[Resenha] Pra te ver melhor

28 de julho de 2023

 

Título: Pra te ver melhor
Autor: Gina Blaxill
Editora: Minotauro
Páginas: 320
Ano: 2023
*Cortesia da editora
Sinopse: Um clássico enigma em forma de conto de fadas, com uma reviravolta absolutamente inesperada!E se o capuz for apenas um disfarce?Na antiga floresta de Aramor, uma história assombra na calada da noite: a lenda de um lobo que encurrala viajantes sob a lua cheia e ataca humanos em suas casas.Red mora nos arredores da floresta e conhece bem as artimanhas do lobo. Ela sempre anda pela floresta ao anoitecer – mesmo em noite de lua cheia –, e nunca segue o mesmo caminho como os outros colegas da vila. Afinal, Red sempre foi diferente.Mas o perigo nunca tinha chegado tão perto de seu lar.Durante o inverso rigoroso, os rumores sobre o retorno do lobo ficam mais frequentes, e os moradores da vila percebem que não estão lidando com um lobo qualquer. Subitamente, todos começam a suspeitar uns dos outros. Mas quando você não sabe quem temer, como poderá se proteger?
Resenha
Grace nunca se sentiu como parte da comunidade, as pessoas do vilarejo sempre a mantiveram longe, fazendo questão de mostrar o quanto ela era diferente. E, bem, Grace sabia que não pertencia ao lugar, sentia-se mais à vontade na floresta, quando visitava a sua avó. Todas as pessoas tinham muito medo da floresta por causa do lobo, há alguns anos o lobo fez vítimas e as perdas ainda são lembradas.

Grace ganhou uma capa vermelha da avó quando era criança e, desde então, sempre tem uma capa vermelha, o que lhe rendeu o apelido de Chapeuzinho Vermelho. Ela até que gosta. Ela prefere ser chamada assim. Chapeuzinho e a mãe são muito pobres, então a menina trabalha em uma padaria para ajudar em casa, ela sofre constantes humilhações, mas aguenta tudo porque não pode se dar ao luxo de perder o emprego.
Ellis é um menino que sente a diferença com que é tratado dentro da própria família, sabe que há um segredo envolvendo seus pais que pode ser perigoso se for revelado. As pessoas da vila desconfiam de algo, mas ninguém nunca fala a verdade e Ellis não tem ideia do que possa ser. Ele e todos os outros adolescentes eram muito novos quando o lobo atacou o vilarejo anos atrás, então não entende bem o porquê de todo o medo em relação ao que pode ser apenas uma lenda.

Já Sabine, a filha do lenhador, sente um grande tédio como lugar, queria que algo emocionante acontecesse para que ela pudesse se distrair. Sabine é uma jovem incomum, gosta de coisas que não são apropriadas para meninas e não sente a menor repulsa ao ver sangue, pelo contrário, se anima. Quando acontece um ataque, o primeiro de muitos que viriam, Sabine fica em êxtase com a possibilidade de ajudar o médico a cuidar do ferido. A cuidar de Ellis.
Galinheiros vinham sendo atacados e a desconfiança de que o lobo estava de voltar aumentava, no entanto, quando Ellis foi brutalmente atacado, a certeza tomou conta da vila. O lobo estava de volta, era preciso ter ainda mais cuidado. Outros moradores foram atacados com o passar dos dias e as pessoas começaram a desconfiar umas das outras, os ataques estavam diferentes de anos atrás, o lobo não estava apenas se alimentando, ele estava atacando e deixando as vítimas vivas.

Rumores de que algo sobrenatural estivesse por trás de tudo aumenta o caos e a situação fica cada vez pior. De repente, Chapeuzinho se vê no meio das acusações e precisa se defender. Ela e sua avó correm perigo, é preciso agir rápido. Ninguém sabe o que aconteceu com o lobo ou se é o mesmo lobo de antes, a única certeza é que não é algo natural, pode ter feitiçaria envolvida e uma verdadeira caça às bruxas se inicia. Chapeuzinho terá de tomar decisões difíceis para proteger sua avó, para se proteger, antes que seja tarde demais.
Minha impressão
Releituras de histórias clássicas sempre me deixam fascinada, mas eu nunca tinha visto algo como “Pra te ver melhor”, foi uma leitura que me envolveu desde o começo e trouxe personagens já tão conhecidos de uma forma diferente e totalmente única. Eu jamais imaginaria Chapeuzinho Vermelho, a Vovó, o lobo mau e o caçador como Gina Blaxill contou, jamais pensei em um final tão surpreendente, tão eletrizante e cheio de reviravoltas.

É uma releitura d4ark, então temos cenas bem detalhadas dos ataques do lobo, vemos de maneira bem descritiva as feridas deixadas nos corpos de suas vítimas. E o é livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista de três personagens, o que deixa tudo ainda mais dinâmico porque podemos acompanhar de perto o que está acontecendo por todo o vilarejo.

Sabine é a vilã que vai se destacando com o passar das páginas, ela é uma personagem muito bem explorada que cumpre exatamente o seu papel, Ellis está envolvido em um segredo de família que só vai se revelar no final, e ele é uma peça importante par ao rumo que a história vai seguir. Por fim, Chapeuzinho é uma menina muito insegura, todos a fazem se sentir estranha e ela prefere se isolar, gostando mais da companhia da floresta e da sua avó.

É um livro que a gente começa e não quer mais parar de ler, a cada página acontecimentos novos nos prendem, a cada capítulo que termina a vontade é de começar o próximo.

Para quem gosta de Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau certamente terá uma experiência incrível com essa releitura. Eu adorei e quero ver mais livros da autora nessa pegada, como esse é o primeiro volume da série Contos da Meia-noite, acredito que novas releituras virão e mal posso esperar por isso.  

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário