[Resenha] O Silêncio de Lourdes (Conto)

7 de novembro de 2015

Título: O Silêncio de Lourdes
Autor: Kelly Hamiso
Editora: Autora Independente (com o conto)
Páginas: 24
Ano: 2014




Ana trabalha em um hospital público de São Paulo mas separa as suas manhãs para atender em um asilo e sente-se apegada aos idosos, fica triste pela maneira como são tratados pelos familiares e faz o que está ao seu alcance para que eles se sintam bem.
"Aquelas cem portas azuis, que escondiam uma minúscula sala, um quarto e um banheiro, eram a última morada de seres humanos cujo pecado era viver demais"


Ana gostava muito de Dona Lourdes que era uma senhora completamente lúcida, de voz firme e olhos penetrantes, mas não tinha família, vivia sozinha em uma casa grande no interior de São Paulo até que houve um acidente com fogo e uma assistente social achou melhor que ela morasse em um asilo. Era conhecida pelos demais idosos como "cochicho", não por fazer fofocas mas sim porque vivia falando baixo pelos cantos com seu amigo imaginário (ninguém entendia). Porém Dona Lourdes faleceu.

Ana sentiu a perda da amiga e em uma manhã foi até o quarto que a senhora ocupava, ao chegar ficou ali contemplando os objetos e lembrando da jovialidade que ela esbanjava. A doutora sabia que a idosa guardava algumas folhas na gaveta e estava em dúvida se pegava ou não, pois pelas regras ela não poderia mexer nas coisas da casa, mas a curiosidade venceu e ela, enfim, pegou as folhas. Depois de pegá-las percebeu que as folhas se multiplicavam dentro da gaveta e estranhou pois jamais vira a idosa escrevendo. Começou a ler:
" Decidi passar para essas páginas a verdade escrita, porque a dita soa demasiadamente fantasiosa para a compreensão humana. Seria uma injustiça que a vida de minha amada esposa terminasse sem que ao menos uma pessoa soubesse da nossa verdade, a verdade que ninguém quis ouvir, por isso Lourdes se calou"
A história que Ana vai ler é sobre um amor intenso e, de certo modo, proibido. Pedro e Lourdes foram prometidos um ao outro desde que estavam no ventre de suas mães, nasceram com poucos dias de diferença e conforme cresciam eles ficavam cada vez mais próximos, compartilhando confidencias e protegendo um ao outro, a amizade deles era tão forte que quando um adoecia o outro também caia doente. Os dois estavam com dez anos quando um acidente trágico aconteceu, Pedro morreu na hora e Lourdes ficou desesperada.
Eu achei o conto bastante agradável de se ler. Durante a leitura você vai descobrindo qual é o segredo de Dona Loures e o motivo de seu silêncio, é uma história muito intensa. Quando terminei a leitura desse conto eu concordei com a atitude final de Ana, ela não poderia ter feito melhor. Por serem poucas páginas, a leitura é rápida e você realmente não para até terminar de ler, instigado pela curiosidade. 
Minha nota para o conto

Kelly Hamiso é autora do livro Padma, publicado pela editora Novo Século (veja a resenha aqui) e do conto Chocolate a Água Mineral, ambos os contos da autora podem ser lidos gratuitamente em seu site, clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário