[Resenha] Tamara Jong: A Guerra de Rarzok

5 de julho de 2021

 

Título: Tamara Jong - A Guerra de Rarzok (Livro #06)
Autor: José M. S. Freire
Editora: Publicação independente
Páginas: 235
Ano: 2021
*Publicidade
Compre na Amazon
Sinopse: Uma antiga e perigosa raça do universo paralelo no qual se situa o planeta Úlion, após reerguer-se de sua quase aniquilação no passado distante, sendo liderada agora pelo Imperador Rarzok, retoma seus planos de conquista interplanetária. Ela está mais forte ainda do que estava quando da guerra contra uma coalizão de planetas que quase a levou à extinção.
O imperador, em seu desejo de vingança pela derrota sofrida por seus antepassados, criou uma arma terrível, capaz mesmo de destruir mundos inteiros, com a qual espera sair-se vitorioso do novo conflito ao qual pretende se lançar com todas as suas forças. Seu principal alvo é a Aliança Intergaláctica, uma organização interplanetária formada, principalmente, pelos planetas da antiga coalizão que derrotou seu povo.
Enquanto isso, na cidade subterrânea de Kalenda, totalmente alheios aos sinistros planos de conquista de Rarzok, os revolucionários ulianos continuam engajados em sua árdua luta contra as moneras, para tirá-las do poder e restaurar a monarquia uliana em seu planeta. Todavia, acontecimentos fortuitos em um lugar longínquo do universo acabam por alertá-los sobre a iminente guerra interplanetária pretendida pelo imperador. Sabendo que o próprio Úlion estará na mira de Rarzok, o tenente rebelde Zorach e seus companheiros se vêem forçados a empreender uma jornada pelo espaço sideral para tentar obter informações valiosas sobre as ações dele, que podem ser muito úteis não só em sua guerra contra as forças do governador monera Guaxaltopac, como também para ajudá-los a traçar ações estratégicas ante uma possível agressão externa ao seu querido planeta.
Tamara Jong, por sua vez, ainda se encontra numa longa viagem espacial de regresso a Úlion, após resgatar Maí-Turá das garras de um tartaceu que a havia sequestrado na capital uliana, Cetérion. Todavia, devido a um contratempo decorrente de um pequeno problema em sua espaçonave, ela casualmente acaba por tomar conhecimento também dos planos de Rarzok de conquistar todo o universo conhecido. A terráquea, inclusive, vê com os próprios olhos a arma mortífera que o imperador projetou para este fim. Porém, destemida e ousada, como sempre, Tamara não se intimida com a situação perigosa na qual acaba se envolvendo diretamente com a sinistra raça conquistadora, e luta para se livrar dela, partindo, em seguida, em uma jornada pelas vastidões do espaço decidida a fazer sua parte para ajudar seus camaradas a enfrentarem a guerra de Rarzok.

Não contém spoiler dos livros anteriores
 
Leia as resenhas dos demais volumes da série:
Resenha
Ocupando uma região no cosmo extremamente perigosa, viviam os trevurianos. Uma raça perversa. Essas criaturas conseguiam se reproduzir de maneira natural, porém, há milênios, seu planeta sofreu um bombardeio de raios gama e isso levou a população a adoecer gravemente, trazendo a morte de muitos. Com o risco iminente da extinção da raça, os cientistas (com uma tecnologia avançada) conseguiram pensar em uma ousada solução.

Para preservar a sua raça, cultura e memória, os trevurianos começaram a transplantar seus cérebros para corpos de robôs, no entanto, o problema apenas mudou de foco e eles continuaram precisando de ajuda para não serem extintos. Os cérebros, ainda que em corpos de robôs, continuavam a perecer e ter um prazo de vida útil, além de não poderem mais se reproduzir de modo natural. Então, encontraram um meio terrível de salvar e continuar sua raça: sequestrar bebês de outras espécies.
Os trevurianos começaram a invadir planetas e destruí-los, roubavam os bebês e pegavam seus cérebros sem terem consciência do que eram e os transformavam em criaturas trevurianas. Então essa prática se tornou aceitável para cada um dos androides, eles cresceram assim, se reproduziam assim e passavam seu conhecimento para a próxima geração. O líder dos trevurianos é Rarzok, uma criatura muito perigosa, que não mede esforços para conseguir aquilo que quer e seu desejo atual é a vingança! Rarzok quer se vingar da Aliança Intergaláctica, uma coalizão formada por planetas que derrotaram seu povo.

Rarzok criou uma arma poderosa que é capaz de destruir tudo o que está à sua frente e espera, com ela, vencer seus antigos inimigos. Agora ele está mais forte! Sua caçada começou, o primeiro passo já foi dado e a AI vai precisar se defender. Os trevurianos atacaram uma instalação da Aliança Intergaláctica e somente uma cientista sobreviveu, graças aos esforços de seu marido em seus últimos suspiros. O módulo de voo de Lina registrou o ataque dos trevurianos e a AI está mantendo tudo em segredo. Lina quer que todas as pessoas, todos os planetas, saibam da ameaça que estão prestes a enfrentar, então ela terá de brigar contra a Aliança para levar a informação a público.
Enquanto isso, Tamara Jong, Maí-Turá e Catu tentam voltar para Úlion de sua última missão e acabam esbarrando justamente com um planeta atacado pelos trevurianos. A terráquea e seus amigos ficam horrorizados com a brutalidade e precisam escapar sem atraírem atenção. Sem terem como se comunicar com Zorach e os demais rebeldes, eles estão por conta própria. Bem longe desse grupo, temos Lina lutando com todos os seus esforços para desmascarar a AI, ela encontra com um blogueiro conhecido por publicar teorias da conspiração que também acredita que o ataque tenha sido provocado pelos trevurianos, então ela marca um encontro com ele.

O problema é que Lina agora é vigiada e não pode mais transitar livremente pelos planetas sem despertar atenção das autoridades. Tudo terá de ser feito com cautela. E é quando os rebeldes ulianos entram em ação. A cientista e o blogueiro vão precisar de ajuda, e a resistência tem interesses em comum. A Aliança Intergaláctica e a Federação dos Planetas Independentes são organizações que não se dão bem, mas que estudam uma possível trégua, um pacto militar para destruir os trevurianos. São grandes organizações em posse de uma informação poderosa e que não divulgam. Nossos guerreiros ulianos, a cientista, o blogueiro e Tamara terão de encontrar um meio de alertar as pessoas, ainda que estejam tão distantes uns dos outros e ainda que não saibam que os planos sejam os mesmos.
Minha impressão
A Guerra de Rarzok é o sexto volume da saga Tamara Jong e começamos a ver que a série está se encaminhando para seu último volume, vou sentir saudades. Aqui nós temos muita ação, equipes montando estratégias, e conhecemos novos personagens que chegaram para marcar presença. Os trevurianos são impiedosos e sequestram bebês de outras espécies para pegar seus cérebros e transplantarem em corpos androides, continuando, dessa forma a sua raça.

Rarzok, seu líder, quer se vingar da Aliança Intergaláctica e criou uma arma com poder de destruição ímpar. Ao atacar uma das instalações da AI ele deu início à guerra. Nossos personagens já conhecidos, como Zorach e Tamara Jong demoram mais para aparecer nesse volume, o autor nos apresenta aos novos integrantes da equipe, nos deixa por dentro de como guerra começou e nos mostra como os trevurianos agem. E um dos pontos mais aguardados é o reencontro de alguns personagens, foi um momento emocionante e adorei a maneira como o autor descreveu a cena.

Eu gosto muito dessa saga e vai ser difícil me despedir, mas a gente sabe que um livro é bom quando ele se torna tão marcante assim ao ponto de não querermos que chegue ao final, e foi o que aconteceu com essa série.

Eu passei por uns dias muito difíceis aqui na minha vida pessoal e não estava conseguindo me concentrar em leituras, então ler algo que eu já gosto  e que eu sabia que não me decepcionaria foi bem importante para mim. Tanto que já quase chegando ao final da leitura eu parei e voltei para o começo. Esse livro foi um dos que me ajudaram a superar e sou muito grata ao autor por ter me apresentado a uma saga tão envolvente e personagens tão carismáticos.

Quem ainda não conhece a saga Tamara Jong eu recomendo muito que leia, é uma série nacional de ficção científica cheia de aventuras, universos incríveis e cada um dos livros nos deixa ainda mais curiosos para ver o que tem pela frente. Esse sexto livro é a preparação para o último, mas em momento algum a leitura fica maçante, pelo contrário, só nos instiga para ler o confronto final e ver como nossos amados personagens vão ficar.  

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário