Tuas Mãos (Pablo Neruda)

17 de maio de 2018


Tuas Mãos
Quando tuas mãos saem,
amada, para as minhas,
o que me trazem voando?
Por que se detiveram
em minha boca, súbitas,
e por que as reconheço
como se outrora então
as tivesse tocado,
como se antes de ser
houvessem percorrido
minha fronte e a cintura?

Sua maciez chegava
voando por sobre o tempo,
sobre o mar, sobre o fumo,
e sobre a primavera,
e quando colocaste
tuas mãos em meu peito,
reconheci essas asas
de paloma dourada,
reconheci essa argila
e a cor suave do trigo.

A minha vida toda
eu andei procurando-as.
Subi muitas escadas,
cruzei os recifes,
os trens me transportaram,
as águas me trouxeram,
e na pele das uvas
achei que te tocava.
De repente a madeira
me trouxe o teu contacto,
a amêndoa me anunciava
suavidades secretas,
até que as tuas mãos
envolveram meu peito
e ali como duas asas
repousaram da viagem.
(Pablo Neruda)

12 comentários:

  1. Oi.
    Acho interessante como poesia tem muito mais a ver com sentir o que foi escrito do que entender.
    Adorei o poema.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do poema, não sou tão acostumada a ler como na infância, talvez um caso a se pensar em ler novamente.

    Bjus** http://imagine-livros.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de ler poemas, então, ainda não conhecia esse. No entanto, achei muito bonita a forma como o autor se expressou. Ele teve muita sensibilidade, mas expressou seus sentimentos com clareza. Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Poemas/ poesias na maior parte das vezes não me dizem nada, e isso se repetiu quando li esse texto. É difícil mesmo esse tipo de linguagem conseguir "falar comigo", e infelizmente não foi dessa vez que aconteceu.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Poesia é bem interessante né.. Tem umas que mexem com sentimentos, fazem refletir sobre a vida e outros que a gente não entende nada haha.. Acho uma pela forma de arte mas algumas vezes eu fico boiando x.x

    Gostei bastante desse que você trouxe, achei fofo como o autor se expressou em cada verso <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  7. Que poesia linda. <3
    Ontem estava discutindo sobre isso com meu amigo. Eu disse que precisava sair da minha zona de conforto e ler mais poesia, mas que não consigo ler sem sentir a necessidade de interpretar cada palavra, sabe? hahaha E por isso me desanimo, pois não consigo apenas apreciar e senti-las..

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esse poema do Pablo Neruda! Muito obrigada por me proporcionar a leitura dele, amei.

    ResponderExcluir
  9. Estou me cobrando um Leitura de algum livro de poesia. Gostei do poema que você escolheu. Neruda tem lindos textos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Que texto lindoo! Faz um tempinho que não leio poesias e me deu saudades haha. Amei a sua escolha, muito bela e profunda. Bjss!

    ResponderExcluir
  11. Que lindoo.
    Nunca li nada do Pablo Neruda, mas agora sei o porque de tanto sucesso. Obrigada por compartilhar esse poema maravilhoso.
    Abraços, Ma.

    ResponderExcluir
  12. Olá Beatriz!
    Não sou muito de ler poesias, mas quando encontro post assim, sempre e leio e fico apaixonada rs' queria adquirir o hábito de ler mais poesias, são tão lindas e sensíveis!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir