[Resenha] Adulta sim, madura nem sempre

15 de outubro de 2018

Título: Adulta sim, madura nem sempre
Autor: Camila Fremder
Editora: Paralela
Páginas: 120
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: A vida adulta chega de uma hora para outra e nem sempre estamos preparados para ela. E tudo bem.
Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. Num piscar de olhos é você quem está interfonando para o porteiro e reclamando, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que aconteceu? Simples: a vida adulta chegou. Quer dizer, não tem nada de simples.
Como Camila Fremder mostra neste seu novo livro, a vida adulta costuma chegar de uma hora para outra, sem avisar, sem um curso preparatório, sem nada. Ou pelo menos é assim que a gente se sente. E a consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas.
Saem de cena as noites agitadas e os dias sem grandes preocupações, sendo substituídos por fraldas (no caso de quem tem filho), boletos e muita paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. Um livro que você não vai conseguir largar. A menos que o bebê acorde ou esteja na hora de você correr para o batente.
Resenha
A gente não está preparado para a vida adulta, alguns até podem acreditar que estão, mas na verdade não há nada que nos prepare para os problemas que surgirão, para as responsabilidades, os medos, a insegurança... e tudo se multiplica quando chega um bebê em nossas vidas.

Nesse livro Camila nos mostra o quanto isso é natural, tem vezes que a gente quer largar tudo e sair correndo, que a gente se pergunta o que está acontecendo, como chegamos a tal ponto, o que vamos fazer e milhares de outros questionamentos nos assolam constantemente. E sabe o que acontece? A gente acaba dando um jeito. Porque ser adulto é isso, não há uma fórmula que nos dê as respostas para tudo ou um manual que nos ensine o que fazer, mas a gente aprende com os erros.
“Todo dia eu sinto que cresço um pouco na marra. Sabe aquela história de que ‘a vida ensina’? Comigo funciona meio assim. Acontece alguma coisa que me obrigada a tomar certa atitude adulta e pronto, cresci mais um pouco. Essa é a diferença entre crescer e envelhecer. Você vai envelhecer, é inevitável, mas precisa se certificar de que está crescendo ao mesmo tempo.”
Camila Fremder nos relata de uma maneira totalmente divertida como é essa transição para a vida adulta, quando a gente é jovem imagina mil coisas que poderíamos fazer se fossemos adultos, mas quando finalmente chegamos nessa fase a gente percebe o quanto estava enganado. São contas e mais contas, preocupações sem fim, trabalho. Nos divertimos? Com certeza, depois dos 18 temos liberdade para muitas coisas e conhecemos outro mundo, mas não é aquela festa que a gente pensava aos 15 anos.

E aí chega a fase mais louca da nossa vida, quando nos tornamos mães. É a melhor coisa que nos acontece e ao mesmo tempo a que nos dá mais medo. Não é mais só a nossa vida, somos responsáveis por um ser tão pequeno e frágil que assusta pra caramba, mas é incrível acompanhar cada etapa da vida dessa pessoinha! Tem um momento que a Camila fala sobre o seu medo de escuro (vou deixar o trecho aqui embaixo) e eu não só ri horrores como me vi sendo representada. Alguém aqui já passou por algo parecido com isso?
“Ser adulta e ter medo de escuro é o meu maior dilema. Como vou tranquilizar meu filho quando ele acordar à noite com medo de escuro? Eu vou falar: ‘Ai, que bom que você também está acordado. Estou segurando o xixi há horas! Vamos comigo no banheiro? Eu sempre acho que vou ver alguém no espelho...’. Não duvido se esse diálogo acontecer.”
Quando eu li essa parte eu quase me engasguei de tanto rir porque é exatamente o que acontece comigo toda vez que meu filho acorda de madrugada e eu tenho que atravessar a sala escura para chegar ao quarto dele. Eu sofro com insônia desde que me entendo por gente, passo horas acordada durante a madrugada e sempre me seguro muito antes de levantar para ir ao banheiro ou fazer um lanche, mesmo que eu deixe a luz acesa o fato de saber que é madrugada já assusta. Pior quando são 3 horas e lembro de todos os filmes e histórias de terror que dizem que essa é a hora dos fantasmas. 
Minha impressão
Adulta sim, madura nem sempre é um livro que fala a realidade da vida adulta e a autora faz isso de um jeito que a gente ri o tempo todo, ela tem uma escrita muito fluída e completamente envolvente. Eu sentei para ler as primeiras páginas só para dar uma olhadinha mesmo, mas aí eu não consegui parar e quando vi já tinha lido 70% do livro e só parei porque tinha que buscar meu filho na escola. 

Quando eu li o prefácio fiquei meio na dúvida de como seria a minha experiência com essa leitura porque a impressão que eu tive era que ia ler sobre a vida de alguém aparentemente perfeita, sem problemas e cheia de futilidades (COMO EU ESTAVA ENGANADA!), mas foi na introdução que fui desarmada e vi que seria uma ótima leitura. Quando eu terminei de ler eu me senti como se conhecesse a Camila há anos, como se ela fosse minha melhor amiga. Em vários momentos era como se eu estivesse lendo sobre mim ou sobre coisas que aconteceram comigo.  

E não importa o quanto eu fale aqui nessa resenha eu nunca vou chegar perto de mostrar como eu adorei esse livro. Ele se tornou um dos meus queridinhos. Eu separei vários quotes, em todos os capítulos eu fiz muitas marcações, além desses trechos na resenha tem um post só com quotes (clique aqui pra conferir). E a capa está tão linda, está perfeita!

Eu preciso parar por aqui porque é capaz de eu ficar por horas escrevendo e elogiando esse livro, mas antes de ir eu falo uma coisa: Dê uma chance à leitura. Você vai se surpreender demais com o tanto que as coisas vão parecer familiares. 

Minha nota para o livro

25 comentários:

  1. Oi, Beatriz! :D
    A capa desse livro é realmente um amor, adoro as cores! Não o conhecia ainda, mas foi só ler o título que já me identifiquei totalmente. hahaha Acredito que esse livro seja ótimo para compreender essa transição de adolescência para vida adulta com a qual eu e muitas outras pessoas ainda sentem dificuldades em lidar. Adorei saber que você também se identificou com o livro, isso me faz perceber a habilidade da autora em nos causar empatia por sua história. Parece um livro muito interessante e adorei seu post! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bea eu não sou mãe e nem pretendo ser, mas me sinto uma ao lados dos meus sobrinhos.
    Por isso acredito que iria gostar dessa leitura, pela leve que a autora trata um assunto tão sério. Gostei muito da capa, da premissa e sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Mesmo não sendo mãe, deu pra sentir que iria gostar da trama por causa da discussão sobre a transição e as responsabilidades que surgem. Amei a resenha e já sei o que dar de presente pra minha irmã (e é claro que vou aproveitar do presente tbm ahuiahiuhauihaiuha)

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Clayci, como vai?
      Olha, tenho certeza que a sua irmã vai adorar o presente <3
      Embora tenha alguns capítulos (mais para o final) sobre a maternidade, não é exclusivamente sobre isso, é ótimo para quem está chegando na vida adulta, para quem saiu de casa recentemente para morar sozinho ou com algum companheiro, para quem quer dar uma escapadas das leituras mais tensas... é um livro divertidíssimo e acho que você pode curtir muito também.
      Beijos!!!

      Excluir
  3. PRECISO DESSE LIVRO!
    Gente, acho que nada mais gostoso do que ler sobre todo esse processo de uma forma bem humorada.
    Já me imaginei na pele da Camila reclamando do vizinho do som alto, eu sou a pessoa chata que reclama dos outros e os BOLETOS? OS BOLETOS?
    Um livro que preciso ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana, precisa mesmo hahaha
      Mulher, tô falando, eu sou totalmente representada nesse livro. Sou a chata que reclama do barulho e que vive pensando nos boletos, acho que é a maior preocupação da vida adulta, quer dizer, depois dos filhos.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Caramba, é muito bom quando encontramos um livro que nos descreve em diversas partes. Não conhecia essa obra ainda, mas quando estiver indo para a fase adulta com certeza vou querer ler, haha. Parece ser um livro bastante divertido. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    Estou com o livro aqui para ler e fiquei muito contente por você ter se surpreendido com esse livro com relação a história, que aparentava ser sobre a vida perfeita de uma pessoa. Também gostei muito do fato de a gente conseguir rir com esse livro, apesar de ele retratar nosso cotidiano.
    Outra coisa muito positiva é o fato de a leitura ser rápida.
    Claro que vou anotar a dica!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz.
    Confesso que, apesar da sua ótima resenha, esse não é o tipo de livro que me agrada. Não sou chegada em histórias que constatam o óbvio, mesmo que elas tenham o viés do humor. Não me sinto atraída por um livro que me diga que eu devo estar bem comigo mesmo e com o que acontece na minha vida... Eu já estou bem com isso e prefiro me concentrar em ficção!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi Bea! Acho que é a primeira resenha sua que te vejo tão empolgada assim com uma obra haha e te entendo totalmente, é uma delicia quando isso acontece. Passeando pelo instagram vi esse livro e achei maravilhosa a foto postada, mas havia me esquecido dele, obrigada por lembrar!

    ResponderExcluir
  8. Eu só não cheguei na fase do bebê mas fora isso já estou me sentindo bem assim mesmo. Sou a louca que adora um supermercado, e que se amarra num promoção e comprar potes é comigo mesmo!

    Curto muito esse tipo de livro que faz a gente dar boas risadas. Adorei a sua resenha e os quotes que você separou. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    É muito interessante conferir este tipo de leitura e ver que ok sermos inseguros em alguns pontos sobre a vida adulta porque no fundo todo mundo passa pelo mesmo! RS A impressão que eu tenho as vezes é que eu estou fazendo algo errado devido aos medos e inseguranças que tenho, então acho que esse livro vai me ajudar a relaxar mais com os desafios do dia a dia rs
    Enfim! Adorei conhecer mais sobre essa obra e espero poder ler em breve. Sua resenha ficou ótima e os quotes separados me animaram ainda mais para realizar a leitura ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii Bea

    eu não conhecia esse livro e adorei a premissa, achei pela capa que também fosse uma sñatira da história de alguém perfeitinha, mas pelo visto o livro é ainda melhor. To buscando faz tempo uma história divertida, que me prenda e me faça rir e desconectar um pouco, acho que essa recomendação será perfeita pro momento. Dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Eu amei sua resenha e achei seu blog lindinho demais! A resenha conseguiu me cativar e me fez desejar o livro. Amei o primeiro quote que você colocou, envelhecer é algo natural, mas crescer requer bem mais.
    Essa capa é linda demais!

    Beijos,
    Blog Diversamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Tudo bem e você?
      Obrigada pela visita e seja muito bem-vinda, vou adorar tê-la por aqui.
      Gostei de saber que o livro te agradou, é uma leitura que me cativou e indico para todo mundo hahaha
      Espero que possa ler, beijos!

      Excluir
  12. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas ele já foi direto para o topo da minha lista de desejados. A vida adulta realmente não é fácil e, infelizmente, não vem com manual. A gente pisca e de repente já está perdido em meio à responsabilidades, trabalho, expectativas, sonhos, decisões importantes, etc. Então, acho maravilhoso um livro que fale tão abertamente sobre as dificuldades dessa transição. Além disso, preciso dizer que me vi representada nesse quote que você destacou hahaha.
    Adorei a resenha e quero muito ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria =D
      Esse livro é sensacional, se já se viu representada só nesses quotes eu tenho certeza que o livro é a leitura perfeita para você. Eu amei demais! Dá uma olhada lá no post de quotes que postei, você vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Ah que legal a leitura. Realmente quando li a sinopse senti um tom de superficialidade que achei que não curtiria, mas ao ler sua resenha fiquei surpresa com o que podemos encontrar. Suas palavras me deram incentivo a lê-lo, por isso dica anotada. Espero também gostar e ser surpreendida. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Ai que bom que pela resenha você sentiu vontade de ler, adorei saber disso!
      Olha, recomendo fortemente, eu amei demais esse livro, espero que você possa ler e que goste tanto quanto eu.
      Beijos!!!

      Excluir
  14. Nossa, faz tempo que não leio uma comédia e logo de cara que li o título do seu post, já imaginei que seria um tipo de leitura que me faria sorrir. Fiquei interessado na história e anotarei seu nome na minha lista, quem sabe ano que vem consiga realizar a leitura. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  15. Primeira resenha que leio desse livro e curti bastante, nossa sério, eu adorei, irei sim colocar na minha lista e espero logo conseguir ler e ver se consigo ter as mesmas sensações que você teve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Beatriz, esse livro parece ser bem bacana principalmente por não romantizar esse período que é a nossa vida adulta *-* Por isso fiquei bem curiosa para lê-lo. Dica anotada *-*

    ResponderExcluir
  17. Assim que vi o lançamento desse livro o adicionei no skoob, pois, a temática é muito bacana. Falar sobre como pode ser a vida adulta é muito legal, afinal ela não acontece como passamos a adolescência imaginando. Essa vibe divertida da obra deve deixar a leitura ainda mais gostosa, espero ler em breve. É muito bom quando não conseguimos expressar todas as sensações que a obra nos passa, não é ?
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Gostei da dica, não conhecia. Eu já estou na vida adulta há um tempo e ainda não sei lidar, haha. Acho que é um livro que todo mundo vai se identificar, né? Fiquei curiosa. Só não acredito que a maternidade é uma coisa maravilhosa, até porque isso é socialmente construído. Não acho que sou menos adulta por não querer ser mãe, aliás. Achei a capa muito linda, leria com certeza!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina. Tudo bem e você?
      Fiquei feliz por você ter gostado da dica, eu amei tanto esse livro. Não acho que você seja menos adulta por não querer ser mãe, claro que não, e sobre ser uma coisa maravilhosa é pessoal, para mim foi a melhor coisa que me aconteceu e por mais que seja difícil (e como é) eu não mudaria nada. Mas, como eu disse, isso eu falo por mim, sobre a minha experiência. Antes de ser mãe eu não queria ter filho e dizia isso com todas as letras, mas aconteceu e não me arrependo. Cada um é dono do seu corpo e vida, ter um filho ou não é uma decisão que ao cabe a outra pessoa é qualquer que seja a escolha não diz respeito sobre ser menos adulto ou não. Infelizmente nós vivemos em uma sociedade na qual aprendemos desde novas que mulher tem que cuidar da casa e dos filhos e tem que ser submissa ao marido. Temos que lutar constantemente contra isso e mostrar que mulher tem que ser o que ela quiser. E se ela não quiser casar e ter filhos ela não vai casar e não ter filhos e ninguém tem nada a ver com isso.

      Excluir
  19. Olá!
    Adoro esses temas e pegar uma leitura assim despretensiosamente e ser surpreendida com várias abordagens sobre a vida adulta é uma leitura que merece minha atenção.
    Além de boas risadas, tenho certeza que vou me identificar com as trapalhadas que a personagem dá ao longo dos capítulos.
    Fiquei bem curiosa e a capa também chama atenção.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir