[Resenha] Sol e Tormenta

15 de julho de 2021

 

Título:  Sol e Tormenta (Livro #2)
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 352
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: O boi sente o jugo, mas será que o pássaro sente o peso de suas asas? Na aguardada continuação de Sombra e Ossos, Alina e Maly precisam fugir das garras do Darkling após o terrível confronto na Dobra das Sombras. Apesar de finalmente ter se reunido com a pessoa mais importante de sua vida e de se ver livre do controle de Darkling e das pressões da corte, Alina está atormentada pela culpa depois dos acontecimentos na Dobra. Mas não há tempo para reflexões quando o seu principal objetivo é sobreviver. Nessa fuga frenética, em que precisa correr por sua vida e pelo destino de seu país, a Conjuradora do Sol acaba encontrando aliados – e inimigos – em figuras que nunca imaginou, como no corsário misterioso que é muito mais do que aparenta ser. Por sua vez, o Darkling está mais poderoso e determinado do que nunca. Com seu novo poder aterrorizante e extremamente perigoso, ele não irá poupar esforços para encontrar Alina e conquistar o trono de Ravka. O cerco está se fechando.
Resenha
Ravka não está em segurança! Após os terríveis acontecimentos na Dobra das Sombras, Alina precisa continuar com sua fuga e tendo ao seu lado seu melhor amigo e grande amor, Maly. Ele é o melhor de todos os rastreadores e se alguém pode ajudar Alina a se esconder das garras do Darkling é ele. Mas por quanto tempo ele será capaz de fazer isso? Por quanto tempo o casal vai conseguir se distanciar das investidas do vilão?

Depois do grande confronto na Dobra, as coisas pioraram e Alina carrega consigo a culpa. Não só vidas inocentes se perderam como os poderes do Darkiling se intensificaram, além de agora ele uma ou duas cartas na manga que fará questão de mostrar a Alina quando/se encontrá-la. E embora sinta cada vez mais o peso de suas ações, a Conjudarora do Sol não pode simplesmente escolher não fazer nada. Ela precisa encontrar um jeito de derrotar o Darkling definitivamente e livrar Ravka de seu controle.
Alina e Maly foram parar em um navio pirata, comandado por um corsário (ele fez questão de dizer que não é um pirata) que eles não fazem ideia de ser ou não confiável. Estão lá como prisioneiros (para não dar spoiler, não posso dizer por quem foram presos), mas o corsário parece não gostar que maltratem presos em seu navio e tenta ajudá-los... ou estaria apenas mantendo a diplomacia? Ele sabe que Alina é poderosa, estaria querendo ganhar a confiança dela para garantir um favor futuramente?

Há rumores de que existem outros amplificadores e a única maneira de vencer o Darkiling é se tornando o mais poderosa possível, tanto ou mais que ele para ter alguma chance de derrotá-lo. Então Alina quer ir em busca do segundo deles, que pode justamente encontrar no mar. Para isso, precisará fugir do navio e de seu raptor. E ela não sabe se realmente existem outros amplificadores, então também precisa estudar, pesquisar, saber se as lendas são ou não reais. Mas ela já não tem mais nada a perder, está disposta a arriscar tudo para destruir o Darkling ... até a própria vida.
As pessoas começaram a chamar Alina de Santa, dizem que ela é a resposta que todos procuravam, que é capaz de fazer milagres. Começaram a espalhar boatos de sua morte e de sua santificação. Conforme vão descobrindo que está viva, essa veneração aumenta, dizem que sua santa voltou dos mortos para lhes salvar. Alina não gosta nada disso, mas está de mãos atadas, não tem o que fazer. O rei também não está nada satisfeito e a situação de Alina e Maly perante o soberano não é nada boa. No entanto, eles terão alguém para intervir e amenizar a situação.

Alina e Maly têm de encontrar um jeito de voltar para Os Alta, alertar o rei sobre o perigo que ele está correndo e tentar salvar Ravka. Enquanto isso, o Darkling também está se tornando cada vez mais poderoso, fazendo alianças improváveis e reunindo seu exército. Mas ao contrário de Alina, ele não quer destruí-la, ele quer usá-la. Quer dominá-la. Ele não pode permitir estar sob o comando dele novamente, já testou algo parecido com isso e não foi bom. É uma luta contra o tempo, Alina, Maly e seus novos aliados precisam estar prontos para quando o Darkling chegar ou surpreendê-lo e atacar primeiro.
Minha impressão
Eu estava bem curiosa com essa continuação, o volume anterior terminou de uma maneira que foi impossível não desejar ansiosamente para saber o que aconteceria nesse segundo livro. Eu gostei bastante da leitura, mas confesso que alguns momentos ela foi um pouco mais lenta e se tornou cansativa. Isso porque, em minha opinião, a autora detalhou demais cenas que não precisavam e naquelas que poderia haver mais detalhes, ela não fez. Além do mais, Maly ficou bem reclamão e de birra com Alina por motivos bobos.

A relação entre o casal também sofreu com altos e baixos boa parte do livro, e o principal motivo foi a falta de comunicação, se Alina não tivesse medo de falar o que estava acontecendo e de contar a Maly o que a afligia, as coisas poderiam ser diferentes. Por outro lado, se Maly não pegasse tanto no pé dela, fazendo cobranças desnecessárias e obrigando-a a fazer escolhas, talvez Alina pudesse ter tido a coragem de conversar com ele.

Tirando esses pontos, a leitura foi ótima e gostei demais da maneira como a autora inseriu novos personagens e nos entregou uma trama cheia de aventuras, ação, mistério e romance. Só a dose de romance que poderia ter sido menor ou com menos desavenças. Mas entendi que a pressão em cima da Alina é enorme e que ela não é mais aquela menina indefesa que precisava sempre da proteção do Maly.

Eu não gosto do Darkling, mas gostei de ver que ele se tornou um vilão mais poderoso, eu gosto de grandes confrontos e se temos uma protagonista se fortalecendo para enfrentá-lo também precisamos de um vilão à altura. E mesmo aparecendo menos nesse livro, a presença de Darkling é ainda bem forte e até assustadora. E o final, nossa, eu não esperava por aquilo! Já quero ler o terceiro e trago a resenha o quanto antes.

Não posso deixar de comentar sobre um personagem enigmático que começa o livro de um jeito e depois descobrimos sua verdadeira identidade. Eu não confiava muito nele, mas ele me conquistou com o passar das páginas. Só não dá para dizer o nome dele em nenhuma de suas facetas.

Enfim, é uma leitura que recomendo!

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário