[Resenha] Amor Amargo

20 de agosto de 2018

Título: Amor Amargo
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
Ano: 2015
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…
Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Resenha
No último ano do ensino médio muita coisa pode acontecer, mas Alex vai passar por uma situação da qual ninguém deveria passar. Vai sofrer, se sentir culpada, sentir vergonha, achar que não tem como sair daquilo, vai se esconder, vai mudar completamente a sua vida e o seu modo de agir. O medo vai estar presente em cada segundo do seu dia. Ela não vai entender o que fez de errado e nem sabe como evitar fazer algo errado. Alex só vai querer que as coisas voltem ao normal. Que ela e Cole sejam um casal apaixonado, um casal que tem os seus próprios segredos para que a relação continue de pé.

Mas antes disso tudo acontecer, Alex era só mais uma jovem prestes a se formar. Uma garota inteligente; que dá algumas aulas de reforço na escola; que tem uma família desestruturada, mas que a ama; com amigos que vão com ela aonde for preciso e estão dispostos a tudo para ajudá-la.
A mãe de Alex morreu quando em um acidente quando ela tinha oito anos, a mãe viajava para o Colorado e o motivo é um mistério para Alex. Depois da morte da esposa, o pai de Alex pareceu ter se enfiado em seu próprio abismo e passou a tratar as filhas com um certo distanciamento. Alex sempre quis saber mais sobre a mãe, mas o pai pouco fala sobre o assunto. Então, ainda criança, juntamente com seus melhores amigos Bethany e Zach, ela decidiu que iria para o Colorado atrás de respostas. É a viagem da sua vida.

Os três amigos passaram anos planejando a viagem e estão a poucos meses de concretizá-la. As coisas iam muito bem. Até que Cole surgiu. Ele é um aluno novo, veio transferido de outra escola e precisa se uma atenção a mais nas aulas de inglês, então Alex foi designada para a tarefa. Alex e Cole foram se aproximando cada vez mais, ele era sempre muito gentil e mostrando um grande interesse em nela. Alex foi se apaixonando por Cole e, quando se deu conta, eles estavam envolvidos em uma relação amorosa e ela estava totalmente entregue a esse amor.
Mas Cole não é o garoto por quem Alex se apaixonou. Sua verdadeira personalidade é sombria, é doentia. Ele passa a vigiar os passos da namorada, Alex no início acha fofo, afinal, ele só está sendo atencioso. E então ela começa a se afastar dos amigos, Cole não gosta muito deles. Ela acha natural passar mais tempo com o namorado do que com os amigos, Cole a entende tão bem, de uma maneira que Bethany e Zach jamais a compreenderiam.

Depois de um certo tempo de namoro, Cole mostra quem realmente é. Agressivo, perverso. Cole espanca Alex por qualquer coisa, Alex tenta não aborrecê-lo para não apanhar. Ela o ama e quer vê-lo feliz ao seu lado, mas sente medo dele o tempo todo. Não sabe quando vai vir a próxima surra, não sabe o quando ele vai estourar. Ela sabe que precisa de ajuda, mas ninguém entenderia a relação entre eles. Cole não é assim, ela pensa. Ele é amoroso, gentil. Todas as vezes que a espanca, ele se arrepende e diz que será a última. Ela acredita. Se contar para alguém, Cole não vai gostar e vai abandoná-la, Alex não quer perdê-lo. Quer superar essa fase.
"Mas, assim como das outras vezes, abrir o jogo pareceu uma má ideia. Eu sabia que, mais do que nunca, faria tudo o que estivesse ao meu alcance para impedir que aquilo se repetisse. E, se abrisse a boca agora, todos passariam a odiá-lo e, quando ele se arrependesse do que tinha feito, ficaria tão decepcionado comigo que eu o perderia de vez."
Minha impressão
Amor Amargo é um livro que aborda o relacionamento abusivo de uma maneira muito intensa. A autora se preocupou em mostrar os detalhes de como uma relação amorosa se transforma em abuso. A mulher não se dá conta e quando percebe está envolta em uma teia perigosa da qual não consegue simplesmente sair. Com Alex, a protagonista dessa história, nós vemos que por amar demais o Cole ela o perdoa. Alex acredita no arrependimento dele. Todas as vezes que Cole volta com um pedido de desculpas, com presentes, com palavras amorosas, ela sente que ele realmente mudou e não vai mais agredi-la.

Alex sente vergonha por tudo o que Cole faz com ela, não consegue pedir ajuda por alguns motivos, o primeiro é por acreditar que Cole vai se decepcionar com ela e abandoná-la. O segundo é por achar que as pessoas vão culpá-la ou não vão entender o porquê dela ter aceitado por tanto tempo. Mas seu amor por Cole não permite que ela o magoe, então Alex continua a tentar agradá-lo a qualquer preço, na esperança de que ele fique feliz e não volte a bater nela, Alex acredita ser a culpada pelas agressões.

Enquanto isso, as pessoas ao redor de Alex percebem a sua mudança, mas ela não permite que ninguém se aproxime. Seus amigos não sabem como ajudá-la, é visível que Alex precisa de ajuda, mas eles não sabem o que fazer e acabam cedendo às investidas dela de se afastar, mas não antes de tentarem muito. Bethany chega a falar claramente sobre agressão e Alex nega. Ela inventa cada vez mais desculpas ou meios para esconder as marcas em seu corpo.

Amor Amargo é um livro que eu, sem dúvidas, recomendo a leitura.

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Sempre tive curiosidade com esse livro e achei sua resenha muito interessante e direta. Me parece uma narrativa parecida com "É Assim que Acaba" da Collen Hoover e gostei da parte que você escolheu para tirar uma foto e divulgar. É muito triste pensar no quão comum relacionamentos abusivos são, e falar sobre isso tem muita relevância atualmente, o que é de extrema importância.
    Bom trabalho!
    Beijos,
    https://ofantasmaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Jennifer sempre manda bem demais nas suas obras, ela sempre aborda algum tema extremamente necessário. Eu acho muito bacana ela usar a literatura para falar desse tipo de assunto. Ainda não li esse livro em especial mas ele tá na minha lista de desejados tem um tempão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz, eu quero muito ler algum livro desta autora, estou com "A lista negra" na minha meta deste ano. Esta autora parece sempre trazer temas fortes mas muito atuais e úteis, este que relata relacionamento abusivo e agressões a mulher, tenho certeza que será muito emocionante para mim, pois sempre me envolvo muito com as personagens, principalmente as que sofrem. Tuas resenha e opinião ficaram ótimas.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desta autora, mas sempre vejo muitos elogios. Acredito que seja uma leitura difícil, mas importante. Afinal, tem um tema muito forte, mas que, infelizmente, é muito real. Lendo sua resenha, foi impossível não lembrar de É assim que acaba, da Colleen Hoover, que se tornou um dos meus livros preferidos da vida.
    Adorei sua resenha e, sem dúvida, vou querer ler esse livro também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? O assunto me interessa muito, especialmente porque é uma realidade invisível. E é ótimo saber que a literatura pode retratar isso. Acho importantíssimo haver representatividade de assuntos urgentes de nossa sociedade. É uma leitura que quero muito fazer, só não sei se é o momento certo ainda, sabe? Deve ser mesmo um livro sensacional (apesar de triste e revoltante).

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele e agora que li sua resenha fiquei mega curiosa para saber o que deu de errado na relação entre Alex e Cole, mas que sorte a dela que deu errado. Já vivi em um relacionamento abusivo e me identifiquei bastante com os sentimentos de culpa da Alex, então com certeza é uma recomendação que eu anoto, quero ler.
    Já te falei, mas vou repetir, o novo layout está lindo de viver, uma fofura de deixar os olhos com coração..

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que livro intenso... Confesso que fico meio apreensiva de ler livros assim. Com a realidade estampada na nossa cara. Mas as vezes é necessário. Principalmente para podermos reconhecer os sinais de quem está vivendo isso ao nosso redor e mais importante, se NÓS não estamos entrando num relacionamento abusivo e saibamos sair dele. Magnífica a resenha!

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Olha eu sempre tive grandes curiosidades em ler o livro, mas o tema, a intensidade que ele passa o mesmo às vezes me assusta. Já li muitos depoimentos, e pelo jeito o seu entra no meio, que é preciso ler mas tenho receios do impacto que ele pode me causar. Acho um assunto importantíssimo de toda mulher estar ciente e que precisa conhecer, mas não sei se ainda é meu momento. A resenha está maravilhosa e transmite toda a emoção de quando leu. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Maravilhosa, que fotos lindas!
    Ainda não li nada da autora, talvez seja interessante começar por esse ainda que sabendo que vou passar raiva com a questão do relacionamento abusivo travestido de amor. E a história se repete, o cara abusa pede perdão inúmeras vezes, dá presente e depois faz tudo de novo e em vários casos quando a mulher se dá conta do que está acontecendo e quer dar um basta o desgraçado a marca para sempre ou mata ou faz dela uma eterna fugitiva sem paz para garantir a própria vida.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Olá Beatriz, meu Deus que livro é esse!
    Acredito que até hoje não li nenhuma resenha sobre ele, mas a sua resenha e a premissa dele me tocou muito de perto, até porque, eu vivenciei algo semelhante com uma colega de trabalho. Achei muito interessante focar um livro nesse assunto, pois com certeza vai abrir os olhos de muita gente que tenta se esconder.

    Amei a resenha e anotei a sua dica.

    beijos

    ResponderExcluir