[Resenha] Noites de Tormenta

28 de outubro de 2015

DE NICHOLAS SPARKS

Título: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 176
Ano: 2015
Skoob



Para o amor não tem idade e ele pode estar onde menos esperamos, em Noites de Tormenta vamos companhar o nascimento de um amor forte mas que vai precisar superar uma barreira: a distância. Adrienne Willis revela a sua filha um amor intenso vivido com Paul Flanner e que mantinha em segredo, até hoje. Para tentar ajudar a sua filha, ela volta ao passado e conta, em detalhes, sua história de amor. Que história! Nicholas Sparks mais uma vez nos traz um romance de tirar o fôlego e nos deixa com aquela dor no coração.



O livro é narrado por Adrianne que está contando a sua história para a filha com o objetivo de ajudá-la, o motivo dela fazer isso não é revelado mas aos poucos vamos encaixando as histórias e por fim percebemos que as duas tem muita coisa em comum, mas a surpresa maior fica para o final, claro. Quando pensamos que o motivo de tal revelação era um, Adrienne fala abertamente com a filha e nós leitores, entendemos algo já estava nas entrelinhas. Mesmo com o coração partido a lição que Adrienne passa para Amanda, sua filha, é outra. Vamos então conhecer a história.
"Amanda inclinou a cabeça para o lado e, no ambiente familiar da pequena cozinha, Adrienne começou sua história"
Aos 45 anos Adrienne vivia um casamento que estava se desmoronando mas foi surpreendida quando o marido a trocou por uma mulher mais nova. Ela ficou arrasada, mas tinha três filhos para cuidar e dedicou-se exclusivamente a eles e ao seu pai doente, com o ego e o orgulho feridos ela fecha o seu coração completamente e tem a certeza de jamais amará novamente. Três anos depois, ela está enfrentado dificuldades financeiras e recebeu um convite para cuidar da pousada de uma amiga por uma semana. Não haveria dificuldade pois só tinha um hóspede com reserva (Paul Flanner) e o tempo prometia uma tempestade.


Paul é um cirurgião bem sucedido e aos 54 anos enfrenta as consequências do divórcio. Em toda a sua vida, Paul se dedicou ao trabalho e muitas vezes deixou a família de lado, essa situação começou a piorar e sua esposa pediu o divórcio. Devido a sua ausência o contato que ele tinha com o filho (Mark) era muito pouco e eles mal se conheciam, em um determinado momento eles dois tem uma discussão e acabam se desentendendo. Como são dois orgulhosos esse desentendimento se agrava e eles passam anos sem se falarem.

Mark se tornou um médico e atua no Equador como voluntário em uma ONG, agora após o divórcio Paul quer fazer as pazes com o filho e decide passar um ano trabalhando ao lado dele. Porém antes de seguir com a viajem ele precisa conversar com o marido da sua última paciente (que morreu na sala de recuperação), a família dela o está processando mas o marido enviou um bilhete pedindo que o cirurgião fosse encontrá-lo e Paul vai (contrariando os advogados).


Paul chega na pousada e encontra com Adrienne, por serem os únicos na casa eles começam a conversar com mais frequência e cada um conta a sua história. A tempestade chega e é muito forte, deixando os dois presos na pousada, com isso eles passam ainda mais tempo juntos e percebem que de uma maneira totalmente inesperada, estão apaixonados.
"Agora não havia volta para nenhum dos dois, e ao se aproximarem ainda mais  foi como se estivem não só se abraçando, mas afastando todas as lembranças dolorosas. Paul enterrou as mãos nos cabelos de Adrienne e ela apoiou a cabeça em seu peito, ouvindo o coração dele bater tão rápido quanto o seu" 
Se amaram intensamente naqueles dias, mas sabiam que Paul precisava ir embora. No dia previsto, Paul parte com a promessa de que dentro de um ano voltaria e que nesse período pensaria em Adrienne a cada segundo. Antes de partir, Paul deixou uma carta apaixonada para Adrienne e esse foi o meio encontrado por eles para se comunicarem, já que no Equador seria complicado usar o telefone. Foram dias difíceis mas o amor deles sobreviveu, para manter a chama dessa paixão acesa eles se comunicavam com cartas (Adrienne guarda todas).
"Despedir-me de você hoje será a coisa mais difícil que terei de fazer, e posso jurar com toda a honestidade que, quando voltar, nunca mais farei isso de novo. Eu te amo agora pelo que já partilhamos, e te amo antecipando tudo o que ainda está por vir. Você é a melhor coisa que já me aconteceu. Já sinto saudade, mas sei em meu coração que você estará sempre comigo. Nos poucos dias que passamos juntos você se tornou meu sonho.
Paul"
Desde que conheci a escrita de Nicholas Sparks eu me apaixonei pelos seus livros, com esse não poderia ser diferente. Noites de Tormenta é um livro lindo e triste. Durante toda a leitura acompanhei esse romance profundo entre Adrienne e Paul mas me perguntava o motivo pelo qual ela estava revelando essa história para Amanda, comecei a desconfiar e me preparei para o que eu achava que estava vindo. Apesar de eu ter tido certeza, o motivo verdadeiro era outro. Nas páginas finais do livro tudo é revelado e Nicholas Sparks mais uma vez, acaba com o nosso coração de leitor. 

Recomendo o livro e já deixo uma dica, prepare o coração (e uma caixinha de lenços?) pois você terá fortes emoções, mas leia sem medo e desfrute da leitura, é um romance que faz você esquecer o tempo.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário