[Resenha] Máscaras

29 de outubro de 2018

Título: Máscaras
Autor: FML Pepper
Editora: Valentina
Páginas: 272
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: "E se você descobrisse que a grande verdade ainda não foi revelada? Que pode estar enganado a respeito de muitos personagens?
É chegada a hora de arrancar as máscaras, ver e viver na pele — e na alma — as revelações guardadas a sete chaves sobre a Trilogia Não Pare!
E se surpreender com o que jamais imaginou!
Máscaras...
Para camuflar as fraquezas do mais forte dos guerreiros... Richard.
Para distorcer as certezas de uma lenda amaldiçoada... Guimlel.
Para acobertar as cicatrizes de uma sina maldita... Ismael.
Para esconder os sentimentos de uma garota desprezada... Samantha.
Para proteger fanáticos atrás de tronos... Kaller.
Para ocultar gigantes sob sutis envergaduras... Zymir.
Para disfarçar um exército cruel e traiçoeiro... Von der Hess.
Para sufocar os desejos mais íntimos da híbrida... Nina.
Máscaras...
Para dar luz às mentiras e obscurecer as verdades.
Para encantar a vida e, talvez...
Enganar a Morte!"
Confira as resenhas dos livros: Não Pare! | Não Olhe! | Não Fuja!
Resenha
Máscaras é um livro extra que traz algumas histórias da trilogia Não Pare! e nos apresenta outros pontos de vista sobre os acontecimentos já conhecidos, além de nos mostrar o antes e o depois dos personagens, então se você ainda não leu a trilogia é preciso ler antes desse livro. Essa resenha contém alguns spoilers da trilogia, se não quiser ler pule para o final e leia apenas as minhas impressões com a leitura, é uma área livre de spoiler.

Vou fazer um resumo bem básico da história de Nina e Richard. Nina tinha apenas 16 anos quando a conhecemos no primeiro livro, era uma jovem que atraia acidentes e sempre que algo assim acontecia a mãe e ela fugiam. Até que um dia Nina entendeu por quê. Existe uma dimensão chamada Zyrk e lá habitam os seres que conhecemos por morte, eles são os responsáveis por manter o equilíbrio em nosso mundo e as mortes são os resgatadores.

O relacionamento entre resgatador e humano é proibido, mas aconteceu uma vez e Nina é o resultado dessa relação, ela é uma híbrida. Sua existência é extremamente perigosa para os zyrkianos, alguns a veem como uma salvação, mas a maioria a vê como uma maldição e quer a sua morte. Por esse motivo, ela e a mãe precisavam driblar os resgatadores e fugir sempre que um aparecia.
Richard era o resgatador responsável por matar Nina e durante os três volumes nós vemos surgir um forte amor entre eles, mas o temperamento de Richard é totalmente instável e por vezes ficamos desconfiados sobre suas reais intenções. No decorrer da trilogia vemos coisas acontecerem e acreditamos nelas, mas então descobrimos que não era nada daquilo. Em Máscaras acompanhamos algumas dessas situações pelos olhos de Richard (e outros personagens) e então podemos compreendê-las melhor.

Se o passado de Richard era um mistério, FML Pepper preencheu as lacunas e nos mostrou como nossa morte preferida chegou a Shakur e se tornou o principal resgatador de Thron. Ele precisou vencer muitas batalhas e se impor, mas desde o começo era visível a todos que ele era superior. Mas conhecemos toda a sua história, desde antes do seu nascimento.

Guimlel, um mago do Grande Conselho, teve um entendimento único da profecia e planejou cada detalhe da concepção de Richard, segundo a profecia ele será o responsável por gerar aquele que trará a salvação a Zyrk e livrará todos da maldição das bestas da noite. Podemos ver como ele se aliou a curandeira Labritya e como juntos eles criaram o pequeno Richard  sem deixar que ele saísse de casa, privando-o de liberdade para um bem maior. Porém, conforme ele crescia essa tarefa tornava-se cada vez mais difícil.
Temos o esclarecimento da história de Ismael e como ele se transformou num ser impiedoso após um acontecimento trágico que mudou o rumo de sua vida. Vemos também como Samantha escondeu e reprimiu seu amor por John , como ano após ano aceitou o seu destino sem questionar. Mas, muito tempo depois do final da trilogia, surgiu a oportunidade de tomar as rédeas da sua vida e fazer – pela primeira vez – aquilo que sempre teve vontade. Um ato egoísta, até mesmo cruel, que tem o resultado esperado por ela.

E o mais esperado pelos fãs, o que aconteceu com Richadr e Nina! Bom, não vou falar sobre isso porque aí já seria spoiler demais, não é mesmo? Sabemos que o casal se reencontra quatro anos depois da grande batalha contra Malazar, mas o que vem depois disso você só vai descobrir lendo. Garanto que vale a pena.
Minha impressão
Eu sou apaixonada pela trilogia Não Pare! e fiquei enlouquecida quando descobri sobre Máscaras, estava ansiosa demais para realizar a leitura. Todas as minhas expectativas foram superadas e me surpreendi em ver alguns acontecimentos por outros pontos de vista. Mas o que mais me deixou surpresa mesmo foi ver o rumo que a autora deu às coisas que acontecem depois do final da trilogia.

A escrita da FML Pepper é muito envolvente, ela consegue nos cativar logo nas primeiras páginas e nos mantém presos à leitura capítulo por capítulo. O livro é para que já leu a trilogia, então ela não perde tempo com detalhes para explicar aquilo que já lemos, são histórias inéditas que mostram um outro lado do que já tínhamos conhecimento. Mas também temos a continuação de tudo, o que vem depois de Não Fuja! E aqui começa uma nova trama que ainda tem muito a revelar. São muitas possibilidades e uma nova profecia se levanta... o que vai acontecer? Também estou curiosíssima para saber! 

Só duas coisinhas me incomodaram, mas não atrapalharam a leitura e não refletem em nada no quanto eu gostei desse livro. Uma foi o que a Samantha fez, achei um ato cruel, mas entendi que foi necessário para a história e inclusive quero ver aonde isso vai nos levar; o outro foi uma certa infantilidade da Nina em ficar cobrando algo a Richard, não o fato dela cobrar, mas a maneira como fazia isso. Mas quero deixar claro que os personagens amadureceram, foi só uma atitude isolada. 

E essa capa? Eu já a achava linda, mas não fazia ideia de quanto simbolismo ela traz. Essa imagem diz tanto! O livro todo está lindo, a editora fez um excelente trabalho gráfico. Máscaras é um livro que com certeza vai agradar aos fãs e é uma leitura que eu recomendo!

Minha nota para o livro

22 comentários:

  1. Olá!!! Muito legal o seu blog! Estou acompanhando!
    Beijos!
    Borboletra

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ler a trilogia NÃO PARE, desde que foi publicado pela autora, mas sempre venho colocando outros livros na frente. Ler resenhas como a sua, escritas de maneira tão apaixonada me fazem querer sair correndo para uma livraria e comprar o mais rápido possível, haha.

    Amei seu blog, ganhou mais uma inscrita!

    bjs

    www.alimentopraalma.com

    ResponderExcluir
  3. eu tenho muita curiosidade ler essa trilogia, e ainda mais depois que li um outro livro da autora que gostei muito. espero ter a oportunidade de ler logo, pra ler este que tem uma capa maravilhosa! e que bom que o que te incomodou na leitura é algo isolado e que os personagens amadureceram!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Tá ai uma autora que nunca me encheu os olhos, eu encontrei com ela na Bienal, mas nunca me senti atraída para ler seus livros, na verdade eu até tentei o primeiro da trilogia mas não me encantou então eu abandonei. De qualquer forma, fico feliz em saber que suas expectativas foram supridas e que se apaixonou mais ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz!
    Essa trilogia é super famosa, né? Já vi vários posts sobre ela, mas acho que nunca tinha chegado a ler uma resenha dela. Me surpreendi muito com a sua resenha, pois nunca tive interesse em ler esses livros por não saber sua premissa e as capas não me chamarem a atenção, mas agora que descobri isso sobre as dimensões e os seres responsáveis pela morte, adorei a ideia! Os spoilers só me fizeram ficar ainda mais interessada nessa leitura. Fico feliz que você tenha gostado tanto deste livro complementar à série porque é um sinal de que a autora realmente tinha muita história pra contar. Fiquei muito animada em conhecê-lo e agora espero poder ler essa série logo também. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bea!
    Eu tenho muita curiosidade para ler essa trilogia. Vi a campanha de divulgação de "Máscaras" e a curiosidade só aumentou, especialmente depois da sua resenha. Tive que pular o resumo pra não ter spoilers, mas saber que você gostou, especialmente por ser fã, me deixou ainda mais ansiosa para conhecer a série, espero que seja em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Pulei direito para suas impressões porque ainda estou indo pro segundo livro da série. Mas concordo contigo, a escrita da autora é envolvente e cativante demais, e eu estou doida pra ler Máscaras! Realmente o trabalho gráfico esta lindo demais, e eu espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu sou louca para ler "Não pare!", mas ainda não consegui. Esse livro parece ser ótimo para quem é fã da série e quer saber um pouco mais. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Amiga eu não sei se foi com vc que já cheguei a comentar a minha experiência com a autora. Mas enfim, eu não gostei do livro TREZE que ela escreveu, porém quero dar uma nova chance. Pensei muito nessa "trilogia", mas por enquanto terei que adiar essa leitura rs.
    Mesmo assim achei essa capa linda <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ahh estou bem curiosa com esse livro, desde o lançamento que ainda não tive oportunidade de ler. A escrita da autora é fantástica e saber que esse livro surpreende e da uma nova visão dos personagens já me deixa bem animada.
    Quero aproveitar a Black Friday para comprar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você gostou dessa leitura! É sempre bom quando temos uma boa experiência com autores que gostamos!
    Infelizmente, eu não tive essa sorte e não consegui ser cativada pela autora FML Pepper e foi a muito custo que terminei a leitura de Não Pare! =/

    ResponderExcluir
  12. Já te falei que não conhecia a premissa dessa trilogia?! Agora que vim ter uma ideia do que se trata, achei que era romance fofo, nem imaginei que rolava batalhas e afins. Que bom que mesmo com a ressalva os personagens evoluem e a trama toma forma, isso é bom para os fãs. Preciso dar uma chance e conferir a escrita da autora.

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu li 13 da mesma autora e preciso concordar com você, a escrita dela é incrível, somos conquistados logo nas primeiras páginas! A trilogia Não pare! Está entre a minha lista de desejados, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  14. Já tive a oportunidade de ler algo da autora, mas não foi a trilogia não pare... Apesar dos inúmeros elogios que vejo por ai, ainda não me senti a vontade de ler essa serie, parece que sempre falta algo que vai de algum modo me convencer de que a leitura vale a pena... Gostei da sua resenha e espero um dia estar realizando essa leitura, mas não sinto que esse seja o momento...

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não li nenhum dos livros, e até pensei que poderia ler esse volume sem ter tantos spoilers dos outros livros, mas vi que é melhor ler na sequencia.
    Dica anotada, e vou fazer a leitura em breve.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá, Beatriz!

    Já ouvi falar muito da trilogia e tenho vontade de ler, confesso (por isso pulei direto para as suas impressões, para evitar spoiler.rs), mas não sei quando isso vai acontecer.kkkkkkk... As pessoas divergem um pouco na opinião geral sobre a série, uns amam, outros não suportam, outros gostam e não gostam (risos). Fico só acompanhando as resenhas, mas no fim deixarei para formar minha própria opinião.

    Fico feliz pelos fãs terem sido presenteados com a publicação de Máscaras, mas por outro lado não consigo evitar o pensamento que os autores criaram o hábito de fazer esse tipo de coisa só para vender mais. Tenho visto essas coisas aos montes. Livros que seriam únicos e viram séries, trilogias que ganham spin off. Eu confesso que não gosto muito desse tipo de coisa, mas se os fãs ficam felizes vale a pena, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. A capa é mesmo linda. Tenho o e-book do primeiro livro mas ainda não li. Bom saber que esse livro (amo quando autores publicam conteúdo extra de suas séries) agradou quem já leu a trilogia e trouxe as repostas que os leitores queriam.

    ResponderExcluir
  18. Eu li Não Pare! e acho que a autora cumpre bem a proposta de entretenimento para o público juvenil, mas acho que não leria Máscaras que ao meu ver, parece desnecessário, entretanto, é só uma opinião pessoal. Só fiquei curiosa com o simbolismo da capa que você ressalta no final da resenha.

    ResponderExcluir
  19. Acompanho o trabalho da autora e sou curiosa em ler algo dela mas ainda nao tive a oportunidade, a trilogia Pare! tá na minha lista a anos mas eu fico no ''vou e não vou'' kkk,lembro que quando vi essa capa achei ela linda demais mas nunca li a sinopse e achava que ela tinha relação mas não que teria os personagens da trilogia, adorei sua resenha, bem sincera, principalmente com relação aos personagens e suas evoluções.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada da autora, mas desejo muito. Estarei colocando essas obras em minha lista para 2019, pois fiquei bem curioso com a resenha que fez e outras que já li.

    ResponderExcluir
  21. Olá amore,

    Não conhecia a trilogia, mas pra ser sincera estou muito atrasada com a leitura.
    Sua resenha está divina e as fotos ainda mais, mas vou passar a dica dessa vez, porque não curti muito o enredo.
    Mesmo a escrita sendo cativante e envolvente, passo a dica!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  22. Oii.
    Achei muito linda essa capa. Quero muito ler o primeiro livro, mas ainda não tenho, está na listinha de desejados.
    Fiquei aina mais curiosa despois dessa resenha linda.

    ResponderExcluir