[Resenha] O Pálido Olho Azul | Livro

19 de janeiro de 2023

 

Título: O Pálido Olho Azul
Autor: Louis Bayard
Editora: Planeta
Páginas: 416
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Uma história brilhante sobre assassinato e vingança, protagonizada por um detetive aposentado e pelo jovem cadete Edgar Allan Poe.
CONHEÇA O LIVRO QUE INSPIROU O FILME ESTRELADO POR CHRISTIAN BALE
1830. Uma noite tranquila de outono. Um corpo balançando em uma corda.Quando o dia amanhece, o horror aumenta ainda mais. No meio da noite, alguém entrou na sala onde o cadáver estava e roubou o coração do jovem cadete.
Augustus Landor, um detetive experiente e aposentado, é chamado para investigar o crime com discrição. Ele consegue recrutar um aliado surpreendente – um cadete temperamental, com gosto por bebida, autor de dois livros de poesia e um passado obscuro. O nome desse ajudante? Edgar Allan Poe.
Juntos, os dois formam uma dupla improvável que irá trabalhar incansavelmente até descobrir quem é o responsável pelo crime chocante. Ao longo do caminho, Landor e seu companheiro irão se envolver em uma trama perigosa e inesperada, repleta de sociedades secretas, rituais sombrios e mais cadáveres.
O Pálido olho azul é um mistério de tirar o fôlego e que deixa o leitor preso até a última página.
Resenha
1830, Augustus Landor é um detetive aposentado que é chamado para solucionar um caso intrigante e que chocou a todos, um jovem cadete foi assassinado e após a sua morte alguém roubou seu coração. Não se sabe ainda se os dois crimes foram cometidos pela mesma pessoa, mas o detetive está determinado a resolver esse caso misterioso.

Com os recursos limitados da época, o caso parece extremamente difícil de ser resolvido, mas o detetive Landor consegue encontrar um jovem com forte queda pela bebida e amor por poemas que vai servir-lhe como ajudante. O jovem cadete Edgar Allan Poe faz uma dupla brilhante com o detetive para desvendarem os mistérios que esse crime está envolto.
Um assassinato brutal, claro, mas o que mais intriga a todos é o fato de o coração ter sido arrancado após a morte. Ao começar as investigações, Ausgustus descobre que para fazer algo desse tipo com tamanha precisão é preciso ter certo conhecimento em anatomia para saber exatamente onde cortar, como cortar, quais técnicas usar para extrair o coração. Quem fez isso? Por que roubar um coração de um cadáver?

Quanto mais avança nas investigações, mais a dupla improvável descobre que há algo no passado que pode ser a peça final para completar esse quebra-cabeça. O crime parece ser motivado por vingança, o cadete tem segredos em seu passado e eles podem ser os responsáveis pelo seu assassinato. E o coração roubado? Como o roubo do coração do jovem se encaixa nessa história toda?
Minha impressão
O Pálido Olho Azul é um livro policial que nos apresenta a uma trama intrigante com um jovem cadete enforcado, coração arrancado (literalmente), rituais e um passado misterioso que traz reviravoltas surpreendentes no decorrer da leitura. É uma história intrincada e vamos descobrindo cada segredo aos poucos, mas é um livro com ritmo lento e demorei um pouco para conseguir finalizar.

Ausgustus Landor é um detetive aposentado que foi chamado para resolver o caso do cadete enforcado que teve o coração roubado, ele segue as investigações determinado a descobrir o que aconteceu. O detetive recruta um cadete para lhe ajudar, o Edgar Allan Poe. Eu gosto das obras do Poe e achei fascinante o autor tê-lo inserido como um dos personagens, claro, sua participação na obra é fictícia, mas podemos encontrar a inspiração de seus poemas e a sua personalidade marcante.

Não é uma leitura fácil, o autor usa uma linguagem muito rebuscada e as cenas são bastante detalhadas, porém temos personagens são bem construídos, uma trama é instigante que fica cada vez mais interessante, e um final surpreendente. Sabemos que questões do passado são essenciais para solucionar esse mistério, mas a verdade é tão inesperada que me deixou de queixo caído quando descobri.

É um livro que recomendo por ter um mistério inteligente a ser solucionado, uma trama interessante e personagens complexos, no entanto, é uma leitura que pode ser mais lenta para alguns (como foi para mim). Mas vale a pena dar uma chance. 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário