[Resenha] O Diário de Samantha

17 de novembro de 2015

Título: O Diário de Samantha
Autor: Ana Monteiro
Editora: Novo Século
Páginas: 540
Ano: 2015
Links da autoraFacebook do livro / Facebook da autora Skoob / Twitter
Sinopse aqui


Um romance sobrenatural que ganha o coração do leitor. Por mais que na sinopse fale que Samantha cometeu suicídio, durante a leitura você deseja que isso não tivesse acontecido, mas esse livro é o diário que ela escreveu para que seu amor lesse após ela ter se entregado ao sol. Com muita paixão, intensidade e lindas canções, O Diário de Samantha vai te envolver na leitura do início ao fim.


Samantha Walker era uma pessoa praticamente normal, vocalista na banda Nightwalkers e muito estudiosa mas após a morte de seus pais em um trágico acidente, a vida dela mudará completamente. Samantha estava desesperada e desiludida, com a morte de seus pais ela ficou sem rumo, até que encontrou com Nicholas Lacroix, um vampiro irresistível. Nicholas a acompanhava de longe e sem que ela o percebesse, mas quando viu a sua profunda dor pela perda de seus pais, quando entendeu que ela não queria mais viver ele decidiu intervir. Não vou contar os detalhes, mas ele a transforma em vampira e vai dar instruções sobre seu novo estilo de vida.

Com a transformação também surge um amor intenso entre eles,  nasce uma cumplicidade única, Samantha se vê perdidamente apaixonada por esse homem que surgiu no momento em que ela mais precisava e agora eles podem passar a eternidade juntos, bem... poderiam.
Nicholas a leva para conhecer o Príncipe Wilhem (o líder dos vampiros no Rio de Janeiro) e sua esposa Annabela (será a melhor amiga de Sam). Ela precisa de alguns dias para aprender e Nicholas a ensina muito bem. Nesse meio tempo, ela não abandona a banda e continua com sua carreira, a Nightwalkers cresce a cada dia e em pouco tempo eles alcançarão sucesso e se tornarão conhecidos mundialmente. Samantha compõe lindas canções e a sua voz é igualmente bela. 

Tudo ia muito bem, a banda, o amor, sua vida parecia finalmente se acertar mas algo inesperado acontece, Nicholas diz que precisa se retirar e se afastar dela para o seu próprio bem (como assim?), ela volta a ficar desesperada, Nicholas era a sua vida (ou seria morte? já que ela é uma vampira kkk) e agora estava sozinha, tinha seus amigos mas não seria a mesma coisa. Justamente nesse momento em que ela está tão fragilizada pela partida de seu amor é que surge o Victor Hugo.
Depois de ter passado tanto tempo com Nicholas, depois de ter tido momentos incríveis e intensos ela está perdida, mas Victor Hugo surge para ajudá-la a superar e aos poucos ele ganha o coração da jovem que se encanta com a sua humanidade, algo que ela jamais terá novamente. Ela se apaixona por ele e eles começam um relacionamento, também muito bonito e intenso. Novamente as coisas iam muito bem, a carreira estava um sucesso, o relacionamento com Victor Hugo estava muito bem, porém algo faz com que a situação mude. Ela percebe o perigo a rondando.

Samantha corre perigo desde que foi transformada mas não sabia, agora esse perigo está mais próximo e ela finalmente entende o que Nicholas estava pensando ao partir, ela começa a temer pela vida de seu amor humano e decide se entregar ao sol. Mas não pode partir e deixar Victor Hugo sem saber o que aconteceu, ela começa a escrever um diário onde conta todos os detalhes de sua vida, inclusive o seu amor pelo Nicholas.

O livro alterna entre passado e presente, deixando a trama ainda mais envolvente. Enquanto Samantha está escrevendo no diário, as cenas passam a ser no passado, onde ela conta tudo o que aconteceu, mas ela faz pausas e essas pausas são os momentos presentes do vida da vampira.
Como eu gostei desse livro, ele tem tudo na medida certa! Muita paixão e música boa, Samantha conseguiu me ganhar logo na primeira página e fiquei o tempo todo torcendo por ela, eu queria que alguma coisa mudasse e ela não se entregasse ao sol, mas esse é seu diário explicando os motivos que a levaram a tomar essa decisão. Eu me encantei com o amor de Samantha com Nicholas e fiquei tão triste quanto ela quando ele teve que partir, fiquei com o pé atrás com o Victor Hugo, não por ele parecer ser um personagem ruim, nada disso, mas porque eu gosto muito do Nicholas e sua partida foi muito repentina, depois me acostumei com a ideia e passei a gostar dele também. A escrita de Ana Monteiro é atual, a letra das músicas é linda e todo o universo criado pela a autora é envolvente. 

Gente, o final desse livro... sabe quando o autor quer fazer você infartar e interrompe o livro num momento crucial? pois bem, é exatamente isso que Ana faz, o livro termina e você grita: NÃO!!!! mas a boa notícia é que terá uma continuação (estou super ansiosa por isso).

Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. eu adoraria, que fizessem o filme sobre o livro, amei o livro e a historia que conta sobre a samantha, foi uns dos livros que mais me deixou fascinada. pena que ela morre no final ,pois poderia ter continuação iria amar

    ResponderExcluir