Seria essa morte causada por um ser sobrenatural? Ou seria ela um macabro homicídio?
Henry Baskerville, o herdeiro de Sir Charles, volta do Canadá para tomar posse de seu título e de seus domínios. Ainda em Londres, recebe um bilhete anônimo: “Se você dá valor à sua vida ou à sua sanidade mental, deve se manter longe do pântano.” Apesar da ameaça e sem noção do terror que os espera, Sir Henry decide ir para a Mansão Baskerville, acompanhado por Watson, amigo e assistente de Sherlock Holmes encarregado pelo detetive de proteger o rapaz. Enquanto isso, Sherlock se empenha em resolver o enigma sem o conhecimento dos outros…
Escrita em 1902, esta história fascinante, que beira o fantástico, é uma das mais famosas investigações de Sherlock Holmes.
Resenha
O Detetive Sherlock Holmes está diante de um caso interessante e completamente enigmático. Todos que escutam falar sobre a lenda do Cão dos Baskerville têm a certeza de que há algo sobrenatural e maligno nela, uma maldição que assola a família há gerações. Tudo começou quando o cruel Hugo Baskerville sequestrou uma bela donzela e a manteve como prisioneira, seus planos eram sórdidos e antes que tivesse a oportunidade de executá-los e jovem conseguiu fugir.

Quando Hugo deu falta da moça partiu para capturá-la antes que ela conseguisse retornar para a sua casa. Os amigos dele (muito bêbados) foram atrás, no caminho encontraram com um pastor apavorado dizendo que viu a perseguição e que atrás de Hugo corria “um cão dos infernos”. Os homens não acreditaram, mas ao chegarem a cena que encontraram os chocou, a jovem estava morta, perto dela estava Hugo e em cima dele um cão dilacerando a sua garganta.
“Bem diante deles, a besta arrancou a garganta de Hugo Baskerville, e quando o animal os fitou com os olhos ardentes e as mandíbulas pingando de sangue, os três berraram de pavor e fugiram gritando pelo pântano. Dizem que um deles morreu naquela mesma noite, em decorrência do pânico, e os outros dois viveram atormentados pelo resto de seus dias.”
Se a história é verdadeira ou não ninguém sabe, mas os membros da família Baskerville enfrentam mortes trágicas e misteriosas desde então. O pântano se tornou um lugar onde ninguém tem coragem de ir após o anoitecer, principalmente se for um Baskerville. Porém, Sir Charles Baskerville – ainda não se sabe por qual motivo – entrou no pântano à noite e acabou morto.

Sir Charles levava a sério a lenda e nunca ia ao pântano à noite, vinha sofrendo de problemas no coração e sua saúde estava bastante abalada. A causa da morte divulgada ao público foi a de insuficiência cardíaca, o médico ainda relatou que o rosto de Sir Charles estava distorcido tão intensamente que foi difícil reconhecê-lo, mas que isso é comum em casos como esse. No entanto, o Dr. Mortimer ocultou um fato muito importante!
Bem próximo ao corpo havia pegadas e ele pôde perceber que pertenciam a um cão gigante. Para não alimentar a supertição local e espalhar o pânico, ele manteve essa informação fora do inquérito. Mas decidiu revelá-lo a Sherlock porque precisa da ajuda do brilhante detetive. Sir Henry Baskerville é o herdeiro da mansão e está a caminho, mas o médico teme pela vida dele e pede a Sherlock que lhe diga o que fazer.

Sherlock está muito atarefado em Londres, então envia seu fiel amigo Dr. Watson para fazer a segurança do rapaz e ser o responsável por relatar todos os acontecimentos para que Sherlock possa, ainda que de longe, estudar o caso. O que acontecerá a seguir deixa a todos completamente surpresos. De fato Sir Henry corre perigo e um cão grotesco está a sua espera, mas Sherlock Holmes será capaz de solucionar esse enigma antes que seja tarde demais?
Minha impressão
Esse é o meu gênero literário preferido, eu amo uma boa trama investigativa e quando se trata de Sherlock Holmes é impossível não se envolver com a leitura. O Cão dos Baskerville é uma obra que traz um lado misterioso e um toque sobrenatural que deixa tudo ainda mais interessante. Holmes é genial, mas aqui temos mais contato com Watson, embora quem dê a grande tacada, a jogada de mestre, é o nosso detetive... e faz isso brilhantemente!

Eu acho incrível como um livro clássico pode ainda nos surpreender, esta história foi escrita em 1902 e tem tanto a nos oferecer, para amantes da literatura policial é uma leitura obrigatória. Vergonhosamente eu ainda não conhecia e fiquei muito satisfeita em ter tido essa experiência, foi uma leitura completamente agradável e que atendeu a todas as minhas expectativas.

Essa versão é integral – sem adaptação – e faz parte da coleção Clássicos Autêntica que conta com obras como: Viagens de Gulliver, A Escrava Isaura, Pollyanna e muitos mais. A edição está impecável, com uma capa belíssima e ilustrações de Sidney Paget. É um livro curtinho e que pode ser lido em poucas horas. Uma leitura que eu recomendo.

Minha nota para o livro

23 comentários:

  1. Eu achei essa edição tão linda.
    Ano que vem quero reler Sherlock <3 Essa história é uma das minhas favoritas e amei a adaptação que fizeram na série da BBC

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Minha mãe comprou um box lindos dos livros do Sherlock Holmes, que já estou de olho, doida para ler. Adorei tua resenha, parece ser mesmo uma história incrível e surpreendente, só aumentou minha curiosidade.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz! Eu simplesmente AMO Sherlock Holmes, com todos os seus defeitos! rsrs
    O Cão dos Baskerville é um dos meus preferidos, adorei a edição da Autêntica, ainda mais por ser o texto integral (já vi adaptações bem fraquinhas...)
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Eu tinh visto este livro e achei a capa dele linda, embora não seja meu tipo de leitura, Sherlock é um clássico tão forte que até eu que não curto o gênero tenho vontade de ler. Que edição maravilhosa está da autêntica em??? Achei lindo os detalhes da obra e quando estiver disposta a sair da minha zona de conforto espero poder conferir a leitura.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia tudo bem? Não conhecia esse livro, adoro enredos policias investigativos, torna o suspense muito mais interessante, Holmes nem tenho que falar além de ser uma leitura clássica nunca deixa de nos surpreender como você mesma citou, parabéns pela resenha estou curiosa em desvendar esse mistério junto com os personagens, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho acompanhado as publicações de clássicos da editora e amei a diagramação!
    Raramente leio suspenses, mas gosto bastante do gênero e tenho muita vontade de conhecer a série do Sherlock Holmes, já que a maioria dos leitores que leem esses clássicos elogiam muito. Já está na minha lista de desejados e só de saber que esse tem um toque de sobrenatural, deve ser ainda mais interessante!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Este é meu favorito do Sherlock Holmes, amo essa história. Gosto da trama explicar o sobrenatural (que nem existe direito) e de todo o resto da história. Veja a adaptação dessa história para os dias atuais no Sherlock Holmes do Bennedict (na série inglesa), creio que é a na primeira temporada, ficou ótima a adaptação.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Oi Bea,
    Eu também amo romances policiais, e esse ano me aventurei em Sherlock, li um estudo em vermelho e confesso que achei um pouco denso, é bem diferente dos policiais de hoje em dia, ainda sim, os outros contos e novelas continuam na minha lista, e o próximo é esse. Espero gostar mais dessa leitura que da anterior.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz,
    Eu lendo a sua resenha me sentir lendo o livro e estou morrendo de curiosidade para saber como é a historia, confesso que nunca li nada do Sehlock, mais pretendo mudar isso em breve e vou começar isso lendo esse livro. Dica anotada

    ResponderExcluir
  10. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! O que será esse cão? E qual o motivo dele perseguir e matar os membros dessa família? Que mistério está por trás disso? Sou louca para ler um livro do Sherlock Holmes, até hoje apenas tive contato com os filmes. A maioria dos clássicos é incrível e supera em muito os livros contemporâneos. Faz tempo que não leio um livro de investigação, você me fez querer abrir esse agora mesmo, risos.. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Beatriz, eu ainda não li nenhum livro do SH. É vergonhoso, eu sei. Eu gosto de romance policiais, mas não é meu gênero favorito. Então acabo não lendo tanto quanto deveria. Adorei tuas considerações sobre o livro. Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu já tinha lido esse livro há alguns anos, mas não me lembrava direito da história, e a sua resenha me fez puxar pela memória muita coisa, muito obrigada. Com isso, tive aquela sensação desesperada de querer ler algo do Sherlok Holmes de novo, afinal, li apenas este e lembrava que tinha gostado muito na época. Adorei a sua resenha e sou obrigada a concordar: o autor é genial e não tem como não se apaixonar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Bia, tudo bem? Eu tenho vergonha de dizer isso mas, ainda não consegui realizar a leitura desse conto! Eu tenho todos os livros do Sherlock na estante mas, não consegui ler nenhum esse ano, porque tenho muitas leituras e trabalhos da faculdade em andamento mas, espero conseguir resolver esse problema ano que vem.

    Bia, eu amei a sua resenha e, você tem uma maneira de escrever que é muito gostosa, em algumas partes senti que estava lendo um conto sobre o livro do Sherlock, parabéns pela escrita. Tenho certeza que irei me surpreender com o final desse livro terminar a leitura, porque uma história como essa não pode ter um final que não seja sensacional.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Eu também amooooo trama investigativa, acho sensacional e me prende de uma forma quando bem escrita que nunca vi na vida! Amei sua resenha sobre esse livro e o já adicionei na lista, pois não o conhecia.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  15. Beatriz já li muitos elogios a esse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas desejo.
    Lendo suas impressões consegui descobrir alguns detalhes que eu não conhecia do enredo e fiquei mais interessada ainda. Amei demais sua dica. Parabéns pela leitura, pela resenha maravilhosa e pelas lindas fotos. Lindo trabalho vc faz aqui. Sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Agora me arrependi de não ter comprado esse livro numa feira de livros que fui esse ano. Pela sua resenha já fiquei super curiosa para saber se esse cão maldito existe mesmo, é realmente interessante como um livro escrito há tanto tempo ainda pode nos conquistar e surpreender.

    ResponderExcluir
  17. Oi Beatriz.

    Eu adorei sua resenha porque eu tenho muita vontade de ler este livro e ainda não tive a chance. Isso seria uma ótima oportunidade lembrar a escrita do autor, porque tem muito tempo que li as histórias de Sherlock Holmes nos três livros que tenho aqui em casa. Parabéns pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Ao contrário de você, eu não sou muito fã de livros de suspense, porque sou bastante medrosa. No entanto, eu sempre amei os livros do Sherlock Holmes e esse foi meu primeiro contato com o autor, quando ainda era bem novinha. Na época, eu li a versão adaptada para o público infanto-juvenil. Mas, depois, li a obra na íntegra e gostei mais ainda.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura e adorei ler sua resenha. Fiquei até com vontade de reler o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. 'Eu acho incrível como um livro clássico pode ainda nos surpreender', receio que uma das coisas que livro clássico mais faça, surpreender. Tem tempos, muito mesmo, que não leio nada do Sherlock Holmes, acho que seria uma boa pedida criar um projeto do gênero para o próximo ano, com clássico, sua resenha me deu ideias....

    ResponderExcluir
  20. Olá Beatriz, eu tenho bastante curiosidade de ler os livros do Sherlock Holmes, inclusive tenho um deles aqui em casa *-* Pelos seus comentários o enredo desse livro parece estar bem bacana e com um bom mistério *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  21. Oiii, tudo bem? Essa versão de clássicos da Autêntica está linda né? Uma capa mais bonita que a outra e uma edição maravilhosa. Como você sou apaixonada por histórias de investigação e Sherlock é Sherlock né? Adoro o fato de não ser uma história adaptada e assim a gente poder usufruir da leitura completa, amei ler a sua opinião e fiquei com uma saudade danada de ler livros dele...

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Apesar de não ser fã de um suspense policial, está ai um clássico que sempre quis conhecer, mas ainda não tive oportunidade. Essas edições da Gutenberg estão todas lindas. Adorei e com certeza dica anotada! Sua resenha está ótima <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Beatriz!
    Eu amo o gênero, mas ainda não li nada do autor que é muito elogiado. Tenho curiosidade de conhecer e pretendo me desafiar a ler os livros em breve. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir