Entrevista com José M. S. Freite

29 de agosto de 2018

Sobre a autor
José M. S. Freire nasceu em 1956, no Rio de Janeiro.  Sempre gostou da literatura de ficção científica. seu pai possuía muitos livros do gênero, principalmente dos autores Isaac Asimov e Arthur C. Clarke. E esse tipo de leitura influenciou suas escolhas acadêmicas, o autor é bacharel em ciências físicas pela Universidade Federal Fluminense, e pós-graduado em análise de sistemas pela PUC-RJ. Também chegou a fazer dois anos de mestrado em física nuclear. O estudo da mecânica quântica e da relatividade reforçou a sua crença na existência de mundos e universos paralelos.

Trabalhou como analista de sistemas até ser contratado pela Marinha do Brasil, onde está até hoje. Seu trabalho consiste em elaborar relatórios sobre a propagação do ruído irradiado pelos navios de guerra no ambiente marinho. Escrever extensos relatórios técnicos o inspirou a criar este livro. O autor se aposentará em breve e pretende continuar escrevendo sobre o tema.

1- José, seu livro "Tamara Jong: O chamado de Úlion" nos traz seres e universos totalmente diferentes. Como surgiu a ideia para essa história? E desde o começo você planejava uma série ou isso foi com o tempo?
A ideia surgiu enquanto eu assistia a um documentário sobre a possível presença de alienígenas na Terra. Isto foi em uma noite fria e chuvosa de junho de 2012. Os teóricos dos astronautas antigos sustentam que uma intervenção alienígena vem ocorrendo em nosso planeta há milhares de anos. Eles citam, como exemplo, entre tantos outros, os épicos indianos Mahabarata e Ramayana, que narram as guerras entre reis poderosos apoiados por deuses celestiais, que tomam partido de uns e de outros. No relato das batalhas são mencionadas armas terríveis, como raios mortais e projéteis que explodem em clarões tão brilhantes quanto o sol, muito semelhantes às armas de destruição em massa dos dias de hoje, especialmente as nucleares, além de descreverem carruagens voadoras muito parecidas com as modernas aeronaves de combate, ou, até mesmo, com os objetos voadores não identificados que têm sido avistados e descritos por milhares de pessoas em todo o mundo.
Pensando nisso, eu tive a ideia de, digamos assim, “ir à forra” dos ETs, criando uma história em que um terráqueo fosse “assessorar” povos de outros planetas. Assim, “nasceu” Tamara Jong, uma coreana praticante de taekwondo, valente e atrevida, que, devido a certas circunstâncias, vai parar em um mundo paralelo chamado Úlion. Seu simpático povo de cabelos vermelhos e olhos azuis pede ajuda a ela para tentar derrotar uma raça invasora, que tomou o poder no planeta há séculos e o mantém sob seu jugo tirânico.
A ideia de transformar a obra numa série surgiu enquanto eu escrevia o primeiro livro, pois eu logo vi que havia criado uma “saga” para, pelo menos, seis ou sete livros. E o que me impressiona é que o meu entusiasmo foi tão grande que, quando me dei conta, já havia escrito quatro livros, todos com mais de trezentas páginas. Atualmente, estou escrevendo o quinto, mas, paralelamente a isso, estou começando a publicá-los como e-book, pois achei que seria divertido ver o que as pessoas acham do meu trabalho. Talvez, se elas gostarem, isto me motive a ser mais produtivo e criativo.     

2- O que você acha que mudou em sua escrita desde que escreveu o primeiro livro da série até o volume no qual está trabalhando atualmente? 
Houve uma mudança fundamental. No entusiasmo de escrever o primeiro livro, eu me concentrei muito na criação do enredo e dos personagens e acabei me descuidando do estilo. Só quando o terminei e o reli com calma é que percebi que havia cometido muitos erros. Isto me motivou a escrever os outros com mais cuidado, prestando atenção para não ser repetitivo e detalhista demais, tornando a leitura mais leve e atraente.

3- Você pode nos adiantar um pouco do que podemos esperar nos próximos volumes da série?
Posso sim. Muita ação, tensão e emoção em cada um! Os personagens viajam para mundos longínquos cheios de magia, beleza e mistérios, habitados por seres fantásticos com os quais interagirão, vivendo aventuras inimagináveis que farão os leitores esquecerem da própria vida e se sentirem, cada qual do seu jeito, na pele deles. Mas eu gostaria de chamar a atenção dos futuros leitores para uma coisa que considero muito importante: as histórias também estão repletas de cenas tocantes de muita ternura, abnegação e nobreza de espírito. Aliás, quero aproveitar para dizer que eu gostaria de poder continuar contando com você para fazer a resenha de todos os livros em seu blog. Suas análises certamente darão uma ideia mais precisa do que os leitores podem esperar deles.
[Claro, José. Pode contar comigo, seu primeiro livro me agradou bastante e certamente os próximos volumes estarão ainda melhores, os leitores aqui do De Bem Com a Leitura também reagiram bem à obra e se interessaram pela leitura].

4- Para escrever você segue alguma rotina? Tem um horário específico ou escreve quando sente inspiração? Prefere escrever no silêncio ou o barulho ao seu redor não incomoda?
Bem, na verdade, eu costumo escrever mais na parte da manhã. À tarde, depois do almoço, me dá uma preguiça danada, ainda mais porque eu praticamente só escrevo nos finais de semana, pois o meu trabalho é mentalmente cansativo e, de segunda a sexta, quando eu chego a casa, não tenho disposição para pensar em nada. Eu gosto de escrever na paz e quietude do meu escritório, ouvindo, baixinho, mantras de relaxamento.

5- Você costuma reler o livro ao finalizá-lo? Se sim, reescreve cenas das quais tenha percebido que algo poderia ser melhorado?
Sim, faço isto várias vezes, até achar que ficou do melhor jeito possível. Até porque eu não consigo evitar erros de digitação, principalmente, por isso releio os livros até eliminar todos eles. Minha revisora é muito competente, mas não é infalível. Você deve saber de uma coisa melhor do que eu: antes de publicar qualquer obra, as grandes editoras a submetem, no mínimo, a dois ou três revisores diferentes. Isto é um luxo a que eu – ainda – não posso me dar.

6- E como leitor, o que você gosta de ler? Quais são seus autores preferidos?
Gosto muito de poesia, ficção, ensaios e romances. Meus autores preferidos são, em geral, aqueles que escreveram os grandes clássicos da literatura mundial: Homero, Dante Alighieri, William Shakespeare, Giovanni Boccaccio, Miguel de Cervantes, Machado de Assis, Charles Dickens e muitos outros. E também, os contemporâneos como Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, José Saramago e Gabriel García Márquez, entre outros.

7- Como você vê o mercado literário nacional ultimamente? 
A minha visão é, obviamente, mais como leitor do que como autor. Acho, pessoalmente, que, com o advento do e-book, houve uma grande expansão na publicação de obras, pois as “editoras digitais” facilitaram a vida de autores iniciantes. Além de publicarem as obras sem qualquer custo, não há qualquer tipo de avaliação (salvo os critérios delas), que pode levar meses, ou anos, para disponibilizá-las em seus sites, como nas editoras tradicionais. Mas eu não sei se o mercado editorial brasileiro tem se beneficiado disto, como os de outros países, onde a demanda por novos títulos e novos autores é muito maior.


8- Seu novo livro já tem uma previsão para lançamento? Pode nos revelar o título?
Estou terminando a revisão do segundo livro da saga, “Tamara Jong: A Jornada da Morte” e espero disponibilizá-la em setembro, na Amazon e na Cultura.
Quero aproveitar o espaço para agradecer pela oportunidade de tornar meu trabalho conhecido neste maravilhoso blog e dizer aos leitores que, se quiserem se comunicar comigo, podem fazer isto pelo facebook, procurando por “José Maurilio”.
Tamara Jong: O Chamado de Úlion
Páginas: 237
Ano: 2017
Adicione ao Skoob || Compre na Amazon | Leia a resenha
*Publieditorial
Sinopse: Universos paralelos, portais interdimensionais, viagens interestelares, mundos futuristas, guerras interplanetárias e tantas outras coisas que intrigam e fascinam a humanidade há longo tempo, mas que ainda permanecem como mistérios a serem revelados em um futuro longínquo, tornam-se, de repente, a mais pura realidade para uma jovem coreana. Tamara Jong, campeã de taekwondo e espadachim do estilo Hankumdo, após deixar a Coreia do Sul com a mãe, uma viúva que se estabelece como empresária no Rio de Janeiro, vê-se, inesperadamente, arrebatada para um mundo de outra dimensão. Tudo aconteceu porque a garota, que adquirira o hábito de treinar seus novos amigos nas artes marciais durante as manhãs de Sábado e Domingo, na Floresta da Tijuca, é confundida com uma poderosa guerreira. O povo do planeta Úlion, que fora dominado por uma raça invasora, vê em Tamara a sua chance de reconquistar a liberdade perdida. Um jovem revolucionário, chamado Zorach, pede a ela para ensinar seus companheiros a lutar, para que eles possam fazer frente aos terríveis inimigos. Sensibilizada com a situação dramática do simpático povo de cabelos vermelhos e olhos azuis, Tamara responde ao chamado para a luta, engajando-se, de corpo e alma, numa guerra cruel e sangrenta. Com sua coragem, determinação e a implacável espada nas mãos, ela logo se torna a mais temível e respeitada combatente das fileiras ulianas.
José, quero lhe agradecer pela entrevista! Você me deixou ainda mais curiosa para embarcar nas próximas aventuras de Tamara e seus amigos (humanos e ulianos!).

Aos leitores do blog, em breve teremos por aqui a resenha do segundo volume. Aguardem =D

16 comentários:

  1. Eu simplesmente adorei a entrevista, é sempre bom conhecer mais um pouco sobre um autor ou autora que acompanhamos, que lemos os livros deles ou até mesmo para quem não conhece, a partir de entrevista como essa, acaba conhecendo um novo autor, ótima entrevista :)

    ResponderExcluir
  2. Eu nao conhecia o autor e adorei a entrevista, fiquei me perguntando sobre o emprego dele e sobre quão incrível deve ser conversar com alguém assim, tão rico em experiência e conhecimento. Não conhecia a escrita dele mas só pela simpatia me ganhou, espero dar uma chance assim que possível!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Primeiramente, que homem inteligente! E olha como a leitura influenciou a vida dele desde criança! Lendo ficção, ele quis saber mais, estudou, trabalha e escreve sobre o que ama! eu achei a sinopse do livro muito promissora e adorei a arte da capa! Quanto a entrevista, é sempre animador conhecer um pouco mais intimamente os escritores das história que nós gostamos ou esperamos ler, é como se olhássemos com outros olhos a história. Parabéns pelo post!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Uau, que demais essa entrevista! Adoro postagens assim, pois temos a oportunidade de conhecer melhor o autor em questão. Ainda não conhecia o livro do autor, mas depois dessa entrevista e de ler a sinopse - principalmente por causa de todos esses temas que amo - fiquei mega curiosa para ler.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olha que bacana! Não conhecia o autor, adorei conhecê-lo e um pouco sobre suas obras. Parabéns pela entrevista


    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Não conhecia o autor e gostei da entrevista. É sempre bom conhecer mais sobre alguém, não é mesmo? Fiquei até interessada em ler algo do mesmo :D

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Beatriz.

    Adorei a entrevista, pois não conhecia o autor. Seu bate papo com ele serviu para conhecer um pouco sobre ele e seu livro. Fiquei interessada e vou adicionar na minha lista. Parabéns pela entrevista.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor nem a obra, mas gostei bastante da entrevista é sempre bom conhecer autores novos, o livro me interessou bastante sem contar que a capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  9. Não é uma leitura que me cative os olhos confesso, não é um livro que eu pegaria para ler, mas como sempre gosto de entrevista com os autores para podermos conhecer eles melhor, e isso é sensacional, digno mesmo. Adorei sua entrevista com ele, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, acho que eu ainda não conhecia o José mas amei saber um pouquinho sobre ele. Gostei muito das perguntas que você fez e das respostas do autor, já deu vontade de ler suas histórias.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beatriz!
    Ótima oportunidade de conhecer o autor! Ainda mais de ficção científica, pelo que vi. Não conhecia sua obra, mas gosto do gênero literário, deixo a dica anotada aqui.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Que entrevista bacana! Confesso que ainda não conhecia o autor, mas fiquei feliz em saber um pouco mais sobre ele, seus autores favoritos, o que se pode esperar dos próximos volumes da série e muito mais. Ainda não tive oportunidade de ler o primeiro volume mas darei uma pesquisada. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Beatriz, tudo bem? Eu amo entrevistas principalmente, com autores que possuem muito conteúdo literário para conversar com os leitores, diferente do autor José os meus pais não gostam de ler e ficavam muito chateados comigo por causa disso, achavam que eu deveria estar brincando com as outras crianças e não dentro de casa lendo livros da biblioteca.
    Em fim, gostei muito de conhecer o autor através dessa entrevista e com certeza, estarei procurando o livro dele para comprar nos próximos meses, apenas preferia que não fosse uma série...kkk

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia, não conhecia o autor, e gostei muito de poder conhecer um pouco mais dele e da sua obra.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Sobre os ebooks apesar de achar que alguns realmente facilitam a chegada até o leitor par amim o maior problema é o preço. Concordo que alguns são de graça e até é fácil sua aquisição, porém é algo que deve ser mais trabalhado no Brasil.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  16. oi.Não conhecia o autor. Acho essas entrevistas tão maravilhosas pois assim a gente acaba conhecendo melhor o autor.
    Acho que a escrita de qualquer autor muda muito do primeiro livro para o segundo. Adorei as perguntas e as respostas dele.

    ResponderExcluir